Filme do Dia: Paisà (1946), Roberto Rossellini
Paisà (Itália, 1946). Direção: Roberto Rossellini. Rot. Adaptado:
Sergio Amidei, Federico Fellini, Alfred Hayes, Annalena Limentani, Marcello
Pagliero & Roberto Rossellini, baseado em contos e argumentos de Victor
Haines, Klaus Mann & Vasco Pratolini. Fotografia: Otello Martelli. Música: Renzo Rossellini.
Montagem: Eraldo Da Roma. Com: Renzo
Avanzo, Lorena Berg, Merlin Berth, Raymond Campbell, Mats Carlson, Harriet
Medin, Maria Michi, Gar Moore, Alfonsino Pasca, William Tubbs, Carmela Sazio,
Robert Van Loon.
1º
episódio: Jovem italiana é obrigada a guiar um grupo de americanos até um velho
castelo. Enquanto a tropa vai fazer reconhecimento do terreno, ela fica sob a
guarda do americano Joe (Van Loon). Um grupo de alemães chega ao local e mata
Joe. Os companheiros de Joe acreditam que a moça o matou e a matam; 2º
episódio: Em Nápoles, após a vitória aliada, garoto (Pasca) se aproxima de um
soldado negro chamado Joe (Berth). Vivendo de pequenos furtos, rouba as botas
do militar, quando esse adormece embrigado. Dias depois, o soldado o flagra
roubando um caminhão e o leva para seu jipe. Somente depois reconhece que
trata-se do mesmo garoto que o furtou. Decide ir até sua casa, em busca de seus
pais, mas descobre chocado um lugar miserável e que os pais do garoto haviam
sido vítimas do bombardeio e abandona o local; 3º episódio: Francesca (Michi) é
uma prostituta que consegue levar o embriagado militar americano Fred (Moore)
para cama. Porém ao invés de dinheiro ou sexo irá escutar, comovida, o relato
que ele lhe faz de uma garota que lhe acolhera seis meses, quando de seu
retorno do front antes e que trata-se da
própria Francesca. Ela lhe dá o endereço e diz que é da garota que ele procura.
Porém, no dia seguinte, enquanto ela o espera à caráter, ele se desfaz do papel
com desdém; 4º episódio: Três capelães reúnem-se em um convento secular. Ainda
que bem recebidos, logo irão provocar escândalo quando é descoberto que fazem
parte do grupo um protestante e um judeu. Mesmo com a tentativa de conciliar os
ânimos, o capelão cristão Bill Martin (Tubbs) é surpreendido na ceia por um
jejum dos frades que pedem que os outros capelães alcancem a graça de serem
convertidos. Bill faz um discurso homenageando os momentos de paz de espírito
que lhe propiciaram os dias no convento; 5º episódio: Harriet (Medin), jovem enfermeira americana
procura descobrir o paradeiro do amante em Florença. Ele tornou-se Lupo, chefe
da ressistência aos alemães. Adentrando em território de fogo cruzado,
juntamente com um conhecido que procura por sua família, ampara um guerrilheiro
ferido mortalmente e que lhe conta que Lupo também morrera no mesmo dia; 6º
episódio: guerrilheiros de uma improvisada resistência tornam-se prisioneiros
dos alemães e são executados à sangue-frio.
Intenso e
pungente, o filme acentua ainda mais de características do cinema neorrealista
que Rossellini já apresentara em Roma:
Cidade Aberta (1945), sendo ainda menos refém de um certo sentimentalismo
que impregna o mesmo. Profundamente humanista, o filme agrega seus diversos
episódios (poucas vezes no cinema chegou-se tão próximo do equivalente de um
virtuoso conto literário, pela capacidade de síntese) norteados pelas relações
entre militares e civis. Apresenta uma fotografia esteticamente tão próxima da
utilizada pelos cine-jornais que confunde-se com cenas de arquivo que são
utilizadas. Entre seus melhores momentos, encontra-se o tocante diálogo entre o
soldado americano e a camponesa italiana do primeiro episódio, onde sublinha a
capacidade de empatia entre os seres humanos,
apesar dos inevitáveis mal-entendidos por conta da língua, o momento de
espera da prostituta ou o discurso de agradecimento do capelão cristão. O tom
agridoce do filme deve-se ao fato de que à tragédia – e, ao contrário de Roma – também unem-se momentos de humor
nos encontros e desencontros entre italianos, alemães e libertadores
americanos. Ao contrário do filme anterior, igualmente, destaca-se uma
utilização maior de planos longos e abertas, como que acentuando os dramas ao
enfatizar o cenário onde se desenvolvem – caso dos planos de Florença sitiada,
de um garoto sobrevivente a um massacre e das desumanas condições de moradia do
garoto órfão de Nápoles. Michi volta a fazer papel de prostituta, nesse filme
que igualmente mescla atores profissionais e amadores. Lançado originalmente em
Veneza numa versão mais longa (125 minutos) que foi restaurada e relançada no
mesmo festival, em 1988. Foreign Film Productions/OFI. 120 minutos.
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