Filme do Dia: Diabolicamente Tua (1967), Julien Duvivier

 


Diabolicamente Tua (Diaboliquement Vôtre, França/Itália/Al. Ocidental, 1967). Direção: Julien Duvivier. Rot. Adaptado: Jean Bovalry, Julien Duvivier, Paul Gégauff & Roland Girard, baseado no livro de Louis Thomas. Fotografia: Henri Decaë. Com: Alain Delon, Senta Berger, Sergio Fantoni, Peter Mosbacher, George Montant, Guy Stranger, Renato Birgo, Claude Piéplu.

Homem (Delon) acorda amnésico de um grave acidente de carro e acaba descobrindo ser o rico comerciante Georges Campo, tendo retornado recentemente de Hong Kong, que possui uma bela esposa Christiane (Berger) e mora numa mansão, constantemente visitada pelo médico da família e amigo íntimo de Christiane, Freddie (Fantoni) e zelada pelo mordomo Kim (Mosbacher). Após uma série de atentados com o objetivo de matá-lo, o homem descobre não ser Georges Campo, mas sim Pierre. Que o verdadeiro George foi morto por Christiane. Kim assassina Freddie quando esse espanca Christiane por tê-lo traído com Pierre e é morto por ela. Pierre chama à polícia. Resta saber se eles acreditarão na farsa que pretendem continuar vivendo.

Esse vulgar filme de suspense, como muitos outros anônimos que Delon interpretou nas décadas de 1960 e 1970, ainda torna-se menos atraente ao buscar aparentar uma certa sofisticação que inexiste. Escravo de seu rocambolesco enredo, já que o elenco e a atmosfera de paranoia do protagonista não são nem um pouco convincentes, e desperdiçando o inegável talento fotográfico de Decaë, o filme é um epitáfio constrangedor para Duvivier, morto em um acidente de carro logo após sua realização, cujos melhores filmes foram realizados na década de 1930, sob a chancela do chamado realismo poético francês, sendo o mais célebre O Demônio da Argélia. À guisa de se adaptar à bossa do momento, o cineasta inclui nos créditos iniciais uma montagem acelerada e travellings tremidos antecipando o momento do acidente, assim como abusa dos zooms, em busca de efeitos fáceis que motivem o suspense. Comacico/Eichberg Film GmbH/Igor Film/Les Films Copernic/Lira Films/Pegaso Films/SNC/Valoria Films. 90 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar