O Dicionário Biográfico de Cinema#87: Thelma Ritter

 

Thelma Ritter (1905-1969), n. Brooklyn, Nova York

Thelma Ritter sempre parecia extenuada. Em um vestido de estampas floridas e sapatos sem salto, o cabelo bagunçado de uma permanente caseira, e seu rosto como um jornal usado, parecia ter tido o dia inteiro lavando e cozinhando antes de chegar ao estúdio, e algumas horas de limpeza do escritório diante dela tão logo findasse a cena. E é um tributo a sua azeda criatividade que seu cansaço profundo nunca parecesse tedioso, nem tampouco seu sotaque chiado do Brooklyn.

Pelo contrário, ela é uma interpréte coadjuvante valiosa, imortalizada em uma cena brilhante de Pickup on South Street [Anjo do Mal], de Samuel Füller. Nesse filme, ela interpreta uma vendedora de gravatas, cansada de caminhar e tagarelar por Nova York com suas gravatas. Uma noite retorna ao seu quarto apertado e recua para sua cama. Fuller apresenta isso em um plano fixo que dói como a exaustão de seu longo dia e não apresenta, no entanto, o homem que espera matá-la se ela não trair Richard Widmark. Ela não parece notá-lo, mas Ritter o viu (ou sentiu), adivinhou seu propósito, e antecipou suas conclusões. Portanto, o plano ganha enormemente em páthos enquanto observamos seu cansaço  chegando ao fim. Esse plano diz mais sobre a vida urbana, e de forma mais poética, que filmes inteiros que se apossam do tema diretamente. 

Havia sido atriz de teatro e do rádio, antes de seu amigo George Seaton chamá-la para atuar em Miracle on 34th Street [De Ilusão Também se Vive] (47). A partir daí, tornou-se uma fixação: Call Northside 777 [Sublime Devoção] (48, Henry Hathaway); A Letter to Three Wives [Quem é o Infiel?] (49, Joseph L. Mankiewicz); Father Was a Fullback [Papai Foi um Craque] (49, John M. Stahl); a camareira de Bette Davis em All About Eve [A Malvada] (50, Mankiewicz); Perfect Strangers [Duas Almas, Dois Destinos] (50, Bretaigne Windust); The Mating Season [O Quarto Mandamento] (51, Mitchell Leisen); As Young as You Feel [Sempre Jovem] (51, Harmon Jones); The Model and the Marriage Broker [A Modelo e a Casamenteira] (51, George Cukor); With a Song in My Heart [Meu Coração Canta] (52, Walter Lang); Titanic (Náufragos do Titanic] (53, Jean Negulesco); The Farmer Takes a Wife [A Vida é uma Canção] (53, Henry Levin); como a senhora que chega para coçar as costas de James Stewart em Rear Window [Janela Indiscreta] (54, Alfred Hitchcock]; Lucy Gallant [Lucy Galante] (55, Robert Parrish); Daddy Long Legs [Papai Pernilongo] (55, Negulesco); The Proud and the Profane [O Fruto do Pecado] (56, Seaton); Pillow Talk [Confidências à Meia-Noite] (59, Michael Gordon); A Hole in the Head [Os Viúvos Também Sonham] (59, Frank Capra); The Misfits [Os Desajustados] (60, John Huston); The Second Time Around [Furacão de Saias] (61, Vincent Sherman); Birdman of Alcatraz [O Homem de Alcatraz] (62, John Frankenheimer); For Love or Money [Por Amor ou Por Dinheiro] (63, Gordon); A New Kind of Love [Amor Daquele Jeito] (63, Melville Shavelson); Move Over, Darling [Eu, Ela e a Outra] (63, Gordon); e Boeing Boieng (65, John Rich).

Foi indicada seis vezes ao Oscar - mas nunca ganhou: A Malvada, O Quarto Mandamento, Meu Coração Canta, Anjo do Mal (em quatro anos seguidos), e depois por Confidências à Meia-Noite e pela desagradável mãe de O Homem de Alcatraz.

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Cinema, N. York: Alfred A. Knopf, pp. 2247-48. 

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