´Filme do Dia: Mamíferos (1962), Roman Polanski

 


 

Os Mamíferos (Ssaki, Polônia, 1962). Direção e Rot. Original: Roman Polanski. Fotografia: Andrzej Kostenko. Música: Krzysztof Komeda. Com: Voytek Frykowski, Henryk Kluba, Michal Zolnierkiewicz.

Dois homens inventam uma série de subterfúgios para que um carregue o outro em um trenó, numa região desértica e gelada. Os dois se desentendem e brigam por um longo tempo, enquanto um homem que se encontra próximo acaba percebendo o trenó e partindo nele. Sem o trenó, os dois juntam suas forçam e se tornam amigos.

Nesse curta, como em todos os outros do cineasta, a ausência de diálogos e – mais do que nunca – a presença da trilha musical para um comentário rítimico para a ação se sobrepõe a necessidade de diálogos. Engenhoso, inclusive em termos visuais, no seu humor herdeiro dos desenhos animados e das comédias slapstick em sua união com elementos do próprio humor negro judaico, o filme pretensamente possui um final que faz uma óbvia referência a ambição material como fonte dos conflitos humanos, mas a aparente amizade da dupla pode igualmente representar não mais que uma estratégia conveniente para a situação difícil. Acabou se transformando, juntamente com Dois Homens e um Guarda-Roupa, no curta mais conhecido do cineasta e apresenta, como boa parte de sua obra, o tema das relações de poder em um local inóspito.  11 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar