O Dicionário Biográfico de Cinema#52: Leo McCarey

Leo McCarey - Wikipedia

Leo McCarey (1898-1969), n. Los Angeles

1921: Society Secrets. 1929: The Sophomore; Red Hot Rythm. 1930: Let's Go Native [Naufrágio Amoroso]; Wild Company [Mocidade Louca]; Part-Time Wife [Esposa por Esporte]. 1931: Indiscreet [Indiscreta]. 1933: The Kid from Spain [Meu Boi Morreu]; Duck Soup [O Diabo a Quatro]. 1934: Six of a Kind [Os Seis Aventureiros]; Belle of the Nineties [Uma Dama do Outro Mundo]; 1935: Ruggles of Red Gap [Vamos à América]. 1936: The Milky Way [Haroldo Tapa-Olho]. 1937: The Awful Truth [Cupido é Moleque Teimoso]; Make Way for Tomorrow [A Cruz dos Anos]. 1939: Love Affair [Duas Vidas]. 1942: Once Upon a Honeymoon [Era uma Lua de Mel]. 1944: Going My Way [O Bom Pastor]. 1945: The Bells of St. Mary [Os Sinos de Santa Maria]. 1948: Good Sam [A Felicidade Bate à Porta]. 1952: My Son John [Não Desonres Teu Sangue]. 1957: An Affair to Remember [Tarde Demais para Esquecer]. 1958: Rally Round the Flag, Boys! [A Delícia de um Dilema]. 1962: Satan Never Sleeps [Tentação Diabólica]

Society Secrets, um filme de Eva Novak realizado para a Universal, é agora somente um item nos livros de referência. McCarey alega ter iniciado como "uma continuísta", tão entusiasmado que aceitava um trabalho habitualmente destinado a uma mulher. Ele seguia os passos dos diretores, aprendendo o que podia, e tornou-se assistente de Tod Browning: The Virgin of Stamboul [Fora da Lei]. Em meados dos anos 20 realizou diversas comédias curtas com Charlie Chase e, em 1926, como produtor-executivo para Hal Roach, foi responsável por pôr o inocente Stan Laurel com o prolixo Oliver Hardy. Realizou alguns de seus melhores curtas - incluindo From Soup to Nuts [Da Sopa à Sobremesa] e Putting Pants on Philip - desenvolvendo um dos grupos cômicos clássicos (como todos seus meios-tons de misticismo magrela e gorda estupidz em mútua dependente desarmonia), e descobriu seu próprio talento como criador de gags visuais.

Poder-se-ia facilmente listar a maior parte dos filmes de Laurel e Hardy sobre o nome de McCarey nos quais efetivamente supervisionou tudo que fizeram entre 1926 e 1929. Supervisão, na época e lugar, significava: "escrever a história, cortá-la, costurar as gags, coordenar tudo, exibir os rushes, trabalhar na montagem, enviar as cópias, trabalhar numa segunda montagem quando as reações prévias não eram boas o suficiente e mesmo, de tempos em tempos, filmar as sequencias novamente." Portanto, McCarey é um alerta útil que nos filmes americanos dos primórdios frequentemente precisamos olhar além dos créditos para descobrir verdadeira autoria.

O Gordo e o Magro refinaram a intuição de McCarey sobre comédia em desastre, e seu uso do "fogo lento", que atravessa toda a sua melhor obra, mesmo no muito mais sofisticado Cupido é Moleque Teimoso. Esse filme foi realizado na Columbia, como prova que o estúdio  poderia funcionar sem Frank Capra. É uma exuberante e terna comédia de sentimentos empurrando com a barriga os elementos de um iminente divórcio. Em Cary Grant e Irene Dunne, McCarey encontrou o equilíbrio certo de ardor e técnica cômica. E, como sempre com McCarey, é nossa habilidade de observar a comédia chegando e então perceber a pequena melhoria na expectativa que constituiu o impacto real. O "fogo brando" é a deliciosa reação postergada a um desastre por parte do clown. Funciona porque o público responde a esse soberbo desdém intelectual da quantidade de creme  no rosto do cômico. McCarey é melhor com o público na palma de sua mão, encorajado a improvisar com essa confiança, mas nunca traindo os personagens de sua história. Esse ardor consiste em gostar de virtualmente todos em seus filmes, frequentemente contra expectativas. Até mesmo A Delícia de um Dilema - um filme irregular - possui momentos de absoluta alegria, e é típico de McCarey que tenha feito de Paul Newman o  escada (*) e Joan Collins tão embriagadoramente cômica.

Por outro lado, havia uma veia muito ampla e saliente que produziu tais filmes que o personagem de Grant em Cupido é Moleque Teimoso poderia ter encolhido. Esse bizarro interlúdio do entre-guerras, com Crosby e Barry Fitzgerald agindo como dupla foi realizado com habilidade e permanece um projeto espantoso. A Felicidade Bate à Porta e Não Desonres o Teu Sangue, igualmente, dificilmente podem ser vistos como a obra do homem que estabeleceu o Gordo e o Magro. Como Capra, outro criador de gags, havia sinais sinistros de lengalengas solenemente ponderados. Não Desonres Teu Sangue, realizado na época do McCarthismo, é um desagradável endosso de lealdade patriótica e familiar - a cega doutrina desses rejubilantes padres.

Quanto mais se olha detidamente a carreira de McCarey, e suas próprias memórias dela, mais contradições emergem. Por exemplo, McCarey, relatou que estava impressionado com os Irmãos Marx em O Diabo à Quatro, e que estava um pouco arrependido de ter recorrido às piadas verbais de Groucho. Ao passo que O Diabo à Quatro é o mais audacioso dos filmes dos Irmãos Marx, com uma sequencia de guerra que apresenta o quão profundamente seu surrealismo podia penetrar no mundo real. E ainda que Groucho fosse uma fonte de piadas verbais, é parcial vê-lo como nada além disso. De outra forma, em Vamos à América McCarey fez emergir o comediante em Charles Laughton, de modo mais sutil que qualquer um. Mesmo no potencialmente alucinado enredo de Tentação Diabólica, consegue encontrar comédia - e encontrá-la na tensa ansiedade de William Holden. Contra isso, foi claramente devotado a inteligente comédia romântica de Duas Vidas - refeito como Tarde Demais para Esquecer - e levemente arrependido que a ironia de Grant na refilmagem tivesse deslocado a "beleza" do original. A Cruz dos Anos é seu trabalho mais sério e tocante, um olhar incomumente afável para a velhice.

Texto: Thomson, David. A New Biographical Dictionary of Film. Nova York: Alfred A. Knopf., pp. 1755-8.

N.do T.: jargão do mundo da encenação, teatral, televisiva e cinematográfica, que diz respeito a aquele que propicia a outro ator as tiradas humorísticas. No original straight man, que literalmente poderia ser pensado como "homem hétero" .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar