Filme do Dia: Votti e Immagine del Neo-Realismo (1963), Jacopo Rizza

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Votti e Immagine del Neo-Realismo (Itália, 1963). Direção: Jacopo Rizza. Rot. Original: Pietro Pintus Pintus.
Sobre a aparente referência ao Neorrealismo, esse cinejornal de fato se encontra muito mais interessado em apresentar os bastidores do star-system, sobretudo a partir daquela que é considerada sua maior atriz: Anna Magnani. É Magnani quem, de certa forma, permeia todo o documentário do início ao final. De resto, sua abordagem do movimento, que possui um destaque relativamente tímido na produção como um todo, é bastante convencional, contrapondo-o a produção escapista que o antecedeu, ainda sob o regime fascista ou de ocupação, longe de destacar, para facilitar ainda mais tal empreitada, o nome de figuras como Roberto Rossellini ou mesmo Guiseppe De Santis, na produção anterior – sendo tal referência/reverência se restringindo ao já canônico Obsessão (1943), de Luchino Visconti.  A “internacionalização” do movimento é referida nas premiações internacionais como na festa do Oscar ou na presença constante de estrelas norte-americanas e internacionais na Itália, sendo que a relação de Rossellini com Ingrid Bergman tampouco evidentemente é esquecida.  Incom para o LUCE.  32 minutos e 16 segundos. 

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