Filme do Dia: Fedya Zaytsev (1948), Valentina Brumberg & Zinaida Brumberg

 


Fedya Zaytsev (URSS, 1948). Direção: Valentina Brumberg & Zinaida Brumberg. Rot. Original: Nikolai Erdman & Mikhail Volpin. Fotografia: Nikolai Volinov. Música: V. Oranski. Dir. de arte: Anatoliy Sazonov.

Garoto se sente angustiado após, no primeiro dia de escola, ter impulsivamente desenhado uma garatuja de carvão nas paredes recém-pintadas da mesma. Quando o professor indaga quem fora o autor do desenho, leva a culpa um colega seu que apertara a mão, ficando com as marcas do carvão, que ele próprio apagara de si. Atormentado por sua consciência, Fedya é criticado por todos os seus brinquedos e até mesmo pela garatuja desenhada, que se desloca em outra (da qual não sabe exatamente de que animal se trata, nem o próprio animal) até o apartamento em que mora o garoto. Tudo não passara de um sonho e quando o garoto acorda, disposto a confessar seu próprio ato, todos os seus brinquedos continuam onde estavam.

Utilizar-se estrategicamente de pintores efetuando seu trabalho em uma escola esse curta de animação da profícua dupla de irmãs e realizadoras do gênero desde os tempos do cinema mudo e que continuarão sua produção até a década de 1970 mata vários coelhos de uma só cajadada. De cara, faz uso um tanto exibido das cores, uma novidade no universo da animação soviética então. O fato de serem pintores e gostarem de cantar não soaria tão inverossímil, mesmo que com a licença poética de estarem demasiado afinados entre si, servindo como base musical, quase sempre presente nessa produção. Por fim, o potencial propagandístico nada distante dos preceitos realistas socialistas de se efetuar uma ação em prol de um bem social a ser compartilhado, uma escola. Por mais xaroposo que possa soar o tema em seu elemento didático de conformação social, não perde seu encanto e criatividade, como é o caso do universo dos desenhos com leis muito próprias, como a que faz a própria garatuja desenhar a escadaria que o leva ao quarto do garoto, ainda que sabidamente como parte do universo onírico. Ou ainda o trecho de ópera cantada de forma adaptada ao contexto da história pelos pequenos soldados de chumbo. O tema da pequena garatuja desenhada na parede será recuperado em um longa-metragem posterior da dupla (I Drew the Little Man). Kashtanka, personagem do conto de Tchecov seria tema de um desenho próprio homônimo, dirigido por Mikhail Tsekhanovskiy em 1952. Foi considerado um marco na animação soviética, dando destaque as realizadoras até então relativamente desconhecidas. Soyouzmultfilm. 20 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar