O Dicionário Biográfico de Cinema#188: Jean-Pierre Cassel
Jean-Pierre Cassel (Crochon) (1932-2007), n. Paris
Jean-Pierre Cassel foi uma figura amada no mundo do entretenimento francês e um trabalhador bastante árduo. Iniciou como bailarino e nunca abandonou esta paixão - fez uma noite como Fred Astaire em Paris e apareceu nos palcos londrinos em A Chorus Line. Naturalmente, sempre teve um inglês excelente, o que ampliou sua carreira, mas foi também um habilidoso intérprete da comédia e do romance, e sua obra com Philippe de Broca permanece como um exemplo de arte que verdadeiramente deriva dos anos 30. Foi dito que ele poderia fazer qualquer atriz se sentir mais adorável e parecia mais divertido - ainda que tenha perdido seu coração ele próprio para Françoise Dorleac, e a inevitável tristesse quando ela morreu jovem.
Era um noviço quando Gene Kelly o viu e o pôs em The Happy Road [Todos a Paris]. Então, após Le Désordre de la Nuit [Vício Maldito] (58, Gilles Grangier) e En Cas de Malheur [Amar é Minha Profissão] (58, Claude Autent Lara), iniciou sua associção com De Broca em Les Jeux de l'Amour [Brincando de Amor] (60). Foi então elencado para Candide (60, Norbert Carbonnaux) e fez ainda mais dois filmes de De Broca - Le Farceur (61) e L'Amant de Cinq Jours [Amante de Cinco Dias] (61), o último com Jean Seberg e um grande sucesso. Está, não creditado, em Goodbye Again [Mais uma Vez, Adeus] (61, Anatole Litvak) e fez um Figaro para a televisão francesa, antes de La Gamberge (62, Carbonnaux); "O Avarento". episódio de Les Sept Péchés Capitaux [Os Sete Pecados Capitais] (62, Claude Chabrol), e o papel-título de Le Caporal Épinglé (62, Jean Renoir).
Demasiado demandado, fez Arsène Lupin contre Arsène Lupin [Arsene Lupin Contra Arsene Lupin] (62, Eduard Molinaro); Nunca Pasa Nada (63, Juan Antonio Bardem); "La Sospirosa", episódio de Alta Infideltá [Alta Infidelidade] (64, Luciano Salce); no segmento "L'Homme Qui Vendit la Tour Eiffel", de Les Plus Belles Escroqueries du Monde [Os Maiores Vigaristas do Mundo] (64, Chabrol); como D'Artagnan, em oposição a José Ferrer em Cyrano et d'Artagnan (64, Abel Gance); Un Monsieur de Compagnie [O Irresístivel Gozador] (64, de Broca); Those Magnificent Men and Their Flying Machines [Esses Maravilhosos Homens e Suas Máquinas Voadoras] (65, Ken Annakin); Les Fêtes Galantes [As Festas do Coração] (65, René Clair); Prais Brulê-t-il? [Paris Está em Chamas?] (66, René Clement); Jeu de Massacre [Jogo do Massacre] (67, Alain Jessua); Le Dolci Signore [As Doces Senhoras] (68, Luigi Zampa); com Bardot em L'ours et la Poupée [O Urso e a Boneca] (70, Michel Deville); um oficial francês em Oh! What a Lovely War [Oh! Que Bela Guerra!] (69, Richard Attenborough); e soberbo como um membro da Resistência em L'Armée des Ombres [O Éxército das Sombras] (70, Jean-Pierre Melville).
Você pode pensar que seu charme juvenil e vitalidade eram tudo, mas ele amadureceu muito bem: La Rupture [Trágica Separação] (70, Chabrol); Malpertuis (71, Harry Kumel); Le Bateau sur l'Herbe [O Barco Sobre a Grama] (71, Gerard Brach); como Sénéchel em Le Charme Discret de la Burgeoisie [O Discreto Charme da Burguesia] (72, Luis Buñuel); Il Magnate [O Magnata] (73, Giovanni Grimaldi); Baxter! [O Estranho Mundo de Baxter] (73, Lionel Jeffries); como Luís XIII, em The Three Musketeers [Os Três Mosqueteiros] (73, Richard Lester); Le Mouton Enragé [Escalada ao Poder] (74, Deville); The Four Musketeers [A Vingança de Milady] (74, Lester); Murder on the Orient Express [Assassinato no Expresso do Oriente] (74, Sidney Lumet); The Lucky Touch (75, Christopher Miles); Les Ouefs Bruillés (76, Joel Santoni); Folies Bourgeiosies [Vidas em Jogo] (76, Chabrol); Who is Killing the Great Chefs of Europe? [Quem está Matando os Grandes Chefes?] (78, Ted Kotcheff); Les Rendez-Vous d'Anna [Os Encontros de Anna] (78, Chantal Akerman); Grandison (79, Joachim Kurz); La Ville des Silences (79, Jean Marbouef).
Possui um papel não creditado em Superman II [Superman II: A Aventura Continua] (80, Richard Donner); foi o Coelho em Alicja [O Estranho Mundo de Alice] (82, Jacek Bromsky e Jerzy Gruza) ; La Guérilléra (82, Pierre Kast); The Trout [Uma Estranha Mulher] (82, Joseph Losey); Vive la Sociale! (83, Gerard Mordollat); Sentimental Journey (87, Peter Patzak); Luís XV em Casanova [Casanova, o Maior Amante de Todos os Tempos] (87, Simon Langton); Mangeclous (88, Moshe Mizrahi); Il Giovane Toscanini (88, Franco Zefirelli); e Cyrano em The Return of the Musketeers [A Volta dos Mosqueteiros] (89, Lester); Ledoux em The Phantom of the Opera [O Fantasma da Ópera] (90, Tony Richardson); Mister Frost [O Satânico Mister Frost] (90, Philip Sebton); Dr. Gachet em Vincent & Theo [Van Gogh - Vida e Obra de um Gênio] (90, Robert Altman); fazendo Highsmith na série de tv francesa Chillers (90, Nick Lewin).
Desde então, muito de seu trabalho afastou-se da França para a tv internacional, mas ele nunca relaxou e cuidou junto da carreira de seu filho, Vincent Cassel. Foi Alex Sebastian na série de tv britânica (*) Notorious (92, Colin Bucksey); o pai em Warburg: A Man of Influence (**) (92, Mizrahi); Pétain (93, Marbouef); L'Enfer [Ciúme - O Inferno do Amor Possessivo] (94, Chabrol); Prêt-à-Porter (94, Altman); La Cérémonie [Mulheres Diabólicas] (95, Chabrol); La Patinoire (98, Jean-Philippe Toussaint); Le Plus Beau Pays du Monde (99, Marcel Bluwal); Sade (00, Benoît Jacquot); com seu filho em Les Rivières Pourpres [Rios Vermelhos] (00, Mathieu Kassovitz); The Wooden Camera (03, Ntshaveni Wa Luruli); Judas (06, Nicolas Bary); Call Me Agostino (06, Christine Laurent); Fair Play (06, Lionel Ballio); Mauvaise Foi [Má Fé] (06, Roschdy Zem); J'Aurais Voulu Être un Danseur (07, Alain Berliner); em um curta, Acteur (07, Jocelyn Quivrin); The Diving and the Butterfly [O Escafrando e a Borboleta] (07, Julian Schnabel; Asterix aux Jeux Olympiques [Asterix nos Jogos Olímpicos] (08, Thomas Langmann e Frederic Forrestier).
Finalmente, tente esta, com os cinéfilos: qual ator trabalhou para Gance, Clair, Renoir, Melville, Clément e Chabrol?
Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 432-34.
(*) N. do E: segundo o IMDB, trata-se de um filme, e não uma série.
(**) N. do E: esta sim, segundo o mesmo IMDB, uma série de TV.
Comentários
Postar um comentário