Filme do Dia: Votti e Immagine del Neo-Realismo (1963), Jacopo Rizza
Votti e Immagine del Neo-Realismo (Itália, 1963). Direção:
Jacopo Rizza. Rot. Original: Pietro Pintus Pintus.
Sobre a aparente referência ao Neorrealismo, esse cinejornal
de fato se encontra muito mais interessado em apresentar os bastidores do star-system, sobretudo a partir daquela
que é considerada sua maior atriz: Anna Magnani. É Magnani quem, de certa
forma, permeia todo o documentário do início ao final. De resto, sua abordagem
do movimento, que possui um destaque relativamente tímido na produção como um
todo, é bastante convencional, contrapondo-o a produção escapista que o
antecedeu, ainda sob o regime fascista ou de ocupação, longe de destacar, para
facilitar ainda mais tal empreitada, o nome de figuras como Roberto Rossellini
ou mesmo Guiseppe De Santis, na produção anterior – sendo tal referência/reverência
se restringindo ao já canônico Obsessão (1943),
de Luchino Visconti. A
“internacionalização” do movimento é referida nas premiações internacionais
como na festa do Oscar ou na presença constante de estrelas norte-americanas e
internacionais na Itália, sendo que a relação de Rossellini com Ingrid Bergman
tampouco evidentemente é esquecida.
Incom para o LUCE. 32 minutos e
16 segundos.
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