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Filme do Dia: O Mensageiro (1970), Joseph Losey

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O Mensageiro ( The Go-Between , Reino Unido, 1970). Direção: Joseph Losey. Rot. Adaptado: Harold Pinter, baseado no romance de L.P. Hartley. Fotografia: Gerry Fisher. Música: Michel Legrand. Montagem: Reginald Beck. Dir. de arte: Carmen Dillon. Figurinos: John Furniss. Com: Julie Christie, Alan Bates, Dominic Guard, Margaret Leighton, Michael Redgrave , Michael Gough, Edward Fox, Richard Gibson.           Na Inglaterra eduardiana do início do século XX, Leo Colston (Guard) é um garoto de uma família com problemas financeiros que é enviado para passar as férias de verão com a nobre família Trimingham. Ele logo se afeiçoa da irmã mais velha de seu colega de traquinagens, Marian (Christie). E também do fazendeiro vizinho, com fama de conquistador sexual, Ted Burgess (Bates). Ambos utilizam sua ingenuidade para torná-lo mensageiro de sua correspondência amorosa, que se destina sobretudo a marcar os encontros clandestinos. Desconfiada da situação, a família aceita de bom grado o noiva

Filme do Dia: O Crocodilo (2006), Nanni Moretti

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O Crocodilo ( Il Caimano , Itália, 2006). Direção: Nanni Moretti. Rot. Original: Francesco Piccolo & Federica Pontremoli, sob argumento deNanni Moretti & Heidrun Schleef. Fotografia: Arnaldo Catinari. Música: Franco Piersanti. Montagem: Esmeralda Calábria. Dir.de arte: Giancarlo Basili. Figurinos: Lina Nerli Taviani. Com: Silvio Orlando, Margherita Buy, Jasmine Trinca, Michele Plácido, Giuliano Montaldo, Antonio Luigi Grimaldi, Nanni Moretti, Jerzy Stuhr. O realizador de produções trash Bruno Bonomo, pretende realizar sua volta ao cinema, dez anos após seu último filme, com uma produção sobre Cristóvão Colombo. Porém, após a desistência do produtor, ele aceita o roteiro da inexperiente Teresa (Trinca), obra crítica ao primeiro-ministro Sílvio Berlusconi. Ao mesmo tempo, seu casamento com Paola (Buy) se encontra em frangalhos, e Bruno passa a morar em outro local. Seus ciúmes da ex-esposa o fazem passar por situações vexatórias. Longe de seus filmes mais inspirados ( Car

Louise Brooks

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turned down "the public enemy", because she wanted to go shopping in new york she wasn't exactly committed to anything apart from brooks why she was blacklisted - her own person watching "beggars of life" she sprints after the train to jump it "can you jump a train?" could she she was amazing

Filme do Dia: Benjamin (2003), Monique Gardenberg

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Benjamin (Brasil, 2003). Direçao: Monique Gardenberg. Rot. Adaptado: Jorge Furtado, Monique Gardenberg & Glênio Póvoas, baseado no romance de Chico Buarque. Fotografia: Marcelo Durst. Música: Arnaldo Antunes & Chico Neves. Montagem: João Paulo Carvalho. Dir. de arte: Marcos Flaksman. Figurinos: Marcelo Pies. Com: Paulo José, Danton Mello, Cléo Pires, Guilherme Leme, Nélson Xavier, Rodolfo Bettino, Ernesto Piccolo, Miguel Lunardi, Mauro Mendonça. O idoso Benjamin (José), modelo publicitário, ao encontrar uma bela garota chamada Ariana (Pires), relembra Castana (Pires), o grande amor de sua juventude. O encontro dessa jovem, abala profundamente Benjamin, já que foi sua paixão por Castana que a levou a ser assassinada, juntamente com seu companheiro, quando Benjamin a seguiu para seu esconderijo, sob vigilância da Polícia. Benjamin descobre que a jovem Ariana é, na verdade, filha de sua ex-amante e procura levá-la a morar com ele. Porém, Ariana, mulher de um policial (Leme),

Filme do Dia: Falling Hare (1943), Robert Clampett

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Falling Hare (EUA, 1943). Direção: Robert Camplett. Rot. Original: Warren Foster. Música: Carl W. Stalling. Alistando-se no Exército, Pernalonga sofrerá o pão que o diabo amassou no avião que divide com um gremlin.Os elementos básicos da animação associada aos estúdios Warner e seu personagem mais famoso, encontram-se aqui presentes. O tom blasée de seu protagonista somente se sustenta ao início pois logo apanhará bastante do gremlin coadjuvante que faz ele passar pela maior parte das torturas que Pernalonga pratica em outros personagens. Assim como a interação com o espectador – a certo momento Pernalonga se volta para a câmera e faz uma pergunta. Uma certa ironia com o establishment , particularmente com a censura, mais uma vez parodiada na cartela inicial ou com o próprio milatarismo do momento – sua atuação no Exército é um tanto quanto desanimadora. E, evidentemente, uma forte dose de humor surreal – a súbita parada do avião a um palmo do chão sem qualquer motivação plausív

Filme do Dia: Conto Cruel da Juventude (1960), Nagisa Oshima

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Conto Cruel da Juventude ( Seishun Zankoku Monogatari , Japão, 1960). Direção e Rot. Original: Nagisa Oshima. Fotografia: Takashi Kawamata. Música: Riichiro Manabe. Montagem: Keiichi Uraoka. Dir. de arte: Koji Uno. Com: Yusuke Kawazu, Miyuki Kuwano, Yoshiko Kuga, Fumio Watanabe, Shinji Tanaka, Yosuke Hayashi, Shinjiro Matsuzaki, Toshiko Kobayashi. Makoto (Kuwano) é uma secundarista que conhece e se apaixona por Kyioshi (Kawazu), que alterna momentos de ternura e rudeza. Em pouco tempo, ele consegue dinheiro, explorando o interesse que a garota desperta em outros homens. Ela engravida, porém. Kyioshi furta dinheiro de outra amante para o aborto. Makoto dorme com outro homem, mais velho e gentil. Ela conta tudo a Kyioshi que a espanca. Porém, Kyoshi morre vítima de uma gangue que quer descobrir o paradeiro de Makoto, que é atropelada. Primeiro de uma trilogia de filmes que Oshima realizou para a Shochiku que acabaria provocando o seu rompimento com a companhia. Fotografado em cor

Filme do Dia: Wild Oranges (1924), King Vidor

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Wild Oranges (EUA, 1924). Direção: King Vidor. Rot. Adaptado: King Vidor & Tom Miranda (entretítulos). Fotografia: John W. Boyle. Cenografia: Cedric Gibbons. Figurinos: Sophie Wackner. Com: Frank Mayo, Virginia Valli, Ford Sterling, Nigel De Brullier, Charles A. Post. John Woolfolk (Mayo) passa a viajar a esmo após a morte acidental da noiva em um acidente no qual ele dirigia a carruagem. Em uma de suas aventuras com o ajudante do barco Paul (Sterling) ele vai parar em uma remota região na costa da Geórgia, na qual conhece e se apaixona por Mollie (Valli), uma garota que também procura uma chance de sair de um lugar tão ermo, em que vive somente com o avô (Brullier) e um ajudante atoleimado, Iscah (Post), que ela descobrirá posteriormente se encontrar apaixonado por ela e querendo dar cabo de John. John abandona o local, procurando não voltar a se envolver emocionalmente com outra mulher. Porém, muda de idéia e retorna ao mesmo local, para a surpresa que Mollie, que se encon

The Film Handbook#11: George Lucas

George Lucas Nascimento : 14/05/1944/Modesto, Califórnia, EUA Carreira  (como diretor): 1965- Juntamente com Steven Spielberg , com quem regularmente colaborou, George Lucas é o mais bem sucedido, em termos financeiros, dos "fedelhos" de Hollywood. De forma reveladora, após três longas ele parece ter abandonado a direção pela produção; de fato, sua importância reside menos em seus filmes por si próprios que na sua influência em várias tendências correntes - incluindo o marketing - no cinema americano. Lucas estudou cinema na University of Southern California onde seus curtas (incluindo uma premiada sátira sobre um futuro controlado por robôs, THX 1138: 4EB ) prometia um futuro de um cineasta relativamente experimental. Graças à sua amizade com Coppola  (de quem foi assistente em O Caminho do Arco-Íris / Finian's Rainbow  e Caminhos Mal Traçados / The Rain People ) ele foi capaz de expandir seu filme cibernético num longa, THX 1138 > 1 , uma narrativa bem mais c

Filme do Dia: A Movie Star (1916), Fred Hibbard

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A Movie Star (EUA, 1916). Direção: Fred Hibbard. Com: Mack Swain, Louella Maxam, Mai Wells, Phyllis Allen, May Emory, Julia Faye, Harry McCoy, Nick Cogley, Frank Hayes. O ídolo das matinês Handsome Jack (Swain) faz questão de ser reconhecido na entrado do cinema que exibe um filme ao qual protagoniza. Enquanto luta pelo amor da heroína, Nell (Maxam), também desperta a emoção de mulheres na plateia (Emory, Faye) e os ciúmes de seus respectivos maridos. Ao final da sessão, quando os maridos são postos de lado pela tietagem junto a Handsome Jack, sua mulher (Allen) surge na esquina e espanta todos os seus fãs, espancando-o e a quem mais se encontrar por perto. Ao contrário das produções triviais do estúdio, esse curta apresenta uma rica representação de motivos aparentemente associada ao momento imediatamente anterior da produção cinematográfica, mas igualmente válido para as produções contemporâneas – se a referência ao empresário de um Nickelodeon parece sugerir o momento anterio
While most art, act like an "identity card", telling us that "this is Venice" or "that is a sad little girl", Guardi has painted a Venice, Sartre assures us, which no one has ever seen but everyone has felt, and Picasso has given us an objective image of sadness whose "sens" we can feel even though the young girl he makes present in his painting does not exist. Dudley Andrew, André Bazin , p. 63.

Filme do Dia: Klute, O Passado Condena (1971), Alan J. Pakula

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Klute, O Passado Condena ( Klute , EUA, 1971). Direção: Alan J. Pakula. Rot. Original: Andy Lewis & David E. Lewis. Fotografia: Gordon Willis. Música: Michael Small. Montagem: Carl Lerner. Dir. de arte: George Jenkins. Cenografia: John Mortensen. Figurinos: Ann Roth. Com: Jane Fonda, Donald Sutherland, Charles Cioffi, Roy Scheider, Dorothy Tristan, Rita Gam, Nathan George, Vivian Nathan, Morris Strasberg, Robert Milli. O detective particular John Klute (Sutherland) investiga o desaparecimento de Tom Gruneman (Milli), que trabalhava para o importante executivo Peter Cable (Cioffi), para quem Klute presta serviços. A polícia encontra pistas do envolvimento de Gruneman com uma prostituta, Bree (Fonda). Aos poucos, Klute percebe que Gruneman não teve contato efetivamente com Bree, porém é certo que essa continua a ser vigiada. Uma de suas amigas, Arlyn Page (Tristan) é encontrada morta. Klute, que agora se encontra cada vez mais envolvido afetivamente com Bree, encontra o apartame

Filme do Dia: Gimme Shelter (1970), Albert Maysles, David Maysles & Charlotte Zwerin

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Gimme Shelter (EUA, 1970). Direção: Albert Maysles, David Maysles & Charlotte Zwerin. Fotografia: Ron Dorfman, George Lucas, Albert & David Maysles. Montagem: Joanne Burke, Elen Giffard & Kent McKinney. Acompanha a trajetória dos Rolling Stones nos palcos e bastidores da turnê que realizaram nos EUA, em 1969, com especial destaque para a controvertida apresentação no Festival de Altamont, onde também se apresentaram Ike & Tina Turner, The Flying Burrito Bros.  e Jefferson Airplane. Interessante não apenas por retratar um dos melhores momentos musicais do grupo como, em termos cinematográficos, por ser um constante exercício de metalinguagem – com os Stones observando trechos do próprio filme na sala de montagem; com destaque para a cena em que Mick Jagger, tal como o protagonista de Blow-Up , através de recursos do próprio cinema, observa o momento em que um espectador é assassinado, ironicamente ao som de Under My Thumb , por um dos Hells Angels que fazia a “se

Filme do Dia: A Fita Branca (2009), Michael Haneke

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A Fita Branca ( Das Weisse Band – Eine Deutsche Kindergeschichte , Áustria/Alemanha/França/Itália, 2009). Direção: Michael Haneke. Rot. Original: Michael Haneke, sob seu próprio argumento. Fotografia: Christian Berger. Montagem: Monika Willi. Dir. de arte: Anja Müller. Cenografia: Heike Wolf. Figurinos: Moidele Bickel. Com: Christian Friedel, Leonie Benesch, Susanne Lothar, Ulrich Tukur, Ursina Lardi, Rainer Bock, Fion Mutert, Michael Kranz, Burghart Klaußner, Maria-Victoria Dragus, Leonard Proxauf, Levin Henning, Eddy Grahl, Roxane Duran. Em meados da década de 1910, uma pacata vila alemã começa a ser acometida por estranhos acidentes, a partir da queda do cavalo do médico local (Bock). O rigoroso pastor (Klaußner), pune ocasionalmente seus filhos fazendo uso de uma fita branca, a quem devem merecer, como representação da pureza. O médico, após se recuperar da convalescência, afirma que não mais pretende ter nenhum contato carnal com a mulher (Lothar) que passou a tomar conta de

Filme do Dia: Donald's Better Self (1938), Jack King

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Donald’s Better Self (EUA, 1938). Direção: Jack King. Rot. Original: Carl Barks & Harry Reeves. Música: Oliver Wallace. O estudante Donald se vê dividido entre as ações orientadas por sua consciência angelical, que o faz se levantar da cama e se preparar para ir à escola e sua rival, a diabólica, que o faz se desviar do caminho da escola para experimentar fumar um cachimbo e ir buscar outros prazeres. Quando Donald se encontra completamente mareado do fumo, um duelo entre as duas consciências se dá com a angelical vencendo definitivamente a diabólica e trazendo Donald novamente ao caminho da retidão, o da escola. Completamente esquemática em sua divisão de laivos protestantes entre o bem, representado por tudo que é odiosamente destituído de prazer e o mal, que seria justamente o mundo da experiência dos prazeres mundanos, é curioso como esse curta, como aliás a maior parte do cinema de ação ao vivo de sua época, para não dizer de hoje, extraía justamente a maior – e melhor

Filme do Dia: Se Permuta (1984), Juan Carlos Tabío

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Se Permuta (Cuba, 1984). Direção e Rot. Original: Juan Carlos Tabío. Fotografia: Julio Valdés. Música: Juan Márquez. Montagem: Roberto Bravo. Dir. de arte: Nieves Laferté. Figurinos: Diana Fernández. Com: Mario Balmaseda, Rine Cruz, Rosita Fornés, Mirta Ibarra, Silvia Planas, Manuel Porto, Maritza Rodríguez, Isabel Santos.      Essa comédia acompanha as viscissitudes de uma matrona que tem o dom de conseguir todo tipo de trocas de moradias, sempre satisfazendo todos os envolvidos e tendo sempre como local inspirador os ônibus. É o que ocorre quando muda para um apartamento em um bairro mais nobre que o que morava anteriormente, preocupada que estava com o suposto envolvimento da filha com um mecânico. Fica feliz, já que logo a filha se interessa por um rapaz da classe média vizinho. Enquanto fazem planos para casar-se, uma nova permuta faz-se necessária, já que agora deverá haver mais um quarto para o filho. Uma nova e rocambolesca estratégia é criada para assegurar uma confortá

Filme do Dia: Il Divo (2008), Paolo Sorrentino

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Il Divo ( Il Divo – La Spettacolare Vita di Giulio Andreotti, Itália, 2008). Direção e Rot. Original: Paolo Sorrentino. Fotografia: Luca Bigazzi. Música: Teho Teardo. Montagem: Cristiano Travaglioli. Dir. de arte: Lino Fiorito. Cenografia: Alessandra Mura. Figurinos: Daniela Ciancio. Com: Toni Servillo, Anna Bonaiuto, Giulio Bosetti, Flavio Bucci, Carlo Buccirosso, Giorgio Colangeli, Alberto Cracco, Piera Degli Esposti, Fanny Ardant, Paolo Graziosi.         Giulio Andreotti (Servillo),  por sete vezes primeiro-ministro italiano, sente o círculo se fechar cada vez mais próximo sobre ele, com relação aos escandâlos associados com o envolvimento do governo italiano e a Máfia e a loja maçônica ultra-conservadora P2, que resultou na morte de várias personalidades públicas. Andreotti é constantemente atormentado pelo fantasma de Aldo Moro (Graziosi) e pela culpa que nutre em relação à sua morte. Extremamente católico e casado desde sempre com Enea (Esposti), confessa a um amigo próxi

The Film Handbook #10: Clint Eastwood

Clint Eastwood Nascimento: 31/05/1930, San Francisco, Califórnia Carreira (como diretor): 1971- Por muitos anos Clint Eastwood Jr. tem sido uma das estrelas mais populares do mundo nas bilheterias. Entretanto, ele também se firmou como um talento, ainda que errático, como diretor, alternando entre projetos  ambiciosos e aparentemente pessoais e produções de maior apelo comercial. Eastwood se tornou inicialmente famoso como Rawdy Yates na série de western de TV Rawhide ; sua imagem de durão, lacônico e calmo deriva de seu trabalhos nos westerns com títulos de "dólares" de Leone , enquanto para Siegel viveu policiais ( Meu Nome é Coogan / Coogan's Bluff , Dirty Harry ) e heróis do western ( Os Abutres Tem Fome / Two Mules for Sister Sara , O Estranho Que Nós Amamaos / The Beguiled ) tem sua vida atrapalhada pela burocracia e mulheres desonestas. Ele estava ansioso para dirigir, no entanto, e seus primeiros dois filmes foram realizados no estilo de Siegel e Leone. Bem

Filme do Dia: Agonia e Glória (1980), Samuel Füller

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Agonia e Glória (The Big Red One, EUA, 1980) Direção e Rot.Original: Samuel Füller. Fotografia: Adam Greenberg. Música: Dana Kaproff. Montagem: Martin Tubor. Com: Lee Marvin , Mark Hamill, Robert Carradine, Bobby  di Cicco, Kelly Ward, Stephane Audran.           Pelotão do exército aliado enfrenta a Segunda Guerra Mundial do norte africano, onde são acuados pelo exército de Rommel e batem em retirada até a Alemanha, libertando prisioneiros do campo de concentração nazista. No ínterim realizam missões em Túnis, Sicília, Normandia, praia de Omaha, Bélgica e Tchecoslováquia. O sargento (Marvin), veterano da I Guerra Mundial reencontra o monumento de Cristo onde havia lutado anteriormente.                 Trazendo recordações de guerra do próprio Füller, o filme passa ao largo de batalhas com grandes efeitos especiais, de grandes malabarismos estéticos (sua narrativa realça sobretudo a história, sendo banal em termos de linguagem cinematográfica) e de uma visão emocional. Se

Filme do Dia: O Grande Ditador (1940), Charles Chaplin

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O Grande Ditador (EUA, 1940). Direção e Rot.Original: Charles Chaplin . Fotografia: Karl Struss & Roland Totheroh. Música: Meredith Wilson & Charles Chaplin. Montagem: Willard Nico. Dir. de arte: J. Russell Spencer. Cenografia: Edward G. Boyle. Figurinos: Ted Tetrick. Com: Charles Chaplin, Paulette Godard, Jack Oakie, Reginald Gardiner, Henry Daniel, Billy Gilbert, Grace Hayle, Maurice Moscovitch. Um barbeiro judeu na Tomânia (Chaplin), amnésico desde a queda de um avião em combate na I Guerra Mundial entra em conflito com soldados judeus, sendo salvo no último minuto pelo oficial tomanês (Gardiner)que ajudou a salvar a vida e despertando a simpatia de outra moradora do gueto, Hannah (Godard). Enquanto isso, o ditador da Tomânia Adenoid Hynkel (Chaplin) promete uma trégua aos judeus se conseguir obter financiamento de um grande banqueiro judeu. Como não consegue, a repressão continua. Hynkel é preso, confundido com o barbeiro, enquanto o barbeiro é recebido com honras e pa

Sharif Dean & Evelyn D'Haese - Do you love me (Tradução)

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Filme do Dia: Who Killed Vincent Chin? (1987), Christine Choy & Renee Tajima-Pena

Who Killed Vincent Chin? (EUA, 1987). Direção: Christine Choy & Renee Tajima-Pena. Fotografia: Kyle Kibbe. O assassinato de Vincent Chin, engenheiro automotivo na cidade de Detroit que foi confundido com japonês e morto com um taco de beisebol por um norte-americano desempregado numa boate, por conta de acreditar que os japoneses haviam sido responsáveis por seu desemprego, devido a concorrência é o tema desse documentário. Talvez o que mais chame a atenção no mesmo, para além do flagrante conservadorismo e mesmo xenofobia da justiça norte-americana, que chega a ser ressaltado a determinado momento por um dos repórteres que cobrem o caso, seja os longos depoimentos que o próprio assassino, ao lado da esposa, concede em sua própria residência. O sofrimento da mãe de Chin, que o adotou aos quatro anos após descobrir que não poderia ter filhos, muitas vezes chega aos limites da impossibilidade de expressão como no momento final, após ter levado o caso a Suprema Corte, onde se cheg

Filme do Dia: Para Sempre Lilya (2002), Lukas Moodyson

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Para Sempre Lilya ( Lilja 4-Ever , Suécia/Dinamarca, 2002). Direção e Rot. Original: Lukas Moodysson. Fotografia: Ulf Brantas. Música: Nathan Larson. Montagem: Michal Leszczylowski, Oleg Morgunov & Bernard Winkler. Dir. de arte: Josefin Asberg. Figurinos: Denise Östholm. Com: Oskana Akinshina, Artyom Bogucharsky, Lyubov Agapova, Liliya Shinkaryova, Elina Benenson, Pavel Ponamaryov, Tomasz Neuman, Anastasyia Bedredinova. Lilja (Akinshina) é uma jovem russa de 16 anos abandonada pela mãe (Agapova), que parte para os EUA com o amante. Desesperada e sem apoio financeiro ou emotivo de mais ninguém, ela passa a dividir o apartamento com o ainda mais jovem Volodja (Bogucharsky), que se torna uma figura de irmão mais jovem. Prostituindo-se para conseguir algum dinheiro, Lilja conhece o jovem Andrei (Ponomaryov), que se diz apaixonado e a convida para viajar com ele para a Suécia. Mesmo triste por deixar Volodja, que se suicida, Lilja parte e vê-se presa de uma quadrilha internacional

Filme do Dia: A Morning Alarm (1896), James H. White

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A Morning Alarm (EUA, 1896). Direção: James H. White. Cerca de uma dúzia de veículos de bombeiros atravessam a imagem sobre galope rápido e diante de uma pequena multidão de curiosos, que avançam ou se retraem ocasionalmente a partir da paroximidade de um novo veículo. É curiosa  a referência, no catálogo da companhia, ao detalhamento na imagem de minúcias como a estupefação dos que assistem a ação, no sentido de que para um olhar posteriormente acostumado a um sistema de decupagem das imagens, fica patente o oposto, uma imagem fixa e demasiado carregada de informações visuais, ainda que o posicionamento perpendicular da câmera e a filmagem fora de estúdio, mais próximos de uma estética associada aos Irmãos Lumiére que a frontalidade com que são filmadas as atrações em estúdio habitualmente vinculadas à companhia, realce momentaneamente as carruagens que se aproximam mais da lente da câmera. Edison Manufacturing Co. 1 minuto.

Bo Harwood ~ Rainy Fields of Frost & Magic (1976)

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Filme do Dia: Bete Balanço (1984), Lael Rodrigues

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Bete Balanço (Brasil, 1984). Direção: Lael Rodrigues. Rot. Original: Lael Rodrigues & Yoya Wurch. Fotografia: Edgar Moura. Montagem: Lael Rodrigues. Cenografia e Figurinos: Yurika Yamasaki.  Com: Débora Bloch, Lauro Corona, Diogo Vilela, Maria Zilda, Hugo Carvana, Cazuza, Lobão.             Bete (Bloch) há um mês de completar 18 anos, resolve partir de Governador Valadares para tentar a sorte no Rio de Janeiro, hospedando-se na casa do amigo Paulinho (Vilela). Conhece um fotógrafo (Corona), que a flagrara numa praça onde ocorrera a chacina contra um menor de rua. Com Paulinho, Bete visita o estúdio do novo amigo, onde realiza uma sessão de fotos eróticas. Ao mesmo tempo que se decepciona com o empresário (Carvana) de uma gravadora, que a substitui sem avisar na gravação de uma música, também se frusta ao ver suas fotos estampadas em uma revista erótica. Seu  ex-namorado de Valadares, que afirma que toda sua família já sabe de tudo, pretende levá-la consigo, mas Bete resiste à

Donna Summer - Could It Be Magic (1976)

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Filme do Dia: Amores Imaginários (2010), Xavier Dolan

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Amores Imaginários ( Les Amours Imaginaires , Canadá, 2011). Direção, Rot. Original, Montagem e Figurinos: Xavier Dolan. Fotografia: Stéphanie Anne Weber Biron.Com: Monia Chokri, Xavier Dolan, Niels Schneider, Anne Dorval, Anthony Huneault, Patricia Tulasne, Jody Hargreaves, Clara Palardy.         Marie (Chokri) e Francis (Dolan) se apaixonam perdidamente por Nicolas (Schneider) ao mesmo tempo. O resultado é a crianção de diversas expectativas amorosas por parte de ambos, quando Nicolas os convida para saírem ou dormirem a três. Após muito tempo de indecisão e sofrimento revelam sua paixão por Nicolas e recebem não mais que o desinteresse do mesmo. Um ano após, refeitos da frustração, Marie e Francis voltam a se interessar por outro homem atraente em uma festa.        Além de ter que lidar com a expectativa do primeiro filme após sua sobrevalorizada estreia com Eu Matei Minha Mãe , de fato mais interessante, esse filme de Dolan acaba sendo prejudicado por um roteiro que mais ca

The Film Handbook #9: Philip Kaufman

Philip Kaufman Nascimento: 23/10/1936, Chicago, EUA Carreira: 1963- Embora seja difícil defender a existência de qualquer consistência estilística ou temática nos filmes de Philip Kaufman, seu grande ecletismo torna-o um dos mais intrigantes realizadores norte-americanos dos últimos anos. Sua originalidade reside na natureza peculiarmente adulta de seus projetos e sua aproximação oblíqua dos gêneros. Após estudar direito e fonoaudiologia na Europa, Kaufman retornou a Chicago para realizar dois filmes independentes de baixo orçamento, o premiado em Cannes Goldenstein  (uma parábola surreal e episódica sobre um profeta não reconhecido de Chicago) e Frank's Greatest Adventure ( Fearless Frank ), sátira sobre política e criminalidade urbana. Porém Hollywood acenou para ele e, em 1972, Kaufman realizou Sem Lei e Sem Esperança  ( The Great Northfield Minnesota Raid )> 1 , um engenhoso e desmistificador western, retratando o herói popular fora-da-lei Jesse James como psicopata mí