O Dicionário Biográfico do Cinema#31: Jack Hawkins

JACK HAWKINS (1910-73) English film actor at his London home in ...

Jack Hawkins (1910-1973). n. Londres

O lábio superior rígido e trêmulo de Hawkins - esforço grotesco entre o emocionalismo e o rigor mortis - é evocativo dos filmes de guerra britânicos dos anos 50. Produções como Angels One Five (51, George More O'Ferrell), The Cruel Sea [Mar Cruel] (53, Charles Frend) e The Malta Story [Heróis de Malta] (53, Brian Desmond Hurst), que o firmaram como figura central ao mito britânico do determinado fossilizado em face da guerra. Hawkins sempre me surpreendeu como ator bastante opressivo, mais interessante quando ressentido ou truculento. De fato, poderia se tornar desagradável se fosse encorajado. Existem, no entanto, um punhado de filmes nos quais sua hostilidade é bem impressionante e assustadora: State Secret [Segredo de Estado] (50, Sidney Gilliat); The Prisioner [Prisioneiro do Remorso] (55, Peter Glenville); e Rampage [Maldita Aventura] (63, Phil Karlson).

Quando jovem, surgiu no teatro inglês e por volta de 1930 entrou no cinema: Birds of Prey (30, Basil Dean); The Lodger [O Rei dos Vampiros] (32, Maurice Elvey); The Good Companions (33, Victor Saville); The Lost Chord (33, Elvey); The Jewel (33, Reginald Denham); A Shot in the Dark (33, George Peason); Autumn Crocus (34, Dean); Death at Broadcasting House (34, Denham); Peg of Old Drury (35, Herbert Wilcox); The Frog (37, Jack Raymond); Beauty and the Barge  (38, Henry Edwards); A Royal Divorce (38, Raymond); Murder Will Out (39, Roy William Neill); e Next of Kin [Alguém Falou] (42, Thorold Dickinson).

Durante a Guerra, serviu na Índia e foi então feito coronel em comando da ENSA*. Retornou às telas em tempos de paz e aos poucos se levou ao topo: The Fallen Idol [O Ídolo Caído] (48, Carol Reed); Bonnie Prince Charlie [Luta por um Trono] (48, Anthony Kimmins); The Small Back Room [De Volta ao Pequeno Apartamento] (48, Michael Powell); o Príncipe de Gales em The Elusive Pimpernel [Aventuras de Pimpinela Escarlate] (50, Powell); The Adventurers (50, David MacDonald); Home at Seven (50, Ralph Richardson); No Highway [Na Estrada do Céu] (50, Henry Koster); The Black Rose [A Rosa Negra] (50, Henry Hathaway); Mandy [Martírio do Silêncio] (52, Alexander Mackendrick); e The Planter's Wife [Na Selva da Malaya] (52, Ken Annakin). Seu trabalho em filmes americanos não é o menos curioso aspecto de seu sucesso, e de 1955 em diante trabalharia dos dois lados do Atlântico: The Intruder [Um Ladrão na Noite] (53, Guy Hamilton); The Seekers [Terra da Sedução] (54, Annakin); inescapavelmente perdido em Land of the Pharaos [Terra dos Faraós] (55, Howard Hawks); The Long Arm [Justiça Final] (56, Frend); The Man in the Sky [Entre a Terra e o Céu] (56, Charles Crichton); Fortune is a Woman [A Fortuna é Mulher] (57, Gilliat); The Bridge on the River Kwai [A Ponte do Rio Kwai] (57, David Lean); Gideon's Day [Um Crime por Dia] (58, John Ford); The Two-Headed Spy [O Espia de Duas Caras] (58, André de Toth); Ben-Hur (59, William Wyler); The League of Gentleman [Os Sete Cavalheiros do Diabo] (60, Basil Dearden); Two Loves [Dois Amores] (61, Charles Walters); Five Finger Exercise [Cinco Amores] (62, Daniel Mann); Guns at Batasi [Os Rifles de Batasi] (64, John Guillermin); Zulu [64, Cy Endfield); Masquerade [Oriente Contra Ocidente] (64, Dearden); Lord Jim (65, Richard Brooks); e Judith (65, Mann).

Em 1966 foi operado de um câncer na garganta, e o resultado foi que suas cordas vocais foram afetadas. Depois disso foi dublado ou falava com uma voz áspera e sombria do Alpha 60, desse modo se somando ao efeito de misatropia: Great Catherine [Catarina da Rússia] (67, Gordon Flemyng); Shalako (68, Edward Dmytryk); Monte Carlo or Bust [Os Intrépidos Homens em Seus Calhambeques Maravilhosos] (69, Annakin); Oh! What a Lovely War [Oh! Que Bela Guerra] (69, Richard Attenborough); Waterloo (70, Sergei Bondarchuk); The Adventures of Gerard (70, Jerzy Skolimowski);  Jane Eyre [O Destino de uma Paixão] (71, Delbert Mann); Nicholas and Alexandra [Nicholas e Alexandra] (71, Franklin J. Schaffner); Kidnapped  [Raptado] (71, Delbert Mann); e Young Winston [As Garras do Leão] (Attenborough, 72).

Texto: Thomson, David. The Biographical Dictionary of Film. Londres: Knopf, 2010, pp. 4295-4299.

*N.do T: Enterteinment National Service Association, organização britânica criada em 1939 por Basil Dean, um dos realizadores que Hawkins já havia trabalho então mais de uma vez, para levar diversão aos soldados em guerra. Cf. https://en.wikipedia.org/wiki/Entertainments_National_Service_Association

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