O Dicionário Biográfico de Cinema#189: Cliff Robertson
Cliff Robertson (1925-2011), n. La Jolla, Califórnia
Filho de um rico rancheiro, Robertson esteve na marinha durante a Segunda Guerra Mundial. Enquanto na faculdade, trabalhou na rádio local e após graduar-se frequentou o Actor's Studio. De 1948 a 1950 atuou em Mister Roberts (dirigido no palco por Joshua Logan), e nos primórdios dos anos 50 esteve com regularidade na Broadway. Foi lhe propiciada sua estreia nas telas por Logan em Picnic [Férias de Amor].
A Columbia contratou-o e ele foi o par para Joan Crawford em Autumn Leaves [Folhas Mortas] (56, Robert Aldrich). Mas após The Girl Most Likely [Uma Aventura em Balboa] (57, Mitchell Leisen) e The Naked and the Dead [A Morte Tem Seu Preço] (58, Raoul Walsh), declinou para filmes baratos, complementados com trabalhos para TV. Fez Gidget [Maldosamente Ingênua] e Battle of the Coral Sea [A Batalha do Mar do Coral] (59), com Paul Wendkos, e foi então marcante como o bandido que virou um entusiasmado vingador em Underworld USA [A Lei dos Marginais], de Samuel Füller (61). Seu Tolly Devlin neste filme possui poucos congêneres pela precisão de sua auto-piedosa brutalidade. Voltou à respeitabilidade em The Interns [Viver, Amar, Sofrer] (62, David Swift), como John Kennedy em PT - 109 [O Herói do PT-109] (63, Leslie H. Martinson), em Sunday in New York [Um Domingo em Nova York] (63, Peter Tewkesbury), e como o impiedosamente manso candidato de The Best Man [Vassalos da Ambição] (64, Franklin Shchaffner).
Sua carreira oscilou brutalmente: filmes de ação medíocres misturados com papéis que demandavam muito mais - 633 Squadron [Inferno nos Céus] (64, Walter Grauman); Love Has Many Faces [O Amor tem Muitas Faces] (65, Alexander Singer); Masquerade [Oriente Contra Ocidente] (64, Basil Dearden); Up from the Beach [Muito Além da Glória] (65, Robert Parrish); The Honey Pot [Charada em Veneza] (67, Joseph L. Mankwiecz); The Devil's Brigade [A Brigada do Diabo] (68, Andrew V. McLaglen); Charly [Os Dois Mundos de Charly](68, Ralph Nelson), pelo qual ganhou o Oscar de melhor ator, como um retardado que se torna um gênio; Too Late the Hero [Assim Nascem os Heróis] (70, Aldrich); e The Great Northfield Minnessota Raid [Sem Lei e Sem Esperança] (72, Philip Kaufman).
Atuou e dirigiu um simpático, mas pouco aventureiro, filme de rodeio, J. W. Coop (71), e atuou em Man on a Swing [O Vidente Misterioso] (74, Frank Perry). Esteve em Out of Season [75, Alan Bridges); Three Days of Condor [Três Dias do Condor] (75, Sydney Pollack); demasiado impassível para Obsession [Trágica Obsessão] (76, Brian De Palma); e Midway [A Batalha de Midway] (76, Jack Smight). Uma presença na tela crescentemente discreta, Robertson causou sua maior agitação durante os anos nos quais soou o alarme sobre as práticas de verificação de David Begelman com a Columbia (*).
Foi dito que sua mentalidade cívica seria considerada em Hollywood pouco afeita a um espírito de equipe. Igualmente, Robertson então estava com uma idade e uma obstinada calma que não provocam a imaginação. Atuou e dirigiu em The Pilot [O Piloto] (79), sobre um piloto de avião em problemas com a bebida. Também esteve em Brainstorm [Projeto Brainstorm] (81, Douglas Trumbull); Two of a Kind [Embalos a Dois] (82, Roger Young); Class [Uma Questão de Classe] (83, Lewis John Carlino); demasiado precavido e tímido para ser Hugh Heffner, em Star 80 (83, Bob Fosse); Shaker Run [Pilotos do Inferno] (85, Bruce Morrison); Dreams of Gold: The Mel Fisher Story (85, Mel Goldstone), sobre um caçador de tesouros; Malone [Malone, o Justiceiro] (87, Harley Cokeliss); Dead Reckoning [Infidelidade Assassina] (90, Robert Lewis); Wild Hearts Can't Be Broken [Mergulho em uma Paixão] (91, Steve Miner); e Wind (92, Carroll Ballard).
Seu casamento com a atriz Dina Merrill (iniciado em 1966) terminou após vinte anos. Em termos de carreira podia facilmente ter pensado que podia consertá-la - ou tomado consciência de que estava sempre do lado aborrecido? Esteve em Renaissance Man [Um Novo Homem] (94, Penny Marshall); Pakten (95, Leiduly Risan); Dazzle [Fascinação] (95, Richard A. Colla); o presidente em Escape from L.A. [Fuga de Los Angeles] (96, John Carpenter); Melting Pot (97, Tom Musca); Assignment Berlin (98, Tony Randell); Family Tree (99, Duane Clark); Mach 2 [Dupla Perseguição] (00, Fred Olen Ray); The 13th Child, Legend of the Jersey Devil (01, Steven Stockage); Spider Man [Homem-Aranha] (02, Sam Raimi).
Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 2262-64.
(*) N. do E: escândalo envolvendo o citado produtor, com a existência de um cheque-fantasma de 10 mil dólares para Robertson, que teria sido desviado para o próprio Begelman, tendo sido este condenado a ações comunitárias. Cf. mais em: https://en.wikipedia.org/wiki/David_Begelman
Comentários
Postar um comentário