Filme do Dia: No Decorrer do Tempo (1976), Wim Wenders

 


No Decorrer do Tempo (Im Lauf der Zeit, Alemanha, 1976). Direção e Rot. Original: Wim Wenders. Fotografia: Robby Müller & Martin Schäfer. Música: Axel Linstädt. Montagem: Peter Przygodda. Dir. de arte: Bernd Hirskom & Heidi Lüdi. Com: Rüdiger Vogler, Hanns Zischler, Lisa Kreuzer, Rudolf Schündler, Marquard Bohm, Dieter Traier, Franziska Stömmer, Patric Kreuzer.

Bruno Winter (Vogler) é um técnico em projeção que percorre os cinemas provincianos da Alemanha fornecendo assistência técnica. Certo dia, ele se depara com um homem que se joga com seu carro em um lago. O homem, Robert Lander (Zischler), passa a viajar com ele. Enquanto Winter dorme com a bilheteira de um cinema pornô decadente, Pauline (Kreuzer), Robert vai de encontro ao seu pai (Schündler), dono de um jornal local. Bruno reencontra Robert e por sugestão do último acabam indo visitar a propriedade que Bruno vivera sua infância, hoje em ruínas. Após um desentendimento enquanto se embebedam em um posto de fronteira abandonado no limite com a Alemanha Oriental, Robert decide seguir seu próprio rumo no dia seguinte. Bruno escuta os motivos de uma antiga cliente que preferiu fechar seu cinema a ter que rebaixar o nível de sua programação.

Pode ser considerado não apenas um dos melhores filmes da carreira do realizador, como do próprio Novo Cinema Alemão, movimento iniciado na década anterior e equivalente do Cinema Novo brasileiro. Fundamental para sua pungência é menos o enredo ou o elenco, secundários por si sós, que a tradução de esgotamento existencial vivido pela dupla central que se espraia para toda a realidade humana e geográfica que alcançam. Nesse sentido, menos importa os diálogos do que as próprias imagens e o ritmo temporal bastante peculiar. Como em Antonioni, as paisagens e os equipamentos humanos (com direitos a vários símbolos da influência americana sobre a Alemanha, menos evocativos de uma visão crítica de esquerda ao estilo de Glauber que comentário estético ao estilo de Ozu) acabam conformando uma árida, iconoclasta e quase suicida cartografia da alma. Essa atitude de falta de horizontes fica evidente não apenas no momento em que Robert se joga com o carro ao lago, mas igualmente próximo do final quando sobe em uma estrutura metálica que não leva a lugar nenhum. Os personagens e as situações ocorrem sem maiores motivações e fica evidente em ambos os personagens (cada um alter-ego, a seu modo, de Wenders?) a dificuldade de lidarem com sua própria história de vida, de se relacionarem com as mulheres, o enfrentamento da solidão, a nostalgia por um passado mítico em que se encontraram por inteiro com uma mulher (metáfora evidente para a nação alemã). E o próprio cinema também se torna sinônimo dessa decadência tematizada pelo filme, sendo lembrado de seus dias de glória logo ao início, em tons pseudo-documentais, no discurso de um velho projecionista aposentado, que faz referência a Os Nibelungos, de Lang e Ben-Hur. No filme, no entanto, o cinema pode no máximo ser um refúgio para uma pálida imitação do auge da comédia muda, como na seqüência em que a dupla diverte um grupo de crianças que espera por uma sessão de cinema, com suas sombras projetadas na tela. Na maior parte das vezes, no entanto, é um ambiente menos associado com a diversão que com a esterilidade e o vazio de almas solitárias como de um projecionista que se masturba ou da bilheteira que dorme com Bruno ou refúgio para um homem atormentado com o suicídio da companheira na noite anterior. Nunca mais Wenders conseguiria atingir o nível de densidade aqui conseguido sem soar forçoso ou, ainda pior, auto-paródico. Nessa intensidade o filme não se recusa em apresentar um Bruno efetivamente defecando no alto de uma colina ou um projecionista efetivamente se masturbando. Se Antonioni é reconhecida influência, e há evidente menção na própria estrutura road-movie do filme a Sem Destino (1969), de Hopper, o estilo seco do realizador, influenciaria nomes posteriores como Jim Jarmusch e Aki Kaurismäki. Na versão em DVD se optou por um título menos feliz, mais pesado e pomposo. No Decurso do Tempo. Prêmio FIPRESCI no Festival de Cannes. WDR/Wim Wenders Prod. 168 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar