O Dicionário Biográfico de Cinema#256: Kim Basinger

 


Kim Basinger, n. Athens, Geórgia, 1953

Nem sempre "compro" Kim Basinger. Quer dizer, por que ela sempre tem que comprar essa pequena cidade na Geórgia, e porque é virtualmente a única atriz a ser bem sucedida ao processar sua saída de um filme (Boxing Helena [Encaixotando Helena])? Por que casou-se com Alec Baldwin? Ela é, mesmo, toda esta beleza?

Bem, o papel não pegou fogo, então irei publicá-lo. Foi modelo e cantora antes de se voltar à interpretação. Sua efetiva estreia foi se apoderando do papel de Donna Reed (e tornando a prostituição bem mais óbvia que a srta. Reed fora permitida fazê-lo) na versão televisiva de From Here to Eternity (80). Isso significa que estava se aproximando dos 30, e pode ser que sua grande façanha seja parecer demasiado com uma estrela de cinema (e uma jovem loura sexy) numa idade relativamente madura. Além do que, não disse que poderia ser Veronica Lake sem a cirurgia?

Seu primeiro filme foi Hard Country [Terra Indomável] (81, David Greene), e ela o seguiu com Mother Lode [A Montanha do Ouro] (82, Charlton Heston - ele disse, "havia, mesmo naquela época, uma presença especial para a qual a câmera se voltava"; uma garota de Bond em Never Say Never Again [007 - Nunca Mais Outra Vez] (83, Irwin Kershner); The Man Who Loved Women [Meus Problemas com as Mulheres] (83, Blake Edwards); The Natural [Um Homem Fora de Série] (84, Barry Levinson); um pouco fora de sua profundidade em Fool for Love [Louco de Amor] (85, Robert Altman); recuperando seu status enquanto criatura sexual no inane 9 1/2 [9 1/2 Semanas de Amor] (86, Adrian Lyne), com olhos que se dilatavam ou comprimiam em perfeita sincronicidade com os secretos desejos masculinos; muito bem como cajun (*) em No Mercy [Sem Perdão] (86, Richard Pearce); Blind Date [Encontro às Escuras] (87, Edwards) - com Bruce Willis em seu primeiro papel principal; divertida em Nadine [Nadine - Um Amor à Prova de Bala] (87, Robert Benton); My Stepmother Is an Alien [Minha Noiva é uma Extraterrestre] (88, Richard Benjamin); Batman (89, Tim Burton); como a queridinha de Bugsy Siegel, mas apaixonando-se por Alec Baldwin em The Marrying Man [Uma Loira em Minha Vida]; Final Analysis [Desejos] (92, Phil Joanou); em Cool World [Mundo Proibido] (92, Ralph Bakshi) - uma boa ideia descontroladamente perdida; The Real McCoy [O Grande Assalto] (93, Russell Mulcahy); Wayne's World 2 [Quanto Mais Idiota Melhor 2] (93, Stephen Sirjik); com Baldwin, na refilmagem de The Getaway [A Fuga] (94, Roger Donaldson), mas não desalojando quaisquer lembranças de Ali McGraw; Pret-à-Porter (94, Altman); e então, após um hiato, L.A. Confidential [Los Angeles: Cidade Proibida] (97, Curtis Hanson), pelo qual ganhou o Oscar de coadjuvante. Isso significou bater Julianne Moore em Boogie Nights [Boogie Nights: Prazer Sem Limites], o que me traz de volta coisas inexplicáveis.

Bem, o casamento findou, e a atriz andou por projetos meio estranhos: I Dreamed of Africa [África dos Meus Sonhos] (00, Hugh Hudson), uma mescla de capricho de produtor e especial pelos direitos dos animais; Bless the Child [A Filha da Luz] (00, Chuck Russell), um thriller espiritualista; 8 Mile [8 Mile: Rua das Ilusões] (02, Hanson); People I Know [O Articulador] (03, Daniel Algrant); The Door on the Floor [Provocação] (04, Tod Williams); Elvis Has Left the Building [Elvis Ainda Não Morreu] (04, Joel Zwick); Cellular [Celular: Um Grito de Socorro] (04, David R. Ellis); The Sentinel (06, Clark Johnson); Even Money [A Última Aposta] (07, Mark Rydell) - como uma jogadora; produzindo e atuando em While She Was Out [Enquanto Ela Está Fora] (08, Susan Montford); The Informers [Informers - Geração Perdida] (09, Gregor Jordan); The Burning Plain [Vidas Que Se Cruzam] (09, Guillermo Arriaga); Charlie St. Cloud [A Morte e Vida de Charlie] (10, Burr Steers); Black November (12, Jeta Amata); One Square Mile [A Corrida da Superação] (13, Charles-Olivier Michaud); Third Person [Terceira Pessoa] (13, Paul Haggis).

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 179-80.


N. do E.: descendentes de acadianos, de origem francesa, que se fixaram na Luisiana.

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