Filme do Dia: 3 Faces (2018), Jafar Panahi

 


3 Faces (Se Rokh, Irã, 2018). Direção: Jafar Panahi. Rot. Original: Jafar Panahi & Nader Saievar. Fotografia: Amin Jafari. Montagem: Mastaneh Mohajer & Panah Panahini. Dir. de arte: Leila Naghdi Pari. Com: Behnaz Jafari, Jafar Panahi, Marziyeh Rezaei, Maedeh Erteghaei, Narges Delaram.

Behnaz Jafari (Jafari), conhecida atriz de tv e cinema iranianos, encontra-se inconsolável após receber um vídeo de uma garota, Marziyeh (Rezaei), que aparentemente se suicida diante da câmera, por não ter conseguido entrar em contato com ela e tampouco avançar na sua carreira de atriz. Ela viaja à região onde a garota mora ou morava, com Jafar Panahi (Panahi). Jafari abandonou o set da filmagem que realizava no último dia para efetivar essa viagem, deixando a diretora e equipe bastante indignados. Após circularem pela vila, encontram sua mãe (Delaram), que afirma que a filha não volta paa a casa faz 3 dias. No local, vive igualmente uma atriz que teve seus anos de glória, mas que depois de ter sido descoberto seu passado, vive praticamente isolada, saindo apenas para realizar suas pinturas.

Panahi revisita várias estratégias que puseram no mapa internacional o cinema iraniano das últimas décadas, dialogando inclusive com seu cineasta mais renomado, Kiarostami, seja na composição frontal de uma casa típica da província (como em Através das Oliveiras), seja na relação ambígua entre realidade e ficção (com os atores representando a si próprios), algo que o próprio Panahi já igualmente fora um dos mestres (com filmes como O Espelho), seja nos longos planos no interior de um carro a procura de (como Gosto de Cereja ou Vida e Nada Mais), além da relação com o suicídio do primeiro e, não menos importante, pela expressão dos elementos populares a forjarem mentiras envolvendo a si próprios como forma de adentrar o universo peculiar do cinema (Close-Up). Assim como os planos abertos em que se observam personagens a andarem por entre as paisagens aos encontros um de outro (como a cena final, evocativa de Através das Oliveiras uma vez mais). Tudo parece ser mero pretexto para que se observe a interação entre citadinos e interiorianos, inclusive com uso distinto de línguas (o azerbajês e o turco, além do persa), costumes locais (como o de enterrar o prepúcio dos garotos recém-circundidados em algum local que poderá ser vinculado ao futuro do mesmo) e a misoginia e o papel da mulher na sociedade iraniana (abordado pelo cineasta em vários filmes, como O Círculo) e aqui representado por três atrizes de gerações e momentos distintos em relação à profissão – uma praticamente ainda sequer possui experiência, outra se encontra no auge de sua carreira e uma terceira (curiosamente observada apenas ao longe) já aposentada e com bastante mágoas dos realizadores de sua época. Duas delas vivenciando na pele a condição de párias sociais por conta de seu passado e pretenso futuro. As referências políticas implícitas são bastante reduzidas, por motivos óbvios (a determinado momento Jafari explica a um senhor que Panahi não poder abandonar o país, enquanto o ator-ícone do mesmo, Behrouz Vossoughi, veterano tipo viril de filmes populares, a quem ele quer entregar o prepúcio do filho, tampouco pode entrar no mesmo) nesse filme que observa tudo de uma perspectiva eminentemente anti-sentimental como habitual. Inicia com o vídeo do suposto suicídio. O quarto, e de longe mais convencional, dos filmes realizados por Panahi após o governo iraniano tê-lo banido por vinte anos de realizar qualquer produção, soa demasiado derivativo-tributário-nostálgico em razão inversa de qualquer contundência maior estética ou política. Jafar Panahi Film Prod. 100 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar