Filme do Dia: Os Mansos (1976), Pedro Carlos Rovai, Braz Chediak & Aurélio Teixeira


Resultado de imagem para os mansos 1976
Os Mansos (Brasil, 1976). Direção: Pedro Carlos Rovai (A B...de Ouro), Braz Chediak (“O Homem dos Quatro Chifres”) & Aurélio Teixeira (“O Homem, a Mulher e o Etc. numa Noite de Loucuras”). Rot. Original: André José Adler & Lauro César Muniz (“A B...de Ouro”), Braz Chediak & Aurélio Teixeira (“O Homem dos Quatro Chifres”) ((“O Homem, a Mulher e o Etc. numa Noite de Loucuras”). Fotografia: Hélio Silva. Música: Dom Salvador & Marco Versiani. Montagem: Raimundo Higino. Com: Sandra Bréa, Mario Benvenutti, José Lewgoy, Zezé Macedo, Paulo Coelho, Felipe Carone, Ary Fontoura, Sandra Silva, Eloísa Mafalda, Mário Petráglia, Aurélio Teixeira, Pepita Rodrigues, Izabel Sílvia, Braz Chediak, Almir Look,  Karina.
A B...de Ouro. Jovem (Bréa) é assediada por homem (Benvenutti), obcecado por traseiros femininos, que promete pagar uma fortuna se ela deixar ele passar a mão em seu traseiro. O marido dela (Lewgoy), que se interessa somente por negócios e muito pouco por ela, fica crescentemente interessado e pretende lucrar com a situação. O Homem de 4 Chifres. Armando (Coelho) vive uma vida tranquila com a mulher (Silva) até ser descoberto que ela o trai com seu melhor amigo (Petráglia). Quem flagra com frequência as traições dela é um guarda noturno (Fontoura) próximo da família. Pressionado pelos pais (Mafalda e Carone) e até pelo irmão pequeno, ele decide tomar uma decisão. O Homem, a Mulher e o Etc. Três amigos (Teixeira, Chediak e Look) se encontram no aniversário de um deles, com o intuito de vivenciarem aventuras amorosas. Um deles inventa que viaja a negócios para São Paulo aos finais de semana e encontra uma mulher (Rodrigues) atraente numa festa, que o leva justamente para seu próprio apartamento. O outro termina pelado em meio a praia, tornando-se curiosidade de um grupo de turistas. O terceiro tem seu encontro na garçonnière do amigo que foi para o próprio apartamento, só que a garota vem a ser um travesti.
Essa típica pornochanchada, sob o formato de sketches, longe de ser algo fora do comum no gênero, pretende capitalizar em cima da figura de homens que cedem suas mulheres de uma maneira ou de outra em termos de liga entre os episódios, ainda que evidentemente o maior sentido de tudo se encontra nas relativamente pudicas cenas em que as mulheres e/ou homens se despem. Canhestro tanto em termos de elaboração dos argumentos – a determinado momento se acredita que se está assistindo outro filme, e depois de algum tempo é que se observa novamente de volta os personagens de  O Homem, a Mulher e o Etc. numa festa -  como visualmente, tais produções contavam com o apelo do público ao trazer atores vinculados à televisão (ao início do episódio de O Homem dos 4 Chifres não se deixa de frisar que Mafalda, Carone e Fontoura foram cedidos pela Globo). Se no primeiro episódio tem-se a típica exploração visual exclusivamente do corpo feminino, em O Homem dos 4 Chifres ao menos três atores também são observados em situações de indumentária sumária, na maior parte das vezes com pretendido efeito cômico, como é o caso do amante da mulher do guarda noturno que é flagrada quando acreditavam estar flagrando a mulher de Armando. A canastrice impera, sobretudo no segundo episódio, com Mafalda se fazendo passar por matriarca italiana, Paulo Coelho em uma de suas poucas e constrangedoras incursões como ator fazendo o papel do filho apalermado e “cornuto” e Petráglia, de inexpressividade quase angelical como a dos elencos dos filmes de Pasolini, como o padeiro que é flagrado pelo melhor amigo em cena de sexo com a esposa em episódio que findará por uma indicação de saída erótica para ambos em solução típica do gênero, embora o episódio dos três talvez seja o que mais possivelmente se perceba algo como a possibilidade potencial de desconstrução dos clichês do próprio gênero. Carone, ator tipicamente de caracterização,  é exceção nesse oceano de mediocridade nas interpretações, acentuado ainda mais pela canhestra dublagem, o que torna ainda mais irônico o nome de sua produtora. Sincro Filmes. 95 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar