Filme do Dia: Era Uma Vez em Tóquio (1953), Yasujirô Ozu


Resultado de imagem para era uma vez em tóquio 1953
Era Uma Vez em Tóquio (Tôkyô Monogatari, Japão, 1953). Direção: Yasujirô Ozu. Rot. Original: Kôgo Noda & Yasujiro Ozu. Fotografia: Yuuharu Atsuta. Música: Kojun Saitô. Montagem: Yoshiyasu Hamamura. Dir. de arte: Tatsuo Hamada & Itsuo Takahashi. Figurinos: Taizo Saito. Com: Shukishi Hirayama, Chieko Higashiyama, Setsuko Hara, Haruko Sugimura, Sô Yamamura, Kuniko Miyake, Kyôko Kagawa, Eijirô Tono, Nobuo Nakamura, Shiro Osaka.
Pai (Ryu) e mãe (Higashiyama) idosos vão visitar os filhos em Tóquio. Porém, com suas próprias famílias e bastante ocupados com suas  profissões, um médico (Yamamura), outra esteticista (Sugimura), o velho casal permanece boa parte do tempo dentro de casa, saindo apenas para uma visita turística apressada por Tóquio. Compadecida com a situação, uma das noras (Hara), viúva de um filho falecido na guerra, convida a sogra para ficar com ela por uns dias. Sem abrirem mão de suas agendas profissionais para darem maior atenção aos pais, os filhos casados decidem oferecer uma temporada em um spa para o casal, que se sente constrangido em um local barulhento e de maciça presença de jovens, decidindo voltarem para casa. Antes, eles passam na casa de um outro filho (Osaka), que mora em Osaka. Durante a viagem para casa, a mãe começa a passar mal e fica convalescendo em estado terminal. A família é avisada. Alguns não conseguem chegar a tempo de vê-la viva. A filha mais jovem (Kagawa), que ainda mora com os pais, demonstra o quanto se sente indignada com o comportamento da família que, ao contrário da nora, parte imediatamente após os funerais. O pai reconhece a devoção da nora lhe presenteando com um relógio que fora da esposa, e afirmando que ela deve voltar a casar.
Ozu ressalta com bastante ênfase as mudanças geracionais e seus efeitos na economia interna das famílias que retrata com sua habitual pungência. Como no anterior Também Fomos Felizes, os mesmos atores encarnam o velho casal, assim como Setsuko Hara, ainda que em um plano bastante secundário e não como motivo central, é cobrada para (voltar a) se casar. O resultado final, ainda que tocante em sua representação do crescente individualismo em contraposição à família tradicional, aqui talvez seja menos efetivo que no filme anterior, por seu desnecessário prolongamento e descrição da morte da matriarca. Afinal, todo o enredo anterior já demarcara muito bem a relativa decepção do casal com a acolhida dos filhos, sem a necessidade desse desdobramento de tons eminentemente melodramáticos, sendo talvez a forma encontrada pelo realizador para destacar o papel da nora, nesse momento crucial. Destaque para os planos recorrentes de trens e barcos, muito presentes na obra do realizador – sendo talvez um dos mais belos do filme, o que a filha mais jovem observa pela janela o trem que levará de volta à nora para Tóquio. Shochiku. 136 minutos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar