O Dicionário Biográfico de Cinema#224: Budd Boetticher



Budd Boetticher (Oscar Boetticher Jr.), (1916-2001),  n. Chicago

1944: One Mysterious Night [O Caso do Diamante Azul]. 1945: The Missing Juror [O Aviso de Morte]; A Guy, a Gal and a Pal; Escape in the Fog [Crime nas Brumas]; Youth on Trial. 1946: The Fleet That Came to Stay (c). 1948: Assigned to Danger; Behind Locked Doors. 1949: Wolf Hunter [Caçadores de Lobos]; Black Midnight [O Chicote Fatal]. 1950: Killer Shark [Mares Sangrentos]. 1951: The Bullfihghter and the Lady [Paixão de Toureiro]; The Sword of D'Artagnan (*); The Cimmaron Kid [O Último Duelo]. 1952: Red Ball Express [Arrancada da Morte]; Bronco Buster [Desafio]; Horizons West [Império do Pavor]. 1953: City Beneath the Sea [Cidade Submersa]; Seminole; The Man from the Alamo [Sangue por Sangue]; Wings of the Hawk [Revolta do Desespero]; East of Sumatra [Ao Sul de Sumatra]. 1955: The Magnificent Matador [O Magnífico Matador]. 1956: The Killer Is Loose [O Assassino Anda Solto]; Seven Men from Now [7 Homens Sem Destino]. 1957: The Tall T [Resgate de Bandoleiros]; Decision at Sundown [Entardecer Sangrento]. 1958: Buchanan Rides Alone [Fibra de Heróis]. 1959: Ride Lonesome [O Homem que Luta Só]; Westbound [Um Homem de Coragem]. 1960: The Rise and Fall of Legs Diamond [O Rei dos Facínoras]; Comanche Station [Cavalgada Trágica]. 1968 (**): Arruza. 1969: A Time for Dying [Gatilhos da Violência]. 1985 (***): My Kingdom for...

A carreira de Boetticher é uma das mais interessantes jamais confinadas aos filmes-B. Após períodos na Academia Militar de Culver e Ohio State University, tornou-se notável jogador de futebol e basquetebol. Uma viagem ao México lhe introduziu nas touradas e uma carreira nos ringues levou-o a ser contratado como consultor para Blood and Sand [Sangue e Areia] (41, Rouben Mamoulian). Permaneceu no cinema, serviu à Marinha, e após a guerra começou a dirigir produções complementares (*) de baixo custo. Nem seu primeiro filme de touradas, Paixão do Toureiro, nem seus filmes até 1953 sugeriam que fosse nada além de um mais ou menos que competente diretor de filmes de aventura, um excelente contador de histórias, com estilo bastante simples. Mas o Toureiro era Robert Stack como um americano tentando se tornar um matador, resultando em embaraço e tragédia. Retrospectivamente, pode-se observar o quão fortemente foi autobiográfico. O Magnífico Matador foi um fracasso, mas demonstrou que Boetticher intencionava maiores pretensões. De fato, a grandiloquência de Anthony Quinn se encontrava em desacordo com a contenção de Boetticher. O Assassino Anda Solto foi seu primeiro filme de indumentária moderna importante, um thriller bastante tenso, interpretado por Wendell Corey, ameaçando a vigiada Rhonda Fleming. 

Por esta época, Boetticher se interessou por Randolph Scott. Após 7 Homens Sem Destino, foram unidos pelo produtor Harry Joe Brown para uma notável série de westerns, todos feitos de forma barata e rápida no deserto ou locações áridas. Possuem uma preocupação consistente com a vida e a morte, o sol e as sombras e abrangem traição, crueldade, coragem e blefe com um traço mínimo de sentimentalidade ou ostentação. A série acrescenta uma imagem austera do veterano Randolph Scott para a iconografia essencial do western e provou que Boetticher foi um observador magistral do homem primitivo. Seu estilo permaneceu despido de quaisquer floreios ou toques fáceis e a série lhe proporcionou alguma atenção crítica. Dois filmes ao menos, Resgate de Bandoleiros e O Homem Que Luta Só,  podem entrar na competição dos mais impressionantes e menos deficientes filmes-B jamais feitos. Mais que tudo, Boetticher acentuou o personagem e o valor mítico na narrativa visual, possuindo um local mais seguro na história do western que diversos narradores mais autoconscientes, de seu colapso.

Em 1960, Boetticher somou um excelente filme de gângster a sua obra, O Rei dos Facínoras, somente provando a amplitude de seu talento. Retornou então ao México, onde trabalhou oito anos sobre Arruza, seu terceiro filme de toureadores. Mas provavelmente se encontrava mais à prova em um cronograma de oito dias, compelido a uma ação vigorosa em um cenário vasto.

Após uma longa ausência, apareceu como o muito gentil magnata do petróleo em Tequila Sunrise [Conspiração Tequila] (88, Robert Towne).

Fonte: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 271-73.


(*) N. do T: era comum na época, haver uma programação dupla, de um filme de maior orçamento acompanhado de uma produção de baixo custo e menor metragem

N. do E: (*) no IMDB, consta como The Three Musketeers, episódio do programa de TV The Magnavox Theater, transmitido em novembro de 1950

(**) no IMDB, creditado como sendo de 1972; talvez em caso se leve em conta seu ano de produção e no outro o de exibição. 

(***) creditado no IMDB como sendo produção de 1995. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar