O Dicionário Biográfico de Cinema#34: Wilhelm/William Dieterle
Wilhelm/William Dieterle (1893-1972). N. Ludwigshafen, Alemanha
1923: Menschen Am Wege. 1927: Der Mann, der Nicht Lieben Darf. 1928: Geshlecht in Fesseln. 1929: Die Heilige und ihr Nahrr; Frülingsrauchen; Ich Lebe für Dich [Triumph of Love]; Konig von Bayern; Das Schweigen im Walde; Eine Stunde Glueche. 1930: Der Tanz Geht Weiter; Die Maske Fallt. 1931: The Last Flight [O Último Voo]; Her Majesty, Love [Sua Majestade o Amor]. 1932: Man Wanted [Precisa-se de um Homem]; Jewel Robbery [Ladrão Romântico]; The Crash [A Derrocada]; Six Hours to Live [Seis Horas de Vida]; Scarlet Dawn [Alvorada Rubra]; Lawyer Man [O Direito de Errar]. 1933: Grand Slam; Adorable [Adorável]; The Devil's in Love [Vidas Sem Rumo]; From Headquarters [O Rastro Invisível]. 1934: Fashions of 1934 [Modas de 1934]; Fog Over Frisco [Névoa do Mistério]; Madame Du Barry; The Firebird [Ave de Fogo]; The Secret Bride [Casados em Segredo]. 1935: Dr. Socrates [Dr. Sócrates]; A Midsummer's Night Dream [Sonho de uma Noite de Verão] (co-dirigido com Max Reinhardt); The Story of Louis Pasteur [A História de Louis Pasteur]; Concealment; Men on Her Mind. 1936: The White Angel [O Anjo de Caridade]; Satan Met a Lady [Satã Encontrou uma Dama]; 1937: The Great O'Malley [O Grande O'Malley]; Another Dawn [Outra Aurora]; The Life of Emile Zola [A Vida de Emile Zola]. 1938: Blockade [Bloqueio]; 1939: Juarez; The Hunchback of Notre Dame [O Corcunda de Notre Dame]. 1940: The Story of Dr. Ehrlich's Magic Bullet [A Vida do Dr. Ehrlich]; A Dispatch from Reuter's [Uma Mensagem de Reuter]. 1941: All That Money Can Buy [O Homem Que Vendeu a Alma]; 1942: Syncopation [Cavalgada de Melodias]; Tennessee Johnson [Campeão da Liberdade]. 1944: Kismet; I'll Be Seeing You [Ver-te-ei Outra Vez]. 1945: Love Letters [Um Amor em Cada Vida]; 1946: The Searching Wind [A Esperança não Morre]; 1948: Portrait of Jennie [O Retrato de Jennie]; 1949: Accused [A Acusada]; Rope of Sand [Zona Proibida]. 1950: Paid in Full [Amei até Morrer]; Volcano; Dark City [Cidade Negra]; 1951: September Affair [Paraíso Proibido]; Peking Express [O Expresso de Pequim]; Red Mountain [O Último Caudilho]; 1952: Boots Malone [Trapaceiro]; The Turning Point [Tributo de Sangue]. 1953: Salome [Salomé]; 1954: Elephant Walk [No Caminho dos Elefantes]. 1956: Magic Fire [Chama Imortal]. 1957: Omar Khayyam [As Aventuras de Omar Khayyam]. 1959: Il Vendicatore /Dubrowski [O Vingador]. 1960: Die Fastnachtsbeichte; Herrin der Welte [A Senhora do Mundo]; 1964: Quick, Let's Get Married.
Dieterle foi por formação ator. Tendo trabalhado com Max Reinhardt em Berlim, realizou sua estreia na interpretação de cinema em Fiesco (1913). Trabalhou firmemente como ator ao longo da era silenciosa em, dentre outros, Der Rattenfanger von Hameln (16, Rochus Gliese); Die Geierwally (21, E.A. Dupont); Hintertreppe [Escadas de Serviço] (21, Paul Leni e Leopold Jessner); Lukrezia Borgia [Lucrezia Borgia] (22, Richard Oswald); Carlos und Elisabeth (24, Oswald); Das Wachsfigurenkabinett [O Gabinete das Figuras de Cera] (24, Leni); Faust [Fausto] (26, F.W. Murnau); e Qualen der Nacht [Torments of the Night] (26, Kurt Bernhardt).
No final dos anos 20, trabalhou mais como diretor, e por volta de 1930 mudou-se para Hollywood, originalmente para realizar versões em língua alemã de filmes americanos. Der Tanz Geht Weiter foi Those Who Dance [O Baile da Morte] (William Beaudine) e Die Mask Fallt, The Way of All Men (Frank Lloyd). Dieterle provou ser um prolífico cavalo de batalha, servindo a Paramount, aos Warners e David Selznick. Seus primeiros filmes americanos são raridades hoje em dia, apesar de O Último Voo ter boa reputação, sendo mais conhecido por Sonho de uma Noite de Verão, os filmes biográficos que realizou para os Warners e pelo Corcunda de Laughton, que possuía um desinibido romance grotesco. É difícil se ver Sonho como outra coisa que Reinhardt fazendo alegre uso de técnicos de cinematografia como Hal Mohr e Byron Haskin. Absurdo, mas delicioso, Sonho é mais leve e divertido que a maior parte das coisas que Dieterle tocou, mesmo Névoa do Mistério sendo o primeiro filme freneticamente falado e chamativo de Bette Davis.
Os filmes biográficos são ponderadas obras germânicas, sofrendo da teatralidade e do histrionismo excessivo de Paul Muni que, presumivelmente, encontrava-se ao gosto de Dieterle. Pasteur e Zola são filmes sentenciosos, clichês disfarçados de história, mas Juarez é mais agradável, porque vai além no exagero e por Bette Davis trazer uma performance verdadeiramente histérica que mitiga a impassividade azteca de Muni no papel-título. Melhor que as celebrações de Muni de heróis impossíveis são as meticulosas imersões de Edward G. Robinson nos personagens de Reuter e Ehrlich, o homem que descobriu a cura para a sífilis.
Em meados dos anos 40, Dieterle estava sob a asa de Selznick e seu senso de atmosfera quase sobrenatural não foi inapropriado a concepção místico-onírica de produtor de Jennifer Jones em O Retrato de Jennie - indicação de quão frequentemente os filmes de mulheres encorajavam talentos modestos em abandonarem cautela. Também dirigiu Jones na Paramount em Um Amor em Cada Vida, uma intrigante história de amnésia - e um dos melhores filmes de Jones. Dever-se-ia acrescentar que Dieterle dirigiu a extravagante abertura em um saloon para Duel in the Sun [Duelo ao Sol] (46, King Vidor). Zona Proibida, Paraíso Proibido, O Expresso de Pequim e Tributo de Sangue sugerem se não um florescer tardio, uma constatação que seu talento foi para o suntuosamente romântico. O mais infeliz de todos que é Salomé, é um filme contido e Rita Hayworth, uma voluptuosa um tanto inibida.
Retornou à Alemanha no final dos anos 50, mas rapidamente se aposentou.
Texto: Thomson, David. The Biographical Dictionary of Film. Londres: Knopf, 2010, pp. 2702-10.
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