Filme do Dia: História Real (1999), David Lynch



Resultado de imagem para the straight story 1999 poster
História Real (The Straight Story, EUA/França/Reino Unido, 1999).
Direção: David Lynch. Rot. Original: John Roach & Mary Sweeney. Fotografia: Freddie Francis. Música: Angelo Badalamenti. Montagem: Mary Sweeney. Dir. de arte: Jack Fisk. Cenografia: Barbara Haberecht. Figurinos: Patricia Norris. Com: Richard Fansworth, Sissy Spacek, Anastasia Webb, James Cada, Sally Wingert, Jane Galloway, John Farley, Kevin Farley



Alvin Straight (Fansworth), de 73 anos, que vive com a filha Rose (Spacek) decide viajar de Laurens, Iowa até Monte Zion, no estado de Wisconsin, para visitar o irmão Lyle (Stanton), que sofrera um derrame. O desejo de rever Lyle também se relaciona ao fato de não falar com ele há anos, desde que brigaram. No trajeto, realizado em duas semanas, em um trailer puxado por um cortador de grama, Alvin encontrará Crystal (Webb), uma garota grávida que foge da família, terá problemas mecânicos com seu veículo dos anos 60 e encontrará apoio de casal Danny (Cada) e Darla Riordan (Wingert), onde ficará duas noites. Na manhã seguinte, parte cedinho e chega a casa do irmão Lyle, que o recebe emocionado.
Atípico na carreira de Lynch, o filme é prejudicado pelo sentimentalismo, como no momento em que Crystal demonstra que compreendera a importância da união familiar após uma noite de conversa com Alvin, deixando como marca os gravetos amarrados da metáfora de Alvin. Sua descrição de um mundo primevo, povoado por personagens de bom coração e o espírito liberal e idealista do protagonista são uma herança do cinema de Capra, Ford e outros cineastas americanos da década de 30, embora ganhando uma dimensão mais original que a mera reprodução de tais valores, como em certos filmes dos Irmãos Coen, tais como A Roda da Fortuna. O único momento que evoca o grostesco habitual dos filmes do cineasta é o que Alvin testemunha o atropelamento de um cervo por uma motorista histérica. Baseado em um fato real. Asymmetrical Productions/Channel Four/CiBy 2000/Canal+/Les Films Alain Sarde/The Picture Factory/The Straight Story Inc./Walt Disney Pictures. 111 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

A Thousand Days for Mokhtar