Filme do Dia: Precauções Diante de uma Prostituta Santa (1971), Rainer Werner Fassbinder
Precauções Diante de uma Prostituta
Santa (Warnung vor Einer Heiligen Nutte,
Alemanha, 1971). Direção e Rot. Original: Rainer Werner Fassbinder. Fotografia:
Michael Ballhaus. Música: Peer Raben. Montagem: Thea Eymész & Rainer Werner
Fassbinder. Dir. de arte: Kurt Raab. Figurinos: Molly von Fürstenberg. Com: Lou
Castel, Eddie Constantine, Marquard Bohm, Hanna Schygulla, Rainer Werner
Fassbinder, Margareth von Trotta, Hannes Fuchs, Marcella Michelangeli, Karl
Scheydt, Ulli Lommel, Kurt Raab.
Uma trupe de atores se hospeda num
hotel espanhol, onde a mescla de suas confusas vidas afetivas com a ansiedade
gerada por um trabalho que não possui financiamento adequado, nem material para
a filmagem, acaba sendo explosivo para o temperamental Jeff (Castel), diretor do
filme, que grita com tudo e todos e mantém um poder e atração (inclusive sexual)
sobre o grupo. Gera-se uma verdadeira babel no qual promiscuidade, arrivismo e
egocentrismo são alguns dos elementos que compõem a cena.
Embora realizado antes, em retrospecto
o filme pode ser curiosamente considerado como o anti-Noite Americana (1973), de Truffaut. Da mesma forma que no filme de
Truffaut, trata-se de uma equipe em filmagem e se centra o enredo nos
bastidores da mesma e na troca generalizada de casais, porém o resultado não
poderia ser mais diverso. Ao invés do lirismo elegíaco ao cinema do cineasta
francês e de seu tom ameno, Fassbinder antes enfatiza a realização de um filme
como um doloroso parto à fórceps, no qual às dificuldades do processo criativo
se somam às materiais e a relação de dependência parasitária do
elenco e equipe às decisões do diretor. Nesse sentido, o filme – até mesmo por
ressaltar com muita mais ênfase o papel do dinheiro no jogo – bebe mais numa
vertente anti-mistificadora do cinema, e da produção de um filme, na linha de O Desprezo (1963), de Godard, do que o
oposto. Também evoca o filme de Godard por alguns raros planos abertos que
apresentam um cenário natural de proporções épicas e por ter sido o primeiro
filme colorido de ambos. Por outro lado sua referência ao processo do artista
em crise criativa, que possui como
paradigma 8 e ½ (1963), de Fellini,
antes aponta para a crise como elemento inevitável e instigante que paralisador
na gestação da obra. Profundamente auto-biográfico (sua referência ao
parasitismo e promiscuidade generalizada são uma tentativa de reprodução
da própria convivência interna do grupo
Antiteater), o filme se ressente de uma certa auto-condescendência caricata com
o qual a figura do cineasta é retratado (e a escolha de Castel para o papel
certamente não foi acertada, já que grandemente inverossímil). Há um que de
operístico e viscontiano, ainda que ao modo de Fassbinder, sensação que é
realçada tanto pela utilização de trechos de ópera (inclusive na cena mais bela
do filme, que acompanha a ex-amante do diretor abandonando o local em que se
encontra a produção numa lancha) quanto pela citação final de Thomas Mann.
Constantine, que se tornou um emblema de si próprio em vários filmes (como no Alphaville de Godard), volta a encarnar
a si mesmo aqui e Schygulla usa um penteado e veste um figurino que é um
arremedo de Marilyn Monroe. Tango Film/Antiteater/Nova International Films. 103
minutos.
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