O Dicionário Biográfico de Cinema#47: Michael Ritchie

Michael Ritchie

Michael Ritchie (1939-2001). n. Waukesha, Wisconsin

1969: Downhill Racer [Os Amantes do Perigo]. 1972: Prime Cut [A Marca da Brutalidade]; The Candidate [O Candidato]; 1975: Smile. 1976: The Bad News Bears [Garotos em Ponto de Bala]. 1977: Semi-Tough [A Disputa dos Sexos]. 1979: An Almost Perfect Affair [Um Caso Quase Perfeito]. 1980: Divine Madness [Divina Loucura] (d); The Island [A Ilha]. 1983: The Survivors [O Negócio é Sobreviver]. 1985: Fletch [Assassinato por Encomenda]. 1986: The Golden Child [O Rapto do Menino Dourado]; Wildcats [Uma Gatinha Boa de Bola]. 1988: The Couch Trip [Uma Alucinante Viagem]. 1989: Fletch Lives [Fletch Vive]. 1993: Diggstown [O Golpe Perfeito]; The Positively True Adventures of the Alleged Texas Cheerleader-Murdering Mom [Vitória a Qualquer Preço] (TV). 1994: Cops & Robbersons [Confusão em Dose Dupla]; The Scout [O Pancada]. 1995: The Fantasticks [Os Fantásticos] (lançado somente em 2000, e remontado por outros); 1997: A Simple Wish [Um Passe de Mágica]; Comfort, Texas (TV).

Filho de um professor de Berkeley, Ritchie foi para Harvard e então para a TV onde trabalhou em Omnibus, Profiles in Courage, Dr. Kildare, The Big Valley e The Man from U.N.C.L.E [O Agente da UNCLE], dentre outros programas. Realizou um piloto de duas horas para The Outsider, pelo qual Robert Redford o contratou para Os Amantes do Perigo. Diz tanto sobre vaidade e satisfação em competir, quanto o resto de seus filmes juntos, e enquanto uma estreia , foi mais impressionante por sua visão da implacabilidade de Redford. A Marca da Brutalidade fracassou, mas numa situação em que Füller ou até mesmo Aldrich poderiam ter gostado. O que tornou Ritchie demasiado gentil, demasiado distante de uma identificação flagrante com as coisas maiores que a vida exigidas por um indivíduo. O Candidato  possui uma reputação imerecida por astúcia política; na verdade é casto, com suas homilias meio que desaprovadas. Seu liberalismo preferia fazê-lo sem a política - como se a política fosse de algum modo mais corrupta ou menos essencial que outras partes da vida americana. 

Smile é algumas vezes chamada de obra-prima satírica. Para mim, parece somente uma série de sketchs, produto de uma reserva narrativa, planos baratos e descuido técnico - poucos filmes possuem mais microfones visíveis. A atitude em relação aos personagens é paternalista e fragmentária, e o tom de superioridade do filme trata a todos como se fossem algum tipo de patife ou idiota. Somente uma grande afeição pelas pessoas poderia ter resgatado suas imagens, mas o método de Ritchie é extemporâneo e insensível. É um filme jornalístico, percorrendo uma história e ignorando as possibilidades de aprofundá-la. E, como o jornalismo, aceita a zombaria como o caminho fácil de registrar a loucura.

Garotos em Ponto de Bala e A Disputa dos Sexos mostram uma radicalização ainda maior, pois as fórmulas do show biz obscurecem a verdade. O primeiro é lamentavelmente destituído de pais e finda como um filme que alcovita crianças. O segundo rejeita um romance incomum, submetendo-o às suas próprias estrelas masculinas embrutecidas e suas ilusões de sofisticação e ridiculariza casualmente mulheres, futebol e estilos de vida alternativos sem sequer encontrar a graça ou inteligência que torna uma comédia depreciativa útil. E é sintomática da evasão de Ritchie que tão pouco de seus filmes se encaixem de forma clara nos gêneros americanos. Isso poderia ser uma forma de apreciá-lo - e é, com Altman - mas no caso de Ritchie não há território livre a ser reivindicado ou explorado, porque nenhum risco real foi tomado. 

Da obra de Ritchie nos anos 80, nada precisa ou deveria ser dito. Existem trechos que somente podem ser observados em silêncio. Mas nos anos 90, recuperou-se: O Golpe Perfeito foi decente, enquanto Vitória a Qualquer Preço foi sua melhor obra, uma sátira furiosa tal como somente  a TV tenta hoje. Então, Ritchie se movia para a TV a cabo: dirigiu um documentário sobre Einstein para a TV francesa e, em 1999, um episódio para a série Beggars and Choosers. Mas O Pancada (sobre beisebol, com Albert Brooks) e Um Passe de Mágica, ambos fracassaram. 

Ritchie foi um desses muitos diretores, que mereciam coisas melhores.

Texto: Thomson, David. The Biographical Dictionary of Film. Londres: Knopf, 2010, pp. 8311-18.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar