Filme do Dia: Boa Sorte, Meu Amor (2012), Daniel Aragão

Jimi Tenor - O pesadelo de Maria ("Boa Sorte, Meu Amor" Soundtrack ...

Boa Sorte, Meu Amor (Brasil, 2012). Direção: Daniel Aragão. Rot. Original: Daniel Aragão, Gregorio Graziosi & Daniel Aragão. Fotografia: Pedro Sotero & Daniel Aragão. Montagem: Daniel Aragão & Luiz Otávio Pereira. Dir. de arte: Juliano Dornelles. Com: Vinicius Zinn, Christiana Ubach,  Gregorio Graziosi, Maeve Jinkings, Carlo Mossy, Rogério Trindade, Zezé Matos.

Dirceu (Zinn) trabalha numa empresa de demolições. Maria (Ubach) tenta se afirmar como música, fazendo bicos. Ambos possuem origens sertanejas mas moram no Recife. Dirceu, playboy que não consegue se ligar afetivamente a ninguém, apaixona-se por Maria. Porém, num jantar que oferece aos amigos, Maria não aparece. Ele a busca no apartamento que dividia com um amigo, mas não a encontra. Maria, grávida, pensa em fazer um aborto. Desesperado, ele viaja até o interior em que ambos nasceram, encontrando sua humilde mãe, assim como seu rico pai.

Se os excessos ficassem restritos ao seu exuberante visual, presente já desde os planos iniciais, que esbanjam bossa e estilo, talvez acabassem por tornar eventualmente satisfatório um material mais proveitoso. Não é o que ocorre, no entanto. Carregado de simbolismo e redundância, o filme, com suas pretensões existencialistas poderia ser considerado um descendente de produções dos anos 50 e 60 de um Rubem Biáfora ou Walter Hugo Khouri, caso não houvesse um evidente descompasso entre a sua ultra-estilizada imagem e sonoridade e momentos de pura trivialidade e linguajar de mesa de bar entre amigos. Aliás,  ao contrário de seus antecessores, mais sábios nesse quesito, pretende unir esse discurso pseudo-existencial com uma crítica social que compartilha uma das pedras de toque da produção contemporânea recifense, dizendo respeito ao usos – e sobretudo abusos – do espaço urbano, da verticalização e da degradação dos lugares de memórias. Os últimos sobrevivem apenas enquanto fotografias de uma outra época, de um tempo que o próprio protagonista (alter-ego do realizador?) duvida se de fato existiu. Porém, a conjugação de tais elementos soa algo forçosa e pouco orgânica, quase ao ponto de outro filme (Corpos Celestes) tampouco destituído de uma verve passadista e de um acerto de contas com a infância e também vinculado ao espaço da província. E, ainda pior que tudo isso, é o crescente efeito de grandiloquência que pretende saturar de som e imagem o que há de vazio em termos de proposta efetiva, tornando-se algo passível do humor involuntário em alguns momentos. Ou ainda a forma excessivamente estereotipada com que é retratado o núcleo da família sertaneja, assim como a própria região enquanto espaço da ameaça, observado a partir do prisma de seu protagonista, letrado, burguês e urbano (ao contrário, por exemplo, de Árido Movie). E também, em meio a um elenco irregular, a fraqueza do ator que interpreta o personagem principal em contraste com a interpretação bem mais afinada de sua contraparte feminina. Orquestra Cinema. 95 minutos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar