The Film Handbook#205: Robert Hamer

Resultado de imagem para robert hamer phoyod

Robert Hamer
Nascimento: 31/03/1911, Kidderminster, Inglaterra
Morte: 04/12/1963, Londres, Inglaterra
Carreira (como diretor): 1945-1960

De forma breve, Robert Hamer introduziu sofisticação psicológica e pessimismo sombrio aos grandemente animados retratos da vida britânica produzidos pelos Estúdios Ealing de Michael Balcon. Infelizmente, no entanto, o crescente alcoolismo teria um efeito deletério  em sua obra posterior.

Veterano montador e roteirista, a estréia na direção de Hamer foi com o impressionante episódio Haunted Mirror no filme coletivo de horror da Ealing Na Solidão da Noite/Dead of Night; de forma interessante, essa perturbadora história de um jovem complacente casal cuja aquisição de um antigo espelho fomenta invejas sexuais assassinas, antecipa os temas de sua melhor obra. Pinky String and Sealing Wax>1, no qual um jovem se rende ao desejo adúltero e se torna envolvido em um assassinato, após entrar em um bar indo contra as ordens estritas do pai, é um retrato vivo dos efeitos traumáticos do patriarcado repressivo e do conformismo obsessivo. Beneficiou-se de uma apresentação elegante e não sentimental de uma Brighton vitoriana e por soberbas interpretações, principalmente de Googie Whiters como a garçonete entediada e voluptuosa que explora o rapaz de quem conseguirá o veneno para assassinar o marido. Ela estrelaria novamente em It Always Rains On Sunday>2 um tenso suspense contemporâneo ambientado em um East End londrino autenticamente evocado, como uma dona de casa em sua vida rotineira e vazia sob a forma de um ex-amante - um condenado fugitivo que a persuade a esconde-lo no quarto enquanto a família dela espera, como sempre, pelo almoço dominical. Uma vez mais a ameaça ao status quo é sexual, mas a simpatia por Whiters em cada filme sugere o ódio de Hamer pela supressão da paixão que a disciplina conformista da vida familiar pode implicar.

A classe social, também, foi  observada como uma força repressora, em nenhum lugar mais que em As Oito Vítimas/Kind Hearts and Coronets>3, uma obra-prima wildeana de engenhoso humor negro. Novamente o tema é subversor: determinado a vingar os insultos sofridos por sua mãe após essa fugir com um humilde italiano, um jovem camiseiro decide reivindicar o ducado que lhe é de direito, assassinando a família D'Ascoyne por completo (todos os oito membros interpretados por Alec Guiness). A visão da Inglaterra enquanto o abrigo do esnobismo e da tradição empodera a sátira, mas o maior dos golpes reside no casamento efetuado por Hamer de diálogos grandemente literários e um estilo pictórico que é tão elegante quanto cômico, em seu uso do tipicamente inglês sang froid para expressar valores morais ultrajantes.

Desde então, a carreira do diretor entrou em progressivo declínio. Mesmo retendo as inspirações visuais e verbais, sua obra apresentou uma falta de energia e disciplina. The Spider and the Fly foi um espasmodicamente intrigante mistério ambientado na França da I Guerra Mundial, The Long Memory um enfadonho drama de vingança, Aventuras do Padre Brown uma sinuosa e estranhamente austera, ainda que soberbamente interpretada, adaptação das histórias detetivescas de G.K. Chesterton e O Estranho Caso do Conde/The Scapegoat um estilizado thriller de assassinatos frequentemente tornado incoerente pela remontagem demandada por Hollywood. Por fim, Hamer sofreu a indignação de ser removido da direção da vacilante sátira episódica Escola de Vigaristas/School for Scoundrels, antes de seu término.

Ao mapear as correntes sombrias da sexualidade, violência e conflitos de classe que corriam por baixo das aparentemente tranquilas águas da sociedade britânica, demonstrou ser um dos mais fascinantes e provocativos diretores do pós-guerra. Sem recorrer às confortáveis comédias provincianas ou ao realismo documental, sua obra foi, durante um curto período de anos, definida por um romantismo invulgarmente sutil, firme e subversivo.

Cronologia
Dos diretores regulares da Ealing (Charles Crichton, Charles Frend, Basil Dearden, Henry Cornelius e outros) Hamer somente é rivalizado por Alexander Mackendrick, enquanto um talento ferozmente individual e pessimista. Pode ser comparado tentativamente com CarnéSiodmak e o primeiro Mankiewicz

Leituras Futuras
Ealing Studios (Londres, 1977), de Charles Barr.

Destaques
1. Pink String and Sealing Wax, Reino Unido, 1945 c/Gordon Jackson, Googie Whiters, Mervyn Johns

2. It Always Rains on Sunday, Reino Unido, 1947 c/Googie Whiters, Edward Chapman, John McCallum

3. As Oito Vítimas, Reino Unido, 1949 c/Dennis Price, Alec Guiness, Joan Greenwood

Texto: Andrew, Geoff. The Film Handbook. Londres: Longman, 1989, pp. 124-5.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar