Filme do Dia: The Little Match Seller (1902), James Williamson
The
Little Match Seller (Reino Unido, 1902). Direção: James Williamson.
Talvez a primeira das diversas
adaptações para o cinema tanto de ação ao vivo quanto de animação de um dos
mais célebres contos de Andersen. Dirigido por Williamson, mais lembrado
merecidamente por excentricidades do que ficou conhecido como Escola de
Brighton, tais como as que põe em questão o próprio dispositivo de filmagem (The Big Swallow, How It Feels to Be Run Over). Quando envereda pelo plano da
adaptação, que parece ter como premissa uma maior habilidade com questões no
que concerne à narrativa, seu filme nem de longe consegue se aproximar de
empreitadas como a do francês Zecca (com seu contemporâneo História de um Crime) ou mesmo de alguns conterrâneos
contemporâneos (como é o caso de Scrooge;
or Marley’s Ghost, de Booth). Aqui, não se envereda pelo terreno das cenas,
ficando praticamente com uma única, a dos últimos minutos da protagonista. Se a
modéstia torna a história mais compreensível que a de Booth, cuja primeira cena
parece um tanto incipiente de informações para quem não conheça a obra
original, assim como o motivo da perseguição de seu protagonista por um
espírito, por outro lado essa parece ser uma solução algo cômoda e preguiçosa.
Observa-se, através de sobreposições, presença quase indispensável nos filmes
excêntricos de Brighton, mas igualmente nos que apresentam maior teor narrativo
como os de Zecca ou Booth, os delírios da garota provocados pela fome, sempre
que ela acende um palito de fósforo e ao sucumbir a neve e ao frio, sendo seu
cadáver encontrado, de forma algo displicente e casual, portanto nada
dramática, por um policial. A pequena atriz repete ad nauseum o gesto sofrido de decepção ao perceber que tudo o que vê
relacionado a comida não passa de alucinação. Uma última sobreposição
representa seu espírito saindo do corpo e sendo guiado por um anjo rumo aos
céus. Jean Renoir, talvez tenha rendido a adaptação mais cativante da obra, em
1928. Williamson Kinematograph Co. 3 minutos e 15 segundos.
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