Filme do Dia: Crip Camp: Revolução pela Inclusão (2020), James Lebrecht & Nicole Newnham

 


Crip Camp: Revolução pela Inclusão (Crip Camp, EUA, 2020). Direção James Lebrecht & Nicole Newnham. Rot. Original James Lebrecht, Nicole Newnham & David Radcliff. Fotografia Justin Schein. Música Bear McCreary. Montagem  Andrew Gersh, Mary Lampson & Eileen Meyer.

Talvez exista algo de notável nesse documentário, em relação ao panorama contemporâneo do gênero, excluindo a temática e figuras que obtiveram repercussão nacional – e posteriormente internacional – em sua luta pelos direitos das pessoas que nasceram ou se transformaram em figuras com limitações de comunicação e/ou movimento, portadoras de paralisia cerebral, surdos, mudos, cegos, tetraplégicos, paraplégicos, etc., como Judith “Judy” Heumann. É o apagamento do próprio Lebrecht como um de seus realizadores, observado apenas como mais um dos retratados associados ao campo de veraneio que marcaria profundamente suas vidas e posturas diante da vida, ao menos em uma visada rápida. No documentário, inclusive, observa-se mais sua atuação junto a sonoplastia teatral e no cenário musical – é citada sua colaboração com a banda Grateful Dead - mas pouca atenção as atividades no campo cinematográfico no quesito, com quase duas centenas de títulos no currículo. Dito isso, como todo filme engajado naquilo que apresenta, tem-se uma visão sem arestas da evolução de personagens na participação de um acampamento incomum, que inicialmente foi um dos poucos a aceitar pessoas com “deficiências” até se transformar exclusivamente em seu público (momento que temos as muitas imagens de arquivo que observamos ao longo do documentário) e a criação de um movimento nacional pelos direitos das pessoas desabilitadas, a partir de uma reencontro de boa parte dos ex-membros da colônia de Camp Jened, na Califórnia, e sua pressão, inicialmente em San Francisco e, posteriormente, Washington, por terem reconhecidos seus direitos a partir da formulação de uma lei que havia sido gestada durante a administração Nixon, mas que continuava praticamente no papel no governo Carter, que pretendia seguir com a mesma política – o próprio Carter sai literalmente pela porta dos fundos para não encontrar os manifestantes em uma determinada ocasião. Como se consciente da rejeição prévia ao tema e suas próprias figuras por boa parte da sociedade, ao menos daqueles que queira angariar para simpatias a sua causa, e não os já convertidos ou simpatizantes de carteirinha, deixa-se de fora qualquer rusga que fugisse do controle de algo mais redondo. Essas são meramente mencionadas, como é o caso da existência de conflitos internos da causa ou de qualquer eventual crítica à colônia de Camp Jened – sabemos muito pouco de seus administradores, apenas que o principal deles já se encontra morto e que eram fruto do movimento hippie – há uma associação com o Festival de Woodstock, por exemplo, ocorrido à época, e que uma das depoentes afirma que gostaria de ter ido, mas que na colônia vivenciavam esse espírito no dia-a-dia, e também imagens de Richie Havens em célebre apresentação registrada no documentário realizado sobre o mesmo. Nesse sentido, o elemento catártico e de superação, potencialmente emocionante como seja, é imperativo, advindo com um anti-clímax de uma declaração do secretário da pasta na administração Carter, Joseph Califano, responsável pela implantação da lei, acuado por pressões de toda parte para que não a fizesse valer, por conta dos custos de adaptação dos espaços físicos, que numa discreta entrevista à TV, finalmente capitula. E os manifestantes, liderados por Judy, que chegaram a invadir por semanas seu escritório, vivendo de maneira um tanto precária – e apoiados pelos Panteras Negras, a determinado momento, no quesito alimentação – comemoram essa importante vitória. Vitória que tende a fazem sombra para o que outra de suas personagens mais carismáticas, a estudiosa de sexualidade e portadora de paralisia cerebral Denise Sherer Jacobson, aponta como não mais que a ponta do iceberg. Ou quando se observa muito tempo depois, uma emocionada Judy Heumann falar o quão absurdo era se agradecer para que houvesse o básico do básico, sanitários adaptados para portadores de cadeiras de rodas em uma instituição na qual discursa. E, numa narrativa que cabe como uma luva numa fórmula já reconhecida como bem recebida, incluindo as pequenas e bem vindas “transgressões” que buscam quebrar com estereótipos relacionados ao perfil, como é o caso de uma apresentação de travestismo de um dos ex-membros da colônia ou na menção à  sexualidade dos mesmos, evocada por vários e descoberta pelos médicos após uma desnecessária operação de apêndice, quando Denise Jacobson estava na verdade com gonorreia, não se tem um vislumbre do que possa fugir de um escopo prévio delimitado. Sejam as novas gerações combatentes, retratos menos positivados daqueles – provavelmente maioria – que não tiveram a felicidade de ter essa combatividade e tiveram atitude mais passiva diante dos desafios adicionais que tiveram que lidar – no máximo a presença de uma “convertida”, vítima de um atropelamento, que até então não se via como alguém da categoria. E tampouco se tem acesso ao depoimento de Califano nos dias em que foi produzido, provavelmente negado ou nem mesmo tentado, ou de qualquer outro membro da administração, ainda que fosse para contemplar retrospectivamente o contexto. Good Gravy Films/Higher Ground Prod. para Netflix. 106 minutos.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng