Filme do Dia: Colóquio de Cães (1977), Raoul Ruiz


Resultado de imagem para colóquio de cães 1977 photos
Colóquio de Cães (Colloque de Chiens, França, 1977). Direção: Raoul Ruiz. Rot. Original: Nicole Muchnik & Raoul Ruiz. Fotografia: Denis Lenoir. Música: Jorge Arriagada. Montagem: Valeria Sarmiento. Figurinos: Yves Hersen & Fanny Lebihan. Com: Eva Simonet, Robert Darmel, Silke Humel, Frank Lesne, Marie Christine Poisot, Hugo Santiago, Genevieve Such, Laurence Such, Michel Such, Pierre Olivier Such.
Garota descobre através de um colega de escola que não é filha da mulher com quem vive. Essa confirma tudo e diz ela ser filha de Monique. A garota visita Monique, que afirma que não tinha como criá-la. Desapontada com o episódio, Monique passa a ter uma vida dissoluta, somente pensando em sexo e dinheiro, enveredando posteriormente pela prostituição. Certo dia recebe a visita de um ex-amigo de infância, Henri. Os dois se interessam um pelo outro. Passam a viver juntos e tem um filho. Trabalham e são felizes montando um pequeno café. Alice, uma amiga de Monique dos tempos de prostituição a chantageia. Monique cede. Henri se sente atraído por Alice.  Melancólica com o envolvimento do marido com Alice, Monique se afasta com o filho em um parque que foram passar o final de semana. Mata-o e depois se mata. Henri se une a Alice que conta tudo a ele sobre o passado de ambas e também da relação que mantiveram. Cego e desorientado pelas revelações, Henri mata Alice e picota seu corpo em pequenos pedaços que espalha pela região. Após o crime parte para Marselha onde passa a viver uma vida dissoluta. É preso e condenado por cinco anos por um pequeno crime. Efetua uma operação de mudança de sexo, tornando-se Odille e adota um pequeno órfão, Luigi e passa a tomar conta de um bar. Certa noite um jovem descontrolado adentra o bar e mata Odille. Luigi é confrontado pelos colegas de escola a respeito de sua mãe ter sido morta pelo amante. Luigi refuta que ela era sua mãe.
Admiravelmente estranho menos por sua estrutura visual, francamente herdeira de La Jetée (1962), de Marker, em que fotos fixas emolduram sua narrativa, com breves respiros de imagens em movimento de “sociabilidade canina” ou simplesmente ações cotidianas quaisquer, que pelos usos que faz dessa estrutura visual, cujo efeito em grande parte é proporcionado por um uso tampouco convencional da música e por uma voz over inflexível que narra todos os eventos observados. Desse casamento entre uma narrativa mais próxima do grand guignol que do universo dos sentimentos doídos das fotonovelas, aos quais as imagens remetem de forma algo evidente e de uma circularidade repetitiva entre atos efetuados pelos personagens que reproduzem os de outros observados previamente (a criança na escola tendo que lidar com suas origens “controversas”, o envolvimento afetivo de Monique e Henri, assim como Alice e esse, a crescente decadência, a determinado momento da vida, de Monique, assim como de Henri) levando em conta, inclusive, detalhes secundários (o momento em que Monique cede ao desejo de ficar com um paciente do hospital no qual trabalha, assim como de Henri de ficar com um preso com o qual divide a cela) se constrói um exercício formal bastante intrigante e não tão árido quanto o de incursões ainda mais sofisticadas prévias tais como a de Alain Resnais (O Ano Passado em Marienbad). Filmoblic/L’Office de la Creation Cinematographique. 20 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar