Filme do Dia: Depois de Lúcia (2012), Michel Franco

 


Depois de Lúcia (Después de Lucía, México/França, 2012). Direção e Rot. Original: Michel Franco. Fotografia: Chuy Chavez. Montagem: Antonio Biribiesca Ayala. Com: Tessa Ia, Gonzalo Vega Jr., Tamara Yazbek, Hermán Mendonza, Monica del Carmen.

Lucía (Ia) e seu pai (Vega Jr.) mudam de cidade após um acidente no qual morreu a mãe e esposa respectivamente de ambos. Lúcia, sabendo do mal momento que vivencia o pai e suas complicações no novo trabalho como chef de um renomado restaurante, acaba omitindo do pai as situações crescentemente vexatórias que passa a vivenciar na escola, após ter deixado que um dos alunos filmasse ela e ele fazendo sexo em uma festinha. Com a divulgação do vídeo pela internet, Lucía passa a ser hostilizada e vítima de piadas por parte de todos na escola. Quando viajam para Vera Cruz, ela é humilhada diante de todos, estuprada no banheiro, urinada por vários rapazes, escorraçada pelas moças com as quais divide o quarto. A situação muda de figura quando todos vão tomar banho de mar a noite e Lucía desaparece, fazendo com que uma investigação policial se inicie e seu pai venha a ser chamado e tome consciência de tudo o que se passava com a filha.

Por mais que esse filme compartilhe de uma estética formalmente contemporânea no que ela possui de grandemente herdeira da moderna -  corte seco, ausência de trilha sonora, distanciamento emocional do que é narrado, enquadramentos bem escolhidos – a impressão que se fica é que o filme não possui a integridade orgânica que pretende. Afasta-se de seus propósitos iniciais, quando se descola da protagonista e começa a acompanhar o que se segue a descoberta do bullying. Que o filme brinque com as elipses ao início, fazendo com que cada espectador abrace alguma hipótese para a compreensão do que está ocorrendo, não chega a ser nada particularmente ousado, já que a partir de determinado momento se ficará sabendo, inclusive, do que leva aos personagens viverem um momento delicado – nesse sentido seu estranhamento é bem mais domesticado e passível de ser enquadrado, inclusive, numa temática circunscrita e “na moda” (o bullying, no caso) que o de certos realizadores argentinos temporalmente próximos (tais como Lucrecia Martel em O Pântano). Ainda que o fato de nos ser negado o acesso ao mundo interior dos personagens, e fiquemos presos de suas reações, num parentesco próximo com o cinema moderno, tal estratégia serve mais à superficialidade e ao clichê que para qualquer dimensão mais profunda como muitos podem supor. E o que é pior, em determinados momentos, chega-se à beira do patético involuntário, como quando o pai leva o garoto que filmou as imagens de sua relação sexual com Lucía a uma viagem pela estrada e depois, joga-o amarrado ao mar. Destaque para a excelente interpretação da atriz que protagoniza o drama. Prêmio Un Certain Regard, em Cannes. Pop Films/Filmadora Nacional/Lemon Films/Stromboli Films para Bac Films. 93 minutos.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar