O Dicionário Biográfico de Cinema#186: Juliette Lewis



 Juliette Lewis, n. Los Angeles, 1973

Juliette Lewis é uma verdadeira carreira, embora extrema, e posso lhe delinear os fatos. Mas não posso ajudar considerá-la como algo além do real - algo mítica ou um empreendimento de alerta. Pois ela é - parece-me - e tudo isso está nos olhos de quem vê - uma inquieta, fazendo beicinho, exemplo perfeito do que atrai o voyeurismo. Ela é uma imagem animada pela emoção perversa de ser vista, olhada, e sua própria emoção é gerada, por alguma métrica intuitiva de nosso prazer culposo. Ela é maior de idade agora, mas se estabeleceu primeiramente como uma espécie de Lolita, com um conhecimento que não era permissível, e como um tipo de espetáculo ilícito. Qual criança teve olhos mais escuros e cândidos, ou uma boca mais cheia e saciada com intimações de nossos desejos?

Sei, não é comum ou apropriado falar de pessoas reais - profissionais! - como esta, muito menos em uma obra aparente de referência. Mas este é um livro sobre reações, e não posso escapar meu próprio sentimento de admiração e desânimo ao ver Lewis. Pois ela carrega não apenas o que ela inspira, ou mágica, ou compreensiva, mas a antecipação de um Humbert Humbert e o pai de filhas. Observando-a, sinto-me como o personagem de George C. Scott em Hard Core [Hardcore: No Submundo do Sexo], ou como o cineasta, que finalmente alcançou  a parte traseira da caverna, onde os fantasmas crescem na parede como lodo na geologia.

Ela é filha do ator coadjuvante Geoffrey Lewis. Seus pais se divorciaram e a Lewis foi aparentemente permitido  viver por conta própria ainda na tenra adolescência. Deus sabe como foi "educada", ou como muitos de nós podíamos viver com o conhecimento adquirido. Trabalhou de forma constante e quase deliberadamente na fronteira do desarranjo e abandono: aos doze, é dito, em um filme para a TV, Home Fires; uma ponta em My Stepmother Is an Alien [Minha Noiva é uma Extraterrestre] (88, Richard Benjamin); National Lampoon's Christmas Vacation [Férias Frustradas de Natal] (89, Jeremiah S. Chechik); A Family for Joe (90, Jeffrey Melman); excepcional como uma garota de quinze anos que finda no Corredor da Morte em Too Young to Die? [Dias de Violência] (90, Robert Markowitz); Crooked Hearts [Corações Partidos] (91, Michael Bortman); conquistando uma indicação como atriz coadjuvante e sendo a dançarina cúmplice para alguns das mais satânicas fabricações de De Niro em Cape Fear [Cabo do Medo] (91, Martin Scorsese); That Night [Aquela Noite] (92, Craig Bolotin); excelente em Husbands and Wives [Maridos e Esposas] (92, Woody Allen); próximo à ternura humana em What's Eating Gilbert Grape [Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador] (93, Lasse Hallström); uma psicopata libertina, com Brad Pitt, seu companheiro na vida então, em Kalifornia [Kalifornia: Uma Viagem ao Inferno] (93, Dominic Sena); isca para o abate em Romeo Is Bleeding [O Sangue de Romeo] (94, Peter Medak); um dos Natural Born Killers [Assassinos por Natureza] (94, Oliver Stone); Mixed Nuts [Um Dia de Louco] (94, Nora Ephron); como pureza envenenada em Strange Days [Estranhos Prazeres] (95, Kathryn Bigelow); From Dusk Till Dawn [Um Drink no Inferno] (96, Robert Rodriguez).

Esteve afastada por um tempo, em recuperação e rehabilitação, e retornou para Some Girl (98, Rory Kelly); The Other Sister [Simples como Amar] (99, Garry Marshall); The 4th Floor [O Quarto Andar] (99, John Klausner); obstinadamente grávida em The Way of the Gun [À Sangue Frio] (00, Christopher McQuarrie); Room to Rent (00, Khalid Al-Haggar); Gaudi Afternoon (00, Susan Seidelman); My Louisiana Sky [Um Sonho Realizado] (01, Adam Arkin), para a TV; Picture Claire [Identidade Trocada: Uma Inocente em Fuga] (01, Bruce McDonald); Enough [Nunca Mais] (02, Michael Apted); Hysterical Blindness (02, Mira Nair); Old School [Dias Incríveis] (03, Todd Phillips); na TV em Freee for All; Cold Creek Manor [Garganta do Diabo] (04, Mike Figgs); Chasing Freedon (04, Don McBrearty); Blueberry [Blueberry - Desejo de Vingança] (03, Jan Kounen); Starsky & Hutch (04, Todd Phillips). 

Passa boa parte de seu tempo como cantora agora (com submissão á Cientologia), e tem sido uma voz nos videogames tanto quanto ainda é atriz: Daltry Calhoun (05, Katrina Holden Bronson); The Darwin Awards (06, Finn Taylor); Aurora Borealis [Aurora Boreal] (06, James Burke); Catch and Release [Pegar e Largar] (07, Susannah Grant); Whip It [Garota Fantástica] (09, Drew Barrymore); Sympathy for Delicious [O Enviado] (10, Mark Ruffalo); The Switch [Coincidências do Amor] (10, Josh Gordon e Will Speck); excelente em Conviction [A Condenação] (10, Tony Goldwyn); Due Date [Um Parto de Viagem] (10, Phillips); Hick [Caipira] (11, Derick Marini); Foreverland (11, Max McGuire); na série de TV The Firm (12); um curta, Happy New Year 2013! With Juliette Lewis (13, Erin Gibson); viajou para o Brasil para Open Road [Angie] (13, Márcio Garcia); August: Osage County [Álbum de Família] (13, John Wells); Hellion (14, Kat Candler).

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of  Film. N. York: Alfred A. Knopf,   pp. 1585-87. 

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