Filme do Dia: The Miraculous Bell (1949), Valentina Brumberg & Zinaida Brumberg




The Miraculous Bell (Chudesnyy Kolokolchik, União Soviética, 1949). Direção: Valentina Brumberg & Zinaida Brumberg. Rot. Adaptado: Nikolai Erdman & Maro Yerzinkyan, a partir dos poemas de Inna Filimonova. Fotografia: Nikolai Voinov. Música: Viktor Oranski. Dir. de arte: Syuzanna  Byalkovskaya & Anatoliy Sazonov.
Masha é uma pequena garota explorada por sua preguiçosa madrasta e a filha dessa, Lusha. Após uma situação de briga com ambas, seu velho pai vai deixa-la na floresta. Ela passa a habitar a cabana de um urso, fazendo amizade com um ratinho. Quando o urso chega e observa o quanto ela havia arrumado a casa, dá-lhe uma chance de sobreviver. Ele a comerá se conseguir, vendado, encontra-la com o sininho. O ratinho a ajuda escapar das garras do urso, que se torna seu defensor. O pai vai busca-la após um tempo e encontra uma quantidade enorme de algodão, um novo vestido e três cavalos e uma carruagem, que foram um presente do urso para Masha. Enciumada, sua madrasta vai com Lusha a cabana do urso e ganha o que fora exigido pela mãe e filha, porém não arrumam a casa. Logo a carruagem ganha pelo urso se danifica em meio aos galhos da floresta e as duas ficam perdidas na mesma.
Seguindo a tradição de explorar  a rica fonte de contos populares nacionais, essa animação consegue ir um pouco além da média, construindo um senso de ritmo mais apropriado ao conto infantil que muitas outras produções contemporâneas. Há uma moral que equivale o trabalho a um bom caráter e a ociosidade ao oposto, sendo que pai e filha compartilham da ética do trabalho e madrasta e filha do ócio evidentemente.  A graciosidade dos traços, sobretudo do rosto de Masha, e a delicadeza que acompanha seus gestos são um dos destaques. A contraposição entre a escuridão da floresta e a cabana iluminada e de cores douradas outro. Ainda que tal contraposição se reflita, de modo mais discreto, no próprio interior da cabana, com áreas mais escuras, como a que se refugia Masha quando o urso quer pega-la. Soyuzmultifilm. 19 minutos e 15 segundos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar