O Dicionário Biográfico de Cinema#123: James Garner

 


James Garner (James Scott Baumgarner) n. Norman, Oklahoma, 1928*

Este livro tem sempre acreditado que seu alvo são carreiras realizadas no cinema - os filmes. No entanto, mesmo em meados dos anos 70, ficou evidente que muitas das estrelas do cinema haviam se movido para a tela menor para se manter nos negócios. Ainda há um esnobismo ativo em voga que acredita que os filmes são mais prestigiosos que a televisão. Até hoje, são poucas as estrelas que não façam televisão. Mas existem carreiras como a de Lucille Balll que, digamos, acordaram com a TV. Por muitas décadas hoje, mais pessoas tem assistido TV que ido ao cinema. Nos últimos vinte anos, tem existido indubitavelmente carreiras realizadas na tela pequena (e não incluídas neste livro): por exemplo, Mary Tyler Moore, Ed Asner, Carol O'Connor, Henry Winkler, Larry Hagman, Joan Collins...Shelley Long, Ted Danson e Roseanne Arnold. 

Com desculpas a todas estas pessoas, e com um profundo senso que a televisão tem sido negligenciada, vamos considerar o caso de James Garner. Garner tem realizado um monte de filmes; tem sido indicado como melhor ator. No entanto, é conhecido por sua presença na televisão - na sala de estar. Reforço que esta intimidade doméstica é uma das forças de Garner. Portanto, suas "séries" incluem os anúncios engraçados da Polaroid, com Mariette Hartley, assim como Maverick (que durou de 1957 a 1962) e The Rockford Files [Arquivo Confidencial] (que durou de 1974 a 1980).  Havia aproximadamente, para Garner, uma hora por semana, em vinte e seis semanas por ano, por dez anos. Isto é o equivalente de bem mais de uma centena de filmes - e se qualquer ator pode reivindicar uma centena de filmes com a engenhosidade, o ritmo narrativo e a facilidade da boa índole de Maverick e Arquivo Confidencial ele seria...Cary Grant?

Então, nos deixemos ao menos listar os genuínos filmes que Garner fez, não importa que raramente reúna a intensidade equiparável a dos maiores atores das telas: The Girl He Left Behind [Impulsos da Mocidade] (56, David Butler); Toward the Unknown [Rumo ao Desconhecido] (56, Mervin LeRoy); Sayonara (57, Joshua Logan); Shoot Out at the Medicine Bow [No Rastro dos Bandoleiros] (57, Richard L. Bare); Darby Rangers [Aqui Só Cabem os Bravos] (58, William Wellman) - seu primeiro papel principal; Cash McCall [Amor de Milionário] (59, Joseph Pevney); Up Periscope [Periscópio à Vista] (59, Gordon Douglas); o fantoche masculino em The Children's Hour [Infâmia] (61, William Wyler); Boys' Night Out [Uma Vez por Semana] (62, Michael Gordon); The Great Escape [Fugindo do Inferno] (63, John Sturges); com Doris Day em Move Over, Darling [Eu, Ela e a Outra] (63, Gordon), uma vez pretendido ser Monroe-Dean Martin de Something's Got to Give; The Thrill of  It All [Tempero do Amor] (63, Norman Jewinson), novamente com Doris Day; e The Whealer Dealers [Simpático, Rico e Feliz] (63, Arthur Hiller). 

O mais próximo que chegou de um verdadeiro estrelato foi no inteligente 36 Hours [36 Horas] (64, George Seaton); The Americanization of Emily [Não Podes Comprar Meu Amor] (64, Hiller); Miseter Buddwing [A Mulher Sem Rosto] (66, Delbert Mann); Duel at Diablo [Duelo em Diablo Canyon] (66, Ralph Nelson); Grand Prix (66, John Frankenheimer); A Man Could Get Killed [Passaporte para o Perigo] (66, Ronald Neame); como Wyatt Earp em Hour of the Gun [A Hora da Pistola] (67, Sturges); How Sweet It Is! [Lua de Mel com Papai] (68, Jerry Paris); The Pink Jungle [Febre de Cobiça] (68, Mann); sendo Raymond Chandler em Marlowe [Detetive Marlowe em Ação] (69, Paul Bogart) - na verdade um modelo para Rockford (**); muito divertido em Support Your Local Sheriff  [Uma Cidade Contra o Xerife] (69, Burt Kennedy); bastante desagradável em A Man Called Sledge [Sledge, O Homem Marcado] (70, Vic Morrow); muito bom em Skin Game [Dois Trapaceiros da Pesada] (71, Bogart); Support Your Local Gunfighter [Latigo, o Pistoleiro] (71, Kennedy); They Only Kill Their Masters [Eles Só Matam Seus Senhores] (72, James Goldstone); One Little Indian [O Pequeno Índio] (73, Bernard McEveety); e The Castaway Cowboy [Um Cowboy no Havaí] (74, Vincent McEveety).

Uma grande quantidade destes filmes eram como maus filmes de TV, então Garner se estabeleceu com o muito exigente Arquivo Confidencial, que eventualmente lhe exigiu bastante fisicamente. Mas ganhou um Emmy e em 1977 se tornou uma figura amada.

Realizou uns poucos filmes para o cinema desde então: H.E.A.L.T.H  [Política do Corpo e Saúde] (80, Robert Altman); The Fan [O Fã - Obsessão Cega] (81, Edward Bianchi); muito divertido em Victor/Victoria [Vítor ou Vitória?] (82, Blake Edwards); o bastante tolo Tank [Uma Família em Pé de Guerra] (84, Marvin Chomsky); ganhando sua indicação como o farmacêutico em Murphy's Romance [O Romance de Murphy] (85, Martin Ritt); como Wyatt Earp novamente em Sunset [Assassinato em Hollywood] (88, Edwards); Fire in the Sky [Fogo no Céu] (93, Robert Lieberman); com Mel Gibson em Maverick (94, Richard Donner).

Mas isto não é tudo. Ele se tornou um ator e produtor de prestigiados filmes para a TV: com Mary Tyler Moore em Heartsounds (84, Glenn Jordan); Promise (86, Jordan), no qual cuida de um irmão esquizofrênico (James Woods); My Name is Bill W. [Meu Nome é Bill Wilson] (89, Daniel Petrie), no qual ele e Woods formam os Alcóolicos Anônimos; mais espetacularmente no satírico Barbarians at the Gate [Selvagens em Wall Street] (92, Jordan), um projeto que fez Wall Street parecer lenta e precavida; e Breathing Lessons (94, John Erman).

A popularidade de Garner não obscureceu: com Jack Lemmon, como ex-presidentes em My Fellow Americans [Meus Queridos Presidentes] (96, Peter Segal); Dead Silence [Morte Silenciosa] (97, Petrie); Twilight [Fugindo do Passado] (98, Robert Benton); Legalese [Manobras Ilegais] (98, Jordan); One Special Night (99, Roger Young); como Deus em God, the Devil and Bob (00, Jeff DeGrandis e Dan Fausett; Space Cowboys [Cowboys do Espaço] (00, Clint Eastwood); The Last Debate (00, John Badham); Roughing It [Encontro com a Vida] (01, Charles Martin Smith); na TV em First Monday (02), Divine Secrets of the Ya-Ya Sisterhood [Divinos Segredos] (02, Callie Khouri); The Notebook [Diário de uma Paixão] (04, Nick Cassavetes); o curta First Night (07, Martin Spanjers).

Texto: Thomson, David. The Biographical Dictionary of Cinema. Nova York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 1001-04.  


N. do E: (*) Morto em 2014

(**) Personagem principal da série Arquivo Confidencial, ao qual o título original faz referência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar