Filme do Dia: O Homem do Pau Brasil (1982), Joaquim Pedro de Andrade

 


O Homem do Pau Brasil (Brasil, 1982). Direção: Joaquim Pedro de Andrade. Rot. Adaptado: Joaquim Pedro de Andrade & Alexandre Eulálio, baseado na obra de Oswald de Andrade. Fotografia:  Kimihiko Kato. Montagem: Marco Antônio Cury. Dir. de arte e Cenografia: Hélio Eichbauer & Adão Pinheiro. Figurinos: Diana Eichbauer. Com: Flávio Galvão, Ítala Nandi, Cristina Aché, Dina Sfat, Marcos Fayad, Regina Duarte, Guará Rodrigues, Luiz Linhares, Paulo Hesse, Dora Pellegrino, Etty Fraser, Grande otelo, Paulo José, Patrício Bisso, Sérgio Mamberti, Othon Bastos.

Os amores e algumas idéias do modernista Oswald (Galvão/Nandi). Sua paixão pela jovem bailarina Dorotéia (Aché), a mulher com quem tem um filho, Lalá (Duarte) e sua obsessão pela rica e virgem Branca Clara (Sfat). Os apupos e vaias com que o grupo modernista foi recebido no Teatro Municipal. A viagem de navio que Oswald empreende para a França. O contato do escritor Blaise Cendrars (Fayad) com o círculo literário modernista. A elaboração da antropofagia em meio a um jantar. Seu amor pela revolucionária Rosa Lituano (Pellegrino) o levará a um breve engajamento político, logo rompido por  sua postura irreverente e anti-dogmática. Liderando um exército nu e armado, Oswald acaba instituindo a República Caraíba e vivenciando na própria pele o processo antropofágico.

Misto de biografia e adaptação do romance de Oswald de Andrade, esse que é o último filme de Joaquim Pedro, embora contendo quase todos os elementos presentes na bem sucedida adaptação de Macunaíma, assim como similar elenco, derrapa enormemente na ausência de um verdadeiro senso de humor, do qual o filme anterior, menos cerebral e muito mais divertido, está prenhe – não é à toa que acabou se transformando em um dos maiores sucessos de bilheteria do Cinema Novo. Conta com um elenco que reúne praticamente todos os nomes destacados do movimento – a maior parte em pequenos papéis – e a construção de um protagonista macho/fêmea (igualmente presente na evocação do universo poético de Sayat Nova por Paradjanov em A Cor da Romã).Uma cansativa sucessão de situações que raramente soam verdadeiramente instigantes – como a fracassada apresentação de Dorotéia para a crítica paulista – o filme é dedicado ao guru do Cinema Novo, Gláuber Rocha, falecido no ano de sua produção. Embrafilme/Filmes do Serro/Lynx Filmes. 112 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar