Filme do Dia: O Mar Imutável (1910), D.W. Griffith

 


O Mar Imutável (The Unchanging Sea, EUA,1910). Direção: D.W. Griffith. Rot. Adaptado: Griffith, baseado no poema The Three Fishers, de Charles Kingsley. Fotografia: G.W. Bitzer. Com: Arthur V. Johnson, Linda Avidson, Gladys Egan, Mary Pickford, Charles West, Kate Bruce, Alfred Paget.

Pescador (Johnson) desaparece em naufrágio, deixando a jovem esposa (Avidson) com filha pequena (Egan) para criar e retornando sempre ao local onde o vira pela última vez. Ele acaba se incorporando a outra comunidade de pescadores, aonde as ondas o levaram, tragando sua memória. Anos depois, a mãe sofre com a solidão crescente, após a partida da filha (Pickford) com o marido (West) também pescador. Quando vai ao mesmo local de sempre chorar suas mágoas, reencontrará o marido, que redescobre a memória ao desembarcar por acaso no local em que vivera sua juventude.

Griffith realizou um filme bastante atípico, seja em termos visuais, seja em termos da ausência de suas prédicas morais tão insistentes ao longo de sua filmografia. Em termos visuais, o que mais importa, o filme parece se contaminar pela poesia que lhe foi ponto de partida. O realizador recria a úmida atmosfera dos pescadores irlandeses nas praias de Santa Monica, Califórnia, através de imagens poéticas, repletas de inspirados motivos em profundidade de campo e planos perpendiculares. Pouco importa que os mesmos ângulos se repitam ad nauseum ao longo do filme. Há aqui uma intensidade dramática que soa convincente até os dias de hoje, sendo a paisagem o elemento essencial nessa construção algo evocativa, em retrospecto, a cenas de realizadores posteriores como Sjöström e Flaherty. O cineasta aqui se aventura por um universo não apenas oceânico, raro em sua produção, como ambientado no estrangeiro, demonstrando uma faceta versátil pouco lembrada em sua produção. Refilmado doze anos após com o título And Women Must Weep. Biograph. 14 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar