Filme do Dia: Deixem-nos Viver (1969), Arthur Penn

Deixem-nos Viver (Alice's Restaurant, 1969) - Leitura ...
Deixe-nos Viver (Alice´s Restaurnat, EUA, 1969). Direção: Arthur Penn. Rot. Adaptado: Venable Herndon & Arthur Penn, baseado na canção Alice´s Restaurant Massacre, de Arlo Guthrie. Fotografia: Michael Nebbia. Música: Arlo Guthrie. Montagem: Dede Allen. Dir. de arte: Warren Clymer. Cenografia: John Mortensen. Figurinos: Anna Hill Johnstone. Com: Arlo Guthrie, Patricia Quinn, James Broderick, Pete Seeger, Lee Hays, Michael McClanathan, Geoff Outlaw, Tina Chen, Joseph Boley, William Obanheim.
Arlo Guthrie (Guthrie) é um jovem aspirante a música que se divide entre uma comunidade alternativa no interior de Massachussets e o hospital onde seu pai, Arlo, lendário músico folk, Woody (Boley), sofre os reveses de uma doença degenarativa.  Envolvido em confusões, Arlo abandona a escola de música e acaba sendo processado por jogar lixo fora, sendo preso pelo policial Obie (Obanhaim). Entre seus amigos se encontram Alice (Quinn) e Ray (Broderick), casal de amigos que aluga uma igreja e com quem Arlo busca refúgio, mas tem que sair após o retorno do viciado Shelly (McClanathan). No mesmo dia em que se preparam para os funerais de Shelly, morto por overdose, Arlo sabe da morte do pai. Com a namorada Mari-chan (Chen) comparece ao novo casamento de Alice e Ray.
Entre  Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas (1967) e O Pequeno Grande Homem (1970), Penn realizou essa bem menos inspirada e datada história baseada em canção de Guthrie, por sua vez baseada em eventos reais ocorridos em sua própria vida. Penn provavelmente logo deve ter percebido que estrutura de narrativas como a de uma canção e a de um filme são bem diversas e o filme se ressente a todo momento dessa diferença. Mesmo que a falta de uma estrutura dramática mais convencional sugira uma aproximação com o cinema autoral europeu, de quem Penn foi um dos primeiros a filtrar sua influência e por sua vez influenciar cineastas posteriores com seu filme anterior, o resultado final aqui apenas ressalta a falta de solidez dramática de seus personagens e situações. Entre suas curiosidades, existe o fato de alguns dos próprios personagens descritos na canção viveram a si próprios. Porém, se alguns são secundários demais para que se tenha alguma relevância sua atuação ou não,  como é o caso do juiz do caso envolvendo Arlo e outros desempenham perfeitamente o seu próprio papel como Obanheim, infelizmente o mesmo não pode ser dito do inexpressivo Guthrie, o que por si só já se torna um grande empecilho para o filme. Para piorar, os alvos típicos (igreja, polícia, exército) da contracultura são aqui vítimas de uma paródia tão ou mais inane do que releituras da época como a do musical Hair pelo cinema e o próprio senso de entusiasmo e utopia rapidamente vivenciado no filme logo cede a uma morbidez cuja seqüência de casamento ao final parece não dissipar, que mais parece uma antecipação do próprio beco sem saída da contracultura. Entroniza certa aura de herói romântico que paga  com sua própria vida menos nos personagens principais envolvidos (como em Sem Destino) do que num secundário. Em meio a tanto equívoco uma interpretação que relativamente se destaca é de Patricia Quinn, então estreando no cinema. Destaque para a montagem alucinada de Dede Allen, habitual colaboradora de Penn, uma das mais rápidas da década. Elkins Ent./Florin para United Artists. 111 minutos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar