O Dicionário Biográfico de Cinema#124: Lee Marvin

 


Lee Marvin (1924-1987), n. Nova York

"A inquietação profunda que sentimos ao nos identificarmos com um personagem malévolo em um filme é o reconhecimento que somos capazes de tal maldade", escreveu John Boorman, pensando sobre Lee Marvin. "Lee sabia de suas experiências de guerra, a profundidade de nossa capacidade de crueldade e perversão. Ele havia comitido tais atos, havia sondado as profundezas e estava preparado para contar o que tinha visto lá embaixo." E então Marvin realizou a incomum jornada de flagrante e pesadamente sádico em papéis coadjuvantes para um homem de violência inescapável, central, necessário - herói? vingador? profissional? caçador? A resposta era sempre enigmática em seus melhores filmes, e como o sonâmbulo Marvin observou num sonho, tentava  ver uma resposta. Tinha um jeito de olhar - olhar para, melhor dizendo, quando a pálida hostilidade evanesceu em desejo desesperançado: é um olhar que Boorman descobriu em Point Blank [À Queima- Roupa]. Marvin era tão forte, que deixava supostos rochedos como Wayne ou Schwarznegger parecerem artificiais. Mas fez muito lixo; raramente um diretor foi levado a explorar  um personagem aparentemente tão brutal.

Teve uma infância protegida como membro de uma das primeiras famílias inglesas na América. Infeliz nos estudos, juntou-se aos marinheiros e foi lutar no Pacífico Sul, voltando inválido para casa, em 1944. Após vários empregos, tornou-se ator amador, interpretando pequenos papéis off-Broadway, antes de ir para Hollywood, em 1950. 

Sua estreia foi sob os conveses em You're in the Navy Now [Agora Estamos na Marinha] (51), de Hathaway. Tornou-se um ator coadjuvante, e um dos mais autênticos vilões: favorecido com primeiros planos em Duel at Silver Creek [Onde Impera a Traição] (52, Don Siegel); Hangman's Knot [O Laço do Carrasco] (52, Roy Huggins); Diplomatic Courier [Missão Perigosa em Trieste] (52, Henry Hathaway); Eight Iron Man [Oito Homens de Ferro] (52, Edward Dmytryk); Down Among the Sheltering Palms [A Sombra das Palmeiras] (52, Edmund Goulding); Seminole (53, Budd Boetticher); The Strange Wore a Gun [Mississippi] (53, André de Toth); The Wild One [O Selvagem] (53, Laslo Benedek); Gun Fury [Irmãos Inimigos] (53, Raoul Walsh); e The Raid [Vingança Terrível] (54, Hugo Fregonese). Acima de tudo, é lembrado como o bandido que joga café escaldante no rosto de Goria Grahame em The Big Heat [Os Corruptos] (53, Fritz Lang) e como um dos oponentes de Spencer Tracy em Bad Day at Black Rock [Conspiração do Silêncio] (54, John Sturges). 

Por esse momento, era rústico, psicopata ou degenerado. Progrediu então para uma hostilidade mais reflexiva e cínica - em Violent Saturday [Um Sábado Violento] (55), de Fleischer; em I Died a Thousand Times [Morrendo a Cada Instante] (55, Stuart Heisler); como o pesado lascivo de Seven Men from Now [7 Homens Sem Destino] (56, Boetticher); como o oficial conspirador em Attack! [Morte sem Glória] (56), de Aldrich. Já mais impressionante que muitas estrelas, Marvin voltou-se para a comédia ácida - em Raintree County [A Árvore da Vida] (57, Dmytryk) e The Missouri Traveler (58), de Jerry Hopper - antes de ir para a TV como meio de estrelato. Foi um enorme sucesso em mais de uma centena de episódios de M Squad  e retornou aos filmes como uma crível mudança para John Wayne em The Comancheros [Os Comancheros] (61, Michael Curtiz), The Man Who Shot Liberty Valance [O Homem Que Matou o Facínora] (62),  e Donovan's Reef [O Aventureiro do Pacífico] (63), de John Ford.

Os socos de coruja de Marvin nestes filmes levaram diretamente para seu Oscar por Cat Ballou [Dívida de Sangue] (65, Eliot Silverstein). Bem mais artisticamente importante foi seu metódico e grisalho homem de negócios assassino em The Killers [Os Assassinos] (64), de Don Siegel. Pelo final dos anos 60 era finalmente uma estrela maior, movendo-se no automático ao longo de The Professionals [Os Profissionais] (66), de Brooks; The Dirty Dozen [Os Doze Condenados] (67), de Aldrich; e criando um dos mais influentes heróis violentos, destruidor da "organização" em À Queima-Roupa (67), de John Boorman. Após um fascinante filme de Robinson Crusoé marinheiro in extremis, confrontando Toshiro Mifune em Hell on the Pacific [Inferno no Pacífico], de Boorman, há sinais de Marvin amadurecendo. Portanto, em Paint Your Wagon [Os Aventureiros do Ouro] (69, Joshua Logan), ele atuou exageradamente, de forma agradável, e gemeu "I Was Born Under a Wandering Star".

A carreira de Marvin é central ao papel da violência no cinema americano. Pode ser dito que ele se moveu de assassino irracional e sem princípios à figura marginal de À Queima-Roupa, que é tão letal quanto a estrutura criminal da sociedade o compele a ser. Como uma personalidade, Marvin desistiu da crueldade insensata para a auto-defesa estóica. No seu melhor, foi destituído de sentimentalismo, maneirismos ou exageros, assustador em sua própria limpidez. Mas ele relaxou, como um lutador  que enxertou o seu caminho ao título, e depois conta com alguns dias de pagamento fáceis: Monte Walsh [Um Homem Difícil de Matar] (70, William Fraker); Prime Cut [A Marca da Brutalidade] (72, Michael Ritchie); Pocket Money [Meu Nome é Jim Kane] (72, Stuart Rosenberg); The Emperor of the North Pole [O Imperador do Norte] (73, Aldrich); The Spikes Gang [Os 3 Discípulos da Morte] (74, Fleischer); The Klansman [Os Homens Violentos do Klan] (74, Terence Young); Shout at the Devil [A Batalha da Vingança] (76, Peter Hunt); The Great Scout and Cathouse Thursday [No Oeste Muito Louco] (76, Don Taylor); e Avalanche Express [Pânico no Atlântico Express] (78, Mark Robson). 

Sua carreira de ator então ficou em segundo plano para as audiência da corte que decidiam se Michelle Triola merecia metade de seus ganhos pelos anos que viveram juntos. 

Em seus últimos anos, foi perfeitamente empregado como o sargento do pelotão jovem de infantaria em The Big Red One [Agonia e Glória] (80, Samuel Fuller); Death Hunt [Perseguição Mortal] (81, Hunt); Gorky Park [Mistério no Parque Gorki] (83, Michael Apted); Canicule [A Lei do Cão] (84, Yves Boisset); The Dirty Dozen: The Next Mission [Os Doze Condenados: A Próxima Missão] (85, Andrew V. McLaglen); e The Delta Force [Comando Delta] (86, Menahem Golan).

Quando morreu, tornou-se subitamente aparente que no cinema ninguém o seguiria na dureza ou nessa riqueza secreta de espírito e ironia impassível que torna a dureza fascinante. Nenhum ator jovem poderia ser tão invariável sem cair no camp. Lee Marvin foi o último dos heróis glaciais.

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. Nova York: Alfred A. Knopf, 2014,  pp. 1721-24. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar