Guia Crítico de Diretores Japoneses#12: Ryūichi Hiroki
HIROKI, Ryūichi
n. 1 de janeiro de 1954
廣木隆一
Um dos diretores que se graduou do "cinema rosa" (1) para o cinema comercial, Hiroki tem permanecido talvez o mais fiel a suas origens: continua a realizar filmes sobre temáticas sexuais, ainda que o sensacionalismo tenha cedido lugar à análise. Nos anos 80, após ser assistente ao prolífico diretor "rosa" Genji Nakamura, realizou filmes pornográficos para públicos tanto hétero quanto gay; da mesma forma, seu primeiro longa-metragem para público mais amplo, 800: Two Lap Runners (1994), explorou sentimentos tanto hétero quanto homossexuais em sua história de uma relação entre um corredor adolescente e a antiga namorada de um colega de trilha com quem havia vivido uma experiência sexual.
O filme seguinte de Hirkoki, Shojô Tsubaki: Chika Gentô Gekiga (Midori, 1996*) foi outro drama sobre emoções adolescentes, focando em uma garota ginasial insatisfeita que finge se encontrar doente para passar o tempo com seu namorado. As protagonistas femininas continuam a ser centrais a obra mais interessante de Hiroki, que lidam com jovens adultos e suas condutas sexuais na fragmentada sociedade do moderno Japão urbano. Tôkyô Gomi Onna (Tokyo Trash Baby, 2000), Vaiburêta (Vibrator, 2003) e Gārufurendo (Girlfriend: Please Someone Stops the World, 2004) foram todos comoventese e discretos filmes sobre solidão, de mulheres alienadas buscando consolo em fantasias românticas e uniões provisórias. A heroína de Tokyo Trash Baby, obcecada com seu vizinho, revira seu lixo em busca de lembranças de sua vida; este lixo e a loja de conveniências bem abastecida, mas sem alma, onde Vibrator inicia, parecem metáforas para a sociedade próspera, mas dessaraigada, de hoje, na qual os bens de consumo falham em satisfazer as necessidades emocionais. Hiroko filmou estas produções em vídeo digital, e seu estilo informal, com composiçoes frouxas e interpretações em chave baixa, efetivamente dramatizaram as vidas ao acaso de suas protagonistas, inseguras tanto no trabalho quanto nos relacionamentos. Mais melodramático e sombrio na trama foi L'Amant (2004), uma narrativa que observa sobriamente uma estudante adolescente que se vende durante um ano como escrava sexual para três irmãos. Recusando-se ao julgamento das ações perversas que descreve, o estilo detalhado de Hiroki força o espectador a confrontrar seus próprios tabus. O diretor explora novamente os extremos do comportamento sexual em M (2006), descrito por Jasper Sharp como "La Belle de Jour/A Bela da Tarde da era da internet"; mapeou as experiências de uma dona de casa que começa a trabalhar como prostituta, após receber um e-mail de um site de encontros.
Ao lado destes problemáticos e emocionalmente complexos filmes, Kikansha-Sensei (The Silent Big Man, 2004) foi uma obra inesperadamente casta e acadêmica, ambientada seguramente no passado e belamente fotografada contra os cenários de fundo do Mar Interior. Evocativo de Keisuke Kinoshita na sua história de um professor mudo designado para uma escola insular, não possuindo a habilidade de Kinoshita para o melodrama e ainda que o estilo seco de Hiroki restrinja de algum modo sua sentimentalidade, ele parece pouco adequado para este material. Felizmente, com Yawarakai Seikatsu (It's Only Talk, 2005), a atraentemente sutil crônica da vida de uma desempregada de trinta e tantos anos sofrendo de depressão maníaca, Hiroki retornou às suas preocupações mais frutíferas com os problemas da vida urbana contemporânea. Aqui seu uso das locações no desleixado distrito de Hamata foi particularmente bem julgado, ancorando o drama em um registro quase documental de um local específico. Koi Suru Nichiyōbi (Amor no Domingo, 2006), revisitou o território dos primeiros longas do diretor para público mais amplo, explorando emoções adolecentes, enquanto mapeia as últimas vinte e quatro horas de uma garota em sua casa de campo. Em sua obra mais recente, Hiroki tem se provado um dos mais inteligentes pesquisadores de personagens do cinema moderno japonês, assim como dos mais precisos analistas do zeitgeist da Tóquio do século XXI, assim como do mal-estar japonês do mesmo século.
1982 Seigyaku! Onna o abaku / Sexual Abuse! Exposed Woman
1983 Kimata Saburō-kun no koto: Bokura no jidai / Our Generation Bokura no kisetsu
1984 Nishikawa Serina: Nozokibeya no onna / Serina Nishikawa: A Woman Peeps into the Room
Hakuchū joshi kōsei o okasu / Raping a High School Girl in Broad Daylight C
Chikan to sukāto / Pervert and Skirt
Sensei, watashi no karada ni hi o tsukenaide / Teacher, Don’t Turn Me
On Mitsu ni nureru onna / Woman with Wet Juice 1
1985 Yarinko Chie: Ichijiku shinsatsudai / Chie the Tart: Couch of Figs
Bokura no shunkan / Our Moment
1986 Hakui chōkyō / Training in a White Coat
Kindan: Ikenie no onna / Forbidden: Sacrificed Woman
SM kyōshitsu: Shikkin / SM Classroom: Toilet in the Wrong Place
Tōsatsu mania: Furaidē no onna / Secret Filming Mania: Friday’s Woman [
Hatsujō musume: Guriguri asobi / Girl in Heat: Rubbing Play
Romanko kurabu: Ecchi ga ippai / Club Romanko: Highly Sexed
1987 Kobayashi Hitomi no honshō / The True Self of Hitomi Kobayashi
1988 Kikuchi Eri: Kyonyūzeme / Eri Kikuchi: Huge Breasts
Seijuku onna/Holy Mature Woman
1989 Dōtei monogatari 4: Boku mo sukī ni tsuretette / Story of a Male Virgin: Take Me Skiing Too
1990 Sawako no koi: Jōzuna uso no ren’ai kōza / A Love Affair with Sawako
1991 Ji go ro: Āban naito sutōrī / Gigolo: Urban Night Story
1993 Maōgai: Sadisuchikku shitī / Sadistic City (video)
1994 Muma / Evil Dream 800 Two Lap Runners
1995 Kimi to itsu made mo / Forever with You Gerende ga tokeru hodo koi shitai
1996 “Monogatari kara ashibyōshi” yori: Midori / Midori
1999 Tenshi no misuterareta yoru / The Night the Angel Turned Away
2000 Futei no kisetsu / I Am an S and M Writer
Tōkyō gomi onna / Tokyo Trash Baby
2001 Bikyaku meiro / Labyrinth of Leg Fetishism
2002 Rihatsu tenshu no kanashimi / The Barber’s Sadness
2003 Deka matsuri / Cop Festival (co-diretor)
Vaiburēta / Vibrator
2004 Kikansha-sensei / The Silent Big Man
Gārufurendo / Girlfriend: Someone Please Stop the World L’Amant
2005 Female (co-diretor)
Yawarakai seikatsu / It’s Only Talk
2006 Koi suru nichiyōbi / Love on Sunday
Yokan/Premonition (curta)
2007 Koi suru nichiyōbi: Watashi: Koi shita / Love on Sunday: I Did Love
(1) pinku-eiga em japonês, pornôs soft core realizados com baixo orçamento, produzidos e distribuídos fora do sistema de estúdios.
Texto: Jacoby, Alexander. A Critical Handbook of Japanese Film Directors. Berkeley: Stone Bridge Press, 2008, pp. 88-90.
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