Dicionário Histórico de Cinema Sul-Americano#92: Fundación del Nuevo Cine Latinoamericano

 


FUNDACIÓN DEL NUEVO CINE LATINOAMERICANO. (Cuba) Durante um encontro de realizadores em Caracas, Venezuela, o Comitê de Cineastas da América Latina (C-CAL) foi fundado, em 1974, como um grupo de apoio aos realizadores politicamente engajados, que estavam sendo isolados, e alvos dos novos regimes militares na Bolívia, Chile e Uruguai e buscando apoio internacionalmente, fora da região. O C-CAL encorajou a comunicação entre os realizadores da região e ajudou a promover mostras retrospectivas internacionais (por exemplo, os documentários de Fernando Birri). Após o primeiro Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano ter sido realizado em Havana, em 1979, promovendo o terreno para mais atividades pan-continentais, o C-CAL se renovou e se amplificou na Fundación del Nuevo Cine Latinoamericano, em 1985. Comandada desde então por Gabriel Gárcia Márquez, a fundação de recursos privados, agora inclui como membros de seu Conselho Superior, 15 países latino-americanos, a Espanha e os Estados Unidos e possui sua sede na Quinta Santa Barbara, em Havana. 

Uma das primeiras atividades foi publicar Hojas del Cine, uma coleção de documentos e manifestos do Novo Cinema Latinoamericano, em três volumes, mas sua contribuição mais importante foi o estabelecimento da Escola Internacional de Cinema e de Televisão de Santo Antonio de Los Baños (EICTV), em dezembro de 1986. Seus fundadores foram García Márquez, Birri e o realizador e teórico Julio García Espinosa. Birri foi o primeiro diretor da Escola, seguido pelo brasileiro Orlando Senna, e posteriormente García Espinosa. Inicialmente chamada Escola de Cinema e de Televisão do Terceiro Mundo, EICTV hoje possui um mandato para treinar realizadores de todos os países latino-americanos, cada um dos quais possui uma cota de admissão de estudantes.Tornou-se a mais aberta, e talvez mais prestigiada escola de cinema na América Latina, convidando profissionais e professores de todo o mundo para trabalharem sob contratos e também aceitando estudantes de todos os continentes. Recentemente, um de seus estudantes, Miguel Angel Moulet, do Peru, teve um curta aceito na mostra Cinéfondation do Festival de Cannes de 2012, representando a EICTV, e ganhou o prêmio (*). 

A Fundação também oferece cursos especiais e exibições na Quinta Santa Barbara, e tem oferecido seminários e workshops em várias instituições educacionais na Espanha, Portugal e México. Uma série de grandes projetos de pesquisa tem sido conduzidas, incluindo uma investigação sobre as mudanças no cinema latino-americano no novo século por Octavio Getino em 2005-6 e um estudo sobre a distribuição do cinema latino-americano, conduzida entre 2006-7. Em conjunto com a UNESCO, o maior projeto do FNCL da última década tem sido proporcionar a comunidades diversas, isoladas e marginalizadas, acesso a treinamento e equipamento audiovisual, enquanto a produção de documentários para a televisão tem sido o principal foco da Fundação.

Texto: Rist, Peter H. Historical Dictionary of South American Cinema. Plymouth: Rowman & Littlefield, 2014, pp. 262-3. 

N. do E: segundo o IMDB, tal informação não procede; ele concorreu, mas o vencedor foi o russo Doroga Na, de Taisiya Igumentseva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng