O Dicionário Biográfico de Cinema#257: Vincent Cassel
Vincent Cassel, n. Paris, 1966
Seria muito difícil de se imaginar de um par pai-filho entre os atores, cuja atmosfera básica de seus personagens tenha mudado tanto. Peter e Henry Fonda possuem os mesmo ritmos de questionamentos. Michael e Corin Redgrave cumpriram com a ideia comum do que um cavalheiro/dama tentava ser. Você dificilmente precisaria explicar que Jeff e Beau Bridges são de Lloyd. Os Cassels são algo diferente. Realizando sua estreia por volta de 1960, Jean-Pierre Cassel era bonito, inteligente, gracioso, uma figura como Astaire. Mas seu filho, nascido em 1966, é satânico, agressivo, punk, perigoso e evocativo de um tipo bastante diferente de cinema.
Vincent Cassel foi a criança de Jean-Pierre e Sabine Litique, uma jornalista. Divorciaram-se quando Vincent possuía quatorze anos. (E seria digno se indagar se Vincent sequer viu - ou gostou - de seu pai em L'Amant de Cinq Jours [Amante de Cinco Dias]? Se nos lembrarmos que Cassel estava metade enamorado por Jean Seberg durante este filme, e imaginar o filho deles - este poderia ter sido Vincent Cassel.
Vincent atraiu atenção inicial com Métisse (93, Matthieu Kassovitz), no qual seu pai interpretou um pequeno papel. Mas em La Heine [O Ódio] (95, Kassovitz), Cassel foi um dos três personagens vivendo nas ruas suburbunas de Paris, inspirados pelo princípio de que o ódio gera ódio. No mesmo ano esteve em Jefferson in Paris [Jefferson em Paris] (95, James Ivory), seguido por L'Élève (96, Olivier Chatzky), adaptado de Henry James, e L'Appartement (96, Gilles Minouni), seu encontro com sua futura esposa, Monica Bellucci. Foi outra criatura das ruas em Dobermann (97, Jan Kounen).
Interpretou Anjou em Elizabeth (98, Shekhar Kapur) e Gilles de Rais em The Messenger [Joana D'Arc] (99, Luc Besson). E então Guest House Paradiso [Hotel Paradiso] (99, Ade Edmondson); Les Rivières Pourpress [Rios Vermelhos] (00, Kassovitz); Le Pacte des Loupes [O Pacto dos Lobos] (00, Christopher Gans). Fez a voz de Monsieur Hood em Shrek. Bastante alarmante como o bandido russo (como Kassovitz como seu amigo), com Nicole Kidman em Birthday Girl [A Isca Perfeita] (01, Jez Butterworth). Em Sur mes Lèvres [Sobre Meus Lábios] (01, Jacques Audiard), foi um homem que trabalha com uma garota surda. Fez a voz de Diego na versão francesa de Ica Age [A Era do Gelo], e então ele e Bellucci se juntaram outra vez no bastante controverso, mas violento filme de arte Irrèversible [Irreversível] (02, Gaspar Noé).
Não foi difícil concluir que Cassel estava cortejando sua reputação sombria - e mesmo explorando-a. Precisava a vitíma do estupro ser tão requintada quanto Bellucci? O crime precisava parecer um vínculo marital perverso?
Fez então The Reckoning [Um Crime de Paixão] (03, Paul McGuigan); Blueberry [Blueberry - Desejo de Vingança] (04, Kounen); Ocean's Twelve [Doze Homens e Outro Segredo] (04, Steven Soderbergh); como o bandido que chantageia Clive Owen e Jennifer Aniston em Derailed [Fora de Rumo] (05, Mikael Hafstrom); Ocean's Thirteen [Treze Homens e um Novo Segredo] (07, Soderbergh); como o filho depravado e fraco em Eastern Promises [Senhores do Crime] (07, David Cronenberg); vivendo o famoso criminoso francês Mesrine L'Ennemi Public n.1 [Inimigo Publico nº1 - Parte 2] (08, Jean-François Richet) e L'Instinct de Mort [Inimigo Público nº1] (08, Richet). Há momentos fugazes quando Vincent Cassel parece estar cansado ou perplexo com seu progresso selvagem. Mas é difícil observá-lo interpretando um professor escolar - e talvez seja não menos difícil pensar ele na idade madura. Esteve em À Deriva (09, Heitor Dhalia); o sardônico mestre de balé em Black Swan [Cisne Negro] (10, Darren Aronofsky); Notre Jour Viendra [Nosso Dia Chegará] (10, Romain Gavras); Le Moine [O Monge] (11, Dominic Moll); muito bom como Otto Gross em A Dangerouos Method [Um Método Perigoso] (11, Cronenberg); Trance [Em Transe] (13, Danny Boyle); a Fera em La Belle et la Bête [A Bela e a Fera] (14, Christophe Gans).
Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 434-35.
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