Guia Crítico de Diretores Japoneses#13: Shin'ya Tsukamoto
TSUKAMOTO, Shin'ya
n. 1 de janeiro de 1960
塚本晋也
Influenciado e frequentemente comparado com David Lynch e David Cronenberg, Tsukamoto realizou filmes amadores em 8 mm quando adolescente e dirigiu anúncios antes de sua estreia profissional com Tetsuo (Tetsuo: O Homem de Ferro, 1989). Este filme de baixo orçamento e praticamente sem enredo sobre a inesperada transformação de um homem em um cyborg angariou uma inexplicável reputação cult que possibilitou Tsukamoto obter financiamento para uma sequência misturada com refilmagem, Tetsuo II: Body Hammer (Tetsuo II: O Homem-Martelo, 1992), e um filme de horror mais genérico, Yôkai Hanta: Hiruko (Hiruko: the Goblin, 1991). Um interesse na fantasia ainda estava aparente em Sōseiji (Gemini, 1999), uma capitulação visualmente opulenta de um conto de Edogawa Ranpo sobre um médico e seu vingativo irmão gêmeo, e ambientado na Era Meijin, sendo o único filme de época de Tsukamoto. Entretanto, a maior parte de seus filmes maduros tem rejeitado os elementos fantásticos mais óbvios para focar na alienação em um ambiente urbano moderno. O tema de Tsukamoto, nas palavras de Tom Mes é "a redescoberta dos sentimentos que foram entorpecidos pelo trabalho penoso da vida urbana", e seus filmes mais interessantes, como os de Lynch, tem explorado instintos e desejos geralmente mantidos submersos. Assim, concentrou-se na maneira como a existência rotineira é destruída por uma crise: em Baretto barē (Bullet Ballet, 1998) e Vaitāru (Vital: Autópsia de um Amor) pela morte; em Tōkyō Fisuto (Tokyo Porrada, 1995) e Rokogatsu no Hebi (Serpentes de Junho, 2002), pela transgressão sexual.
O foco na perversão sexual tem se provado uma característica consistente da obra de Tsukamoto. O tema de Tokyo Porrada foi o sado-masoquismo, expresso tanto na sexualidade excessiva da heroína quanto na sexualidade sublimada, no ringue de boxe, dos rivais masculinos por sua afeição. A entediada dona de casa de Serpentes de Junho é chantageada para performar atos sexuais em público, enquanto Vital:Autópsia de um Amor insinuava temas de necrofilia em sua história de um estudante de medicina dissecando uma garota que morreu após eles terem se envolvido em um acidente de carro. Ainda que superficialmente subversivos, estes filmes foram, apesar disso, de algum modo reacionários em suas implicações: o horror corporal de Tetsuo: O Homem de Ferro foi enraízada na homofobia e no temor da sexualidade feminina. Tais características foram também visíveis em Tokyo Porrada, onde a sexualidade feminina foi a raiz da causa da crise, e a liberação dos instintos foi observada como resultando em violência brutal. Identicamente, em Serpentes de Junho, a inofensiva transgressão sexual pela masturbação dá início ao calvário da heroína nas mãos do chantagista. Gemini foi politicamente mais interessante, sendo seu horror derivado do conflito de classes, mais que da sexualidade; aqui, um irmão vingativo representava as massas pobre urbanas desprezadas e negligenciadas por seus ricos vizinhos "civilizados".
O estilo de Tsukamoto, assim como muitos de seus temas, tem sido influenciados por David Lynch. Seus filmes se desenrolam em cenários cotidianos "tornados estranhos" por ângulos de câmera ousados, closes extremos e movimentos rápidos. Em sua obra inicial o efeito foi frequentemente grotesco: as pirotecnicas de Tokyo Porrada foram tão frequentemente povoadas por violência fisica que a complexidade psicológica da situação foi deixada de lado. A obra de Tsukamoto no século XXI, no entanto, tem utilizado das mesmas idiossincrasias estilísticas com maior disciplina: a Tóquio varrida pela chuva e azulada de Serpentes de Junho foi um apropriadamente inquietante pano de fundo para sua história de emoções turbulentas enquanto em Vital, o mais terno filme de Tsukamoto, as composições autoconscientes refletem efetivamente o aspecto deslocado de seu protagonista, um amnésico em recuperação.
Das evidências da obra mais recente de Tsukamoto, a futura direção de sua carreira permanece incerta. Em Haze (Confusão, 2005), uma alegoria compacta sobre um homem encurralado em um labirinto, ele retornou aos meios limitados e ambientes claustrofóbicos de Tetsuo. Akumu Tantei (Caçador de Pesadelos, 2006), por outro lado, foi talvez seu projeto mais comercial até o momento: um lustroso thriller de horror com ecos de A Nightmare on Elm Street (A Hora do Pesadelo, Wes Craven, 1984), em sua história de vítimas induzidas a cometerem suicídio em seu sono. Aqui, os propósitos produtivos com as consequências emocionais da fragilidade física são pouco desenvolvidos. O espetacular banho de sangue gera choques superficiais mais que pensamentos penetrantes. O fato de que está trabalhando na continuidade deste filme à época da escrita deste texto, não é um desenvolvimente grandemente auspicioso. De toda forma, é pouco provável que Tsukamoto abandonará os aspectos mais experimentais de sua obra. Se ele tem sido excessivamente apreciado em alguns locais - mesmo seus melhores filmes são prejudicados pelos exageros estilísticos e política sexual dúbia - ele tem provado a si mesmo, no entanto, como um talento intransigente e individual, e é provável que continuará a surpreender seu público.
1974 Genshi-san / Mr. Primitive (curta em 8mm)
1975 Kyodai gokiburi monogatari / Story of a Giant Cockroach (8mm)
Tsubasa / Wing (curta em 8mm)
1976 Donten / Cloudy Sky (8mm)
1977 Jigokumachi shōben geshuku nite tonda yo / Flying in a Hell Town Piss Lodge (8mm)
1978 Shin tsubasa / Wing 2 (curta em 8mm)
1979 Hasu no hana tobe / Lotus Flower, Fly! (8mm)
1986 Futsū saizu no kaijin / The Phantom of Regular Size (8mm)
1987 Denchū Kozō no bōken / The Adventure of Denchu Kozo (8mm)
1989 Tetsuo / Tetsuo: O Homem de Ferro
1991 Hiruko: Yōkai hantā / Hiruko the Goblin
1992 Tetsuo II: Body Hammer/Tetsuo II: O Homem-Martelo
1995 Tōkyō fisuto / Tokyo Fist
1998 Baretto barē / Bullet Ballet
1999 Sōseiji / Gemini
2002 Rokugatsu no hebi / Serpentes de Junho
2004 Vaitāru / Vital: Autópsia de um Amor
2005 Fîmeiru/Female (co-diretor)
Haze
2006 Akuma tantei / Nightmare Detective
Texto: Jacoby, Alexander. A Critical Handbook of Japanese Film Directors. Berkeley: Stone Bridge Press, 2008, pp. 430-32.
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