O Dicionário Biográfico de Cinema#131: Mike Newell

 

Mike Newell, n. St. Albans, Inglaterra, 1942

1976: The Man in the Iron Mask [O Homem da Máscara de Ferro]. 1980: The Awakening [Reencarnação]. 1981: Bad Blood. 1984: Dance with a Stranger [Dançando com um Estranho]. 1986: The Good Father [Amor e Vingança]. 1987: Amazing Grace and the Chuck [A Voz do Silêncio]. 1988: Soursweet. 1991: Enchanted April [Um Sonho de Primavera]. 1992: Into the West [No Limite da Inocência]. 1993: Four Weddings and a Funeral [Quatro Casamentos e um Funeral]. 1995: An Awfully Big Adventure [Jogos de Ilusão]. 1997: Donnie Brasco. 1999: Pushing Tin [Alto Controle]. 2003: Mona Lisa Smile [O Sorriso de Mona Lisa]. 2005: Harry Potter and the Globet of Fire [Harry Potter e o Cálice de Fogo]. 2007: Love in the Time of Cholera [O Amor nos Tempos do Cólera]. 2010: Prince of Persia: The Sand of Times [Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo]. 2012: Great Expectations [Grandes Esperanças]

Mike Newell é solidamente profissional, e representa que a geração que aprendeu seu ofício na televisão é capaz de fazer de tudo, e não vê por qual razão não seria capaz de compreender tanto a Inglaterra dos anos 50 quanto os vilões mafiosos dos anos 90. "Uma forma que não reivindico perceber qualquer traço particular na obra como um todo", afirmou "é que as pessoas se equivocam dando-se auto-importância e pompa." Não se precisa acrescentar muito a esta modéstia para perceber o porque de Quatro Casamentos e um Funeral possuir charme verdadeiro, desejo romântico e uma mente falsamente sagaz no mundo real - enquanto Notting Hill [Um Lugar Chamado Notting Hill], não. Noutras palavras, aprender o ofício pode ser uma forma de aprender sobre a vida e plausibilidade - assim como o que joga. 

Newell trabalhou bastante duro para a Granada e a BBC por cerca de quinze anos, antes de dirigir longas: pelo caminho, fez Coronation Street e Budgie, um monte de seriados, e uma tonelada de peças. A este respeito, ele é tanto um contemporâneo quanto um rival de Michael Apted, com quem partilhou funções em Big Breadwinner Hog.

Quatro Casamentos e um Funeral é seu grande sucesso - ainda que Um Sonho de Abril tenha ido muito bem, também, e ajudado a desenhar o moderno filme de viagens italiano. Porém sua melhor obra foi Dançando com um Estranho que é bastante bom em classe, crueldade casual e as energias emocionais suprimidas da Inglaterra (e possui uma soberba interpretação de Miranda Richardson), e Donnie Brasco que leva a conversa coletiva e ociosidade à perfeição, e faz melhor uso de Al Pacino que qualquer um havia conseguido em anos. 

Também houve fracassos - A Voz do Silêncio - e aventuras fascinantes - No Limite da Inocência. Mas Newell possui um nítido respeito por seu material e roteiros (seus roteiristas variam de Clive Exton e Shelagh Delaney a Ian McEwan, Charles Wood, Richard Curtis e Paul Attanasio). Se houvesse algo como a indústria do filme razoável, comprometida com entretenimentos honestos, sem desculpas ou pretensões, Newell seria conhecido como seu melhor nome. Sendo como é, possui as qualificações certas (e a experiência) para realizar agora um grande filme, se o roteiro e o elenco estiverem no mesmo nível. Acabou por ser um mestre de movimentos exóticos, de Harry Potter a García Márquez, passando por um videogame, com agilidade acrobática, mas não mais que isso.

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 1010-11. 

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