O Dicionário Biográfico de Cinema#53: Sandy Powell

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Sandy Powell, n. Londres, 1960

Qual mulher inglesa ainda em seus 50 e trabalhando firmemente no cinema foi indicada para dez Oscars e ganhou 3? Ainda que suas vitórias possam ter sido pelos filmes errados? Relembrando: um dos Oscars de figurino de Powell foi por The Aviator [O Aviador] (04, Martin Scorsese), no qual o orçamento de roupas foi de 2 milhões de dólares, o que suponho ter sido mais que o orçamento total de Edward II [Eduardo II] (91, Derek Jarman) e Miss Julie [Desejos Proibidos de Miss Julie] (99, Mike Figgs) juntos. Isso importa, especialmente quando as indicações para figurinos são realizadas por membros dessa profissão? Sim, importam; os fatos dessa carreira nos ensinam a grande negociação de se olhar para um filme.

Então Sandy Powell ganhou o Oscar de figurino por O Aviador, Shakespeare in Love [Shakespeare Apaixonado] (98, John Madden) e  The Young Victoria [A Jovem Rainha Vitória] (09, Jean-Marc Valée). O primeiro é uma rasa exibição de excesso no qual o único momento significante dos figurinos ocorre quando o herói está nu. A Jovem Rainha Vitória é uma peça de oportunismo trivial sobre a realeza. E Shakespeare Apaixonado é o final do século XVI, em cores, para um filme que não pretende ser mais que agradável às multidões. Deixe de lado esses três e vá para as outras indicações: Velvet Goldmine (98, Todd Haynes), The Wings of the Dove [Asas do Amor] (97, Iain Softley) e Gangs of New York [Gangues de Nova York] (02, Scorsese), nos quais quase toda peça de roupa é autêntica, suja ou usada, e dramaticamente vivida. Ou vá ainda mais longe, e proponha três filmes pelos quais Powell sequer foi indicada: Caravaggio (86, Derek Jarman), Far from Heaven [Longe do Paraíso] (02, Todd Haynes), Michael Collins [Michael Collins, o Preço da Liberdade] (96, Neil Jordan).

Não que ela jamais faça um trabalho ruim, mas algumas vezes orçamentos modestos e aborrecimentos podem ainda proporcionar roupas reveladoras: The End of the Affair [Fim de Caso] (99, Neil Jordan); Hilary and Jackie [Hilary e Jackie] (99, Anand Tucker); The Crying Game [Traídos pelo Desejo] (92, Neil Jordan). Ela tem parcerias ou diretores que sempre preferem trabalhar consigo. Estes incluem Scorsese (some The Departed [Os Infiltrados], Hugo [As Aventuras de Hugo Cabret] e Shutter Island [Ilha do Medo] aos já citados; Neil Jordan (some The Miracle [À Procura do Destino], The Butcher Boy [Nó na Garganta], Interview with the Vampire [Entrevista com o Vampiro]; Mike Figgs (Stormy Monday [Dia Fatal]; e Derek Jarman (The Last of England [Crepúsculo do Caos], Wittgenstein) bem como diversos pontuais - Rob Roy [Rob Roy, a Saga de uma Paixão] (95, Michael Caton-Jones); Sylvia [Sylvia: Paixão Além das Palavras] (03, Christine Jeffs); The Other Boleyn Girl [A Outra] (08, Justin Chadwick); Mrs. Henderson Presents [Sra. Henderson Apresenta] (05, Stephen Frears).

Se você quer ter uma breve ideia do gênio de Powell, olhe para os azuis e verdes, o metrô londrino, os tons de pele e da água em Veneza à noite em Asas do Amor. Figurinistas não fazem pele e água? Não como regra, mas Powell trabalha com outro sistema: que os personagens estão mergulhados por inteiro na adrenalina do destino narrativo.

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. Nova York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 2111-2.

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