CONTRA O GOLPE CIVIL EM CURSO E A FAVOR DA DEMOCRACIA

sábado, 6 de agosto de 2016

Filme do Dia: The Speed Kings (1913), Wilfred Lucas



The Speed Kings (EUA, 1913). Direção: Wilfred Lucas. Com: Ford Sterling, Mabel Normand, Teddy Tetzlaff, Earl Cooper, Roscoe “Fatty” Arbuckle, Barney Oldfield, Billy Jacobs.
A jovem Mabel (Normand) está apaixonada pelo piloto de corridas Teddy Tetzlaft (Tetzlaff), embora seu pai (Sterling) quer que ela case com outro piloto (Cooper). Com o final da corrida, Mabel corre para os braços de seu amado, enquanto o pai está demasiado ocupado, brigando com o juiz da prova.
Se os cortes extremamente curtos, o recorte para planos mais aproximados a determinado momento, o relativo pouco uso das cartelas e a aproximação dos personagens diante da câmera, criando recortes pouco habituais no posterior cinema clássico, são dignos de nota e parecem sugerir uma certa dinâmica nessa produção, seu absoluto desdém por qualquer construção psicológica dos personagens, direcionamento para a câmera dos mesmos, bufonaria excessiva nos choques e atritos corporais, vão apontar mais no sentido oposto, mais próximo do Primeiro Cinema que de Griffith. Lucas, curiosamente, era membro habitual da trupe de Griffith. Normand, aqui com não mais que 18 anos e precocemente falecida de tuberculose, aos 34 anos, em 1930, após ter sua carreira praticamente destruída por um escândalo, tal como Fatty Arbuckle, realizou mais de duas centenas de filmes. O clima de assumida farsa se faz presente tanto nos gestos exagerados e na evidente caracterização de Sterling - na verdade apenas 12 anos mais velho que "sua filha" – tentando aparentar mais idade, quanto na utilização antecipatória do universo de celebridades; um célebre piloto de provas praticamente encarna a si mesmo, com uma pequena corruptela em relação ao seu nome real. Suas pretensões de comicidade ficam restritas a pretensão mesmo enquanto seu corte bastante dinâmico para época, nem sempre ajuda na compreensão – as cenas da corrida, por exemplo, não chegam a gerar um clima de suspense, até por conta da pouca precisão de onde se encontram os dois concorrentes. Keystone Film Co. para Mutual Film. 9 minutos e 8 segundos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário