Filme do Dia: Philomena (2013), Stephen Frears

 


Philomena (Reino Unido/EUA/França, 2013). Direção: Stephen Frears. Rot. Adaptado: Steve Coogan & Jeff Pope, a partir do livro The Lost Child of Philomena Lee, de Martin Sixsmith. Fotografia: Robbie Ryan. Música: Alexandre Desplatt. Montagem: Valerio Bonelli. Dir. de arte: Alan MacDonald, Leslie McDonald, Rod McLean & Sarah Stuart. Cenografia: Barbara Herman-Skelding. Figurinos: Consolata Boyle. Com: Judi Dench, Steve Coogan, Sophie Kennedy Clark, Mary Winningham, Barbara Jefford, Ruth McCabe, Peter Hermann, Sean Mahon.

Martin Sixsmith (Coogan) é um jornalista desempregado que tem como planos escrever a história da Rússia, sem conseguir muito interesse de qualquer editor. Em um evento que participa, é instigado por uma jovem que trabalha no evento a escutar a história de sua mãe, Philomena (Dench), que perdeu seu filho de uma relação fortuita, quando jovem (Clark), para as freiras da escola católica em que estudava, deixando de ter qualquer  contato com o filho Anthony. Ela vai com o jornalista até a escola onde estudara, mas a atual administradora fala que seus registros foram queimados em um incêndio. Com o apoio dos editores interessados na história, Martin parte com Philomena para Washington. Martin logo descobre que o homem, que havia sido criado como Michael (Mahon), fora um importante assessor dos círculos políticos republicanos, tendo convivido com as administrações Reagan e Bush, mas morrera vítima de complicações decorrentes da AIDS. Seu então companheiro Pete Olsson (Herman), recusa-se a encontrar a dupla, até o momento em que a própria Philomena decide falar com ele. O que Olsson revela é um quadro bem diferente do que até então possuíam. Com as informações dadas por ele, a dupla retorna a escola, para um confronto com informações que foram sonegadas tanto para Michael quanto para sua mãe.

Envolvente em seu ritmo investigativo e com uma interpretação relativamente contida de Dench, tornada mais instigante quando, num breve momento, a vemos chorar diante do túmulo do filho, o filme tampouco deixa de lidar com elementos não tão bem sucedidos. Ainda que a forma paternalista com que a personagem de Philomena é construída deixe a desejar, é algo compensada quando de seu “confronto final” com o jornalista. Ela, a leitora de ficção barata e sentimental. Ele, um intelectual que cita T.S. Elliot e não se conforma com a maneira aparentemente passiva com que Philomena lida com sua própria tragédia pessoal, decorrente em boa parte do tratamento que lhe foi reservado pela instituição onde estudou. A determinado momento, como era aliás de se esperar, Philomena parece reagir de forma mais racional e equilibrada que o fleumático jornalista. O que importa ressaltar é que não ocorre exatamente uma inversão, por mais que o “frio racionalismo” daquele acabe cedendo, ao ponto dele comprar um Cristo para ela numa loja de souvenirs. Seguindo trilha semelhante ao de outras obras britânicas amparadas em fatos reais, tais como Notas Sobre um Escândalo, onde se observa com relativa contrição o que é narrado, algo que aqui é grandemente prejudicado sobretudo pela desnecessária trilha de Desplatt, daquelas que parece sentir por nós os momentos mais dramáticos, esvaziando os mesmos de um efeito mais contundente. Soa até inverossímil que o único evento sentimental e sexual que parece mobilizar a protagonista do início ao final do filme – pois sequer há qualquer menção ao pai de sua filha – tenha ficado meio século incógnito. A atriz Jane Russell se torna uma referência, por ter sido uma das norte-americanas a adotar crianças irlandesas no colégio em questão. BBC Films/Baby Cow Prod./BFI/Magnolia Mae Films/Pathé. 98 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar