Guia Crítico de Diretores Japoneses#14: Nobuo Nakagawa
NAKAGAWA, Nobuo
(18 de abril de 1905-17 de junho de 1984)
中川信夫
A reputação de Nakagawa reside na seqüência de filmes de horror que dirigiu na ShinToho no final dos anos 50 e 60. Como Roger Corman que realizou um ciclo aproxidamente contemporâneo de adaptações de Poe em Hollywood, frequentemente buscou fontes literárias e o teatro kabuki a fornecer enredos para dois de seus melhores filmes sobrenaturais, Tokaidō Yotsuya Kaidan (O Fantasma de Yotsuya, 1959) e Kaidan Kasanegafuchi (The Ghost of Kasane, 1957). Estes, juntamente com Bōrei Kaibyō Yashiki (A Mansão do Gato Preto, 1958) e o posterior Kaidan hebi Onna (Snake Woman's Curse, 1968) foram as análises mais características de pecado e retribuição. As seqüências de Grand Guignol, não obstante, foram geralmente de ênfase psicólogica; seus fantasmas foram habitualmente concebidos como externalizações de culpa e, portanto, não prejudicando diretamente suas vítimas. O fantasma estrangulador em A Mansão do Gato Preto foi uma exceção; muito frequentemente, a mera presença do sobrenatural orienta os protagonistas de Nakagawa à auto-destruição. Nestes filmes mencionados acima, e outros tais como Kaii Utsu- nomiya Tsuritenjō (The Ceiling at Utsonomiya, 1956), o vilão assombrado ou anti-herói assassina a família, amantes, amigos ou sócios, e frequentemente põe fim, a si próprio, pensando que está atacando um fantasma. Nakagawa explorou temas similares em seu filme mais pessoal, Jikogu (Inferno, 1960), uma reflexiva narrativa das repercussões fatais de uma única tragédia, que recriaram criativamente um submundo budista. O estilo e refinamento destes filmes desmentiam seus baixos orçamentos. Parte do crédito se deve a Haruyasu Kurosawa, o diretor de arte de Nakagawa neste período, responsável por evocações convincentes do Edo tardio em O Fantasma de Yotsuya e da Tóquio da Era Meiji em Dokofu Takahashi Oden (Wicked Woman, 1958). Além do que, a distinção destes filmes derivava, em última instância, dos elegantes planos-sequencias e movimentos de câmera, composições surpreendentes e interesse na experimentação formal de Nakagawa. O submundo em Inferno foi baseado conscientemente em tradicionais pinturas de rolo. A Mansão do Gato Preto, dvidido em seqüências em cores e monocromáticas, aplica deliberadamente uma distinta técnica de câmera a cada uma. O último filme de Nakagawa, Kaiidan: Ikiteiru Koheiji (The Living Koheiji, 1982), realizado para a ATG, após muitos anos de inatividade, fundia expressivamente técnicas do teatro kabuki com as do cinema experimental para criar um estudo assombrador da alienação.
Em outras partes, os films de Nakagawa foram caracterizados por uma elegante simplicidade. O clímax barroco de The Ghost of Kasane foi menos memorável que as afetuosamente discretas cenas domésticas, frequentemente filmadas com câmera estática, permitindo aos atores espaço para desenvolver seus personagens. Nakagawa também foi adepto de adereços e cenários de sentido simbólico: em O Fantasma de Yotsuya e Snake Woman's Curse também descrevendo um além, a salvação póstuma conquistada por atormentados personagens. Dado este panorama budista, é significativo que Onna kyūketsuki (Vampire Woman, 1959), admitidamente um filme menor, apresente o Cristianismo como um sinistro "outro", o vampiro sendo descendente do mártir cristão Shirō Amakusa.
A fama dos filmes de horror de Nakagawa levou alguns críticos a negligenciarem sua obra em outros gêneros. Muitos de seus filmes do pré-guerra foram comédias, frequentemente estreladas pelo popular bufão Enoken. Shishun no Izumi (The Grass-Cutter Girl, 1953) foi também uma comédia, sobre a corte de um casal jovem em uma vila rural do norte. Rinchi (Lynch, 1949) foi um noir eficientemente realizado sobre as conseqüências de longa duração do crime; uma vez mais, o tema do karma foi sugerido quando Nakagawa mapeou o impacto do pecado do pai - o roubo de uma estátua budista - sobre a geração seguinte. Sasurai no Tabiji (*) sobre uma cantora egoísta, que após o sucesso rejeita a mulher que a apoiara na obscuridade, foi uma variação inteligente sobre os temas do melodrama, proporcionando profundidade psicológica pelo alcance das ressonâncias emocionais do espaço interior por seu diretor. “Nendo no omen” yori: Kāchan (Kaachan, 1961) foi uma crônica neorrealista de uma família de tradicionais artesãos no velho bairro shitamachi (1) de Tóquio. Talvez o melhor filme de não-horror de Nakagawa seja Wicked Woman, a história sutil de uma dama ladra na Era Meiji. Lúcido e econômico, detalha as circunstâncias que levaram basicamente uma senhora decente ao crime e descreve a impossibilidade do amor por um simpático policial com um equílibrio entre humanidade e profunda ironia. Ainda que de algumas maneiras atípico, foi característico da ternura de Nakagawa a se extender para aqueles condenados por circunstâncias além de seu controle.
1934 Yumiya hachiman ken / Sword of the God of War
1935 Tōkai no kaoyaku / Boss of the Tokai Region
Haji o shiru mono / The Man Who Felt Ashamed
Goyōuta Nezumi kozō / The Ratkid’s Official Song
Hakone hachiri
1936 Akutarō jishi / Bad Boy Lion
Shura hakkō: Daisanbu / The Pains of Hell: Part 3
Yarimochi kaidō / The Spear-Carrier’s Road
1937 Hatamoto hachimanki / 80,000 Mounted Vassals
Onna Sazen: Daiippen: Yōka no maki / A Female Sazen: Part 1: The Mysterious Fire
Onna Sazen: Dainihen: Maken no maki / A Female Sazen: Part 2: The Demon Sword
1938 Nippon’ichi no okappiki / Japan’s Best Secret Policeman
Itahachi jima / Stripes of Itahachi
Gekka no wakamusha / Young Warrior in the Moonlight
1939 Enoken no Mori no Ishimatsu / Enoken’s Ishimatsu of the Forest
Enoken no Ganbari senjutsu / Rivals
Shinpen Tange Sazen: Sekigan no maki / Sazen Tange: New Version: One-Eye Reel
Enoken no Yajikita / Enoken’s Yaji and Kita
1940 Kingorō no Musume monogatari / The Story of Kingoro’s Daughter
Enoken no Homare no dohyōiri / Enoken Honorably Enters the Ring
Enoken no Wanwan taishō / Enoken’s Bow-Wow General
Dengeki musuko / Electric Son
1941 Akatsuki no shinpatsu / Start at Dawn Gubijinsō
1948 Basha monogatari / Story of a Coach
1949 Shin’ya no kokuhaku / Midnight Confession
Enoken no Tobisuke bōken ryokō / The Adventures of Tobisuke / Enoken’s Adventures
Rinchi / Lynch
1950 Tsukinode no seppun / Kiss at Moonrise
Atariya Kinpachi torimonochō: Senri no tora / Casebooks of Kinpachi the Accurate Archer: Tiger of a Thousand
Ri Amakara chindōchū / Strange Bittersweet Journey
Wakasama samurai torimonochō: Nazo no nōmen yashiki / Casebooks of the Young Master Samurai: The Mysterious Mansion of Noh Masks
1951 Umon torimonochō: Katame ōkami / Casebooks of Detective Umon: The One-Eyed Wolf
Matashirō gyōjōki: Onihime shigure / Conduct Report on Matashiro: The Devil Princess and Winter Rain
Wakasama samurai torimonochō: Noroi no ningyōshi / Casebooks of the Young Master Samurai: The Cursed Dollmaker
Hatamoto taikutsu otoko: Tōjingai no oni / The Boring Retainer: Demon of the Foreigners’ Quarter
Kōgen no eki yo sayonara / Farewell to the Highland Station
Sasurai no tabiji / Wandering Journey
1952 Umon torimonochō: Hikanoko ihen / Casebooks of Detective Umon: The Incident of the Fawn-Pattern Cloth
Inuhimesama / The Dog Princess
Koikaze gojūsantsugi / Love’s Zephyr along the Tokaido
Itoshiko to taete yukamu / Enduring with a Lovechild
Kyō wa kaisha no gekkyūbi / Today Is Payday
Yūyake Fuji / Sunset over Mount Fuji
1953 Edokko hangan / The Edoite Judge
Haresugata: Izu no Satarō / The Hour of Triumph: Sataro of Izu
Kinsan torimonochō: Nazo no ningyōshi / Casebooks of Kinsan: The Mysterious Dollmaker
Edo no hanamichi / The Theater of Edo Shishun no izumi / The Grass-Cutter Girl
1954 Wakaki hi no Takuboku: Kumo wa tensai de aru / The Youth of Takuboku: Genius in a Cloud
Ishinaka-sensei gyōjōki: Seishun musen ryokō / Conduct Report on Professor Ishinaka: Youthful Hitchhikers
Horafuki Tanji / / My Elder Brother’s Love
1955 Banba no Chūtarō / Chutaro of Banba
Natsume Sōseki no Sanshirō / Soseki Natsume’s Sanshiro
Aogashima no kodomotachi: Onna kyōshi no kiroku / Children of Aogashima: Record of a Woman Teacher
1956 Kyūketsu ga / Vampire Moth
Koisugata kitsune goten / The Palace of a Fox in Love
Ashura sankenshi / Three Swordsmen of Ashura Kaii
Utsunomiya tsuritenjō / The Ceiling at Utsunomiya
Ningyō Sashichi torimonochō: Yōen rokushibijin / Dandy Sashichi Detective Story: Six Famous Dead Beauties 1
1957 Fūun kyū nari Ōsaka-jō: Sanada jūyūshi sōshingun / The Sudden Importance of Osaka Castle: Ten Heroes of Sanada, the Whole Advancing Army
Ningyō Sashichi torimonochō: Ōedo no ushimitsudoki / Dandy Sashichi Detective Story: The Small Hours in Great Edo
Kaidan Kasanegafuchi / The Ghost of Kasane
Hibarigaoka no taiketsu / Showdown at Hibarigaoka
Shōgun Iemitsu to tenka no Hikoza / Shogun Iemitsu and Hikozaemon
1958 Dokufu Takahashi Oden / Wicked Woman
Tenka no fukushōgun: Mito man’yūki / The Shogun’s Adjutant: Mito’s Pleasure Trip
Bōrei kaibyō yashiki / A Mansão do Gato Preto
Kenpei to yūrei / Ghost in the Regiment
Kyōen kobanzame (Zenpen; Kōhen) / The Chivalrous and Beautiful Remora (Parts 1 and 2)
1959 Onna kyūketsuki / Vampire Woman
Kagebōshi torimonochō / Casebooks of the Shadow
Nippon romansu ryokō / Romantic Trip in Japan (co-diretor)
Tōkaidō Yotsuya kaidan / O Fantasma de Yotsuya
Raiden / Thunder and Lightning
Zoku raiden / Thunder and Lightning 2
1960 Onna shikeishū no datsugoku / Death Row Woman
Jigoku / Inferno
1961 Hatamoto kenkataka / The “Quarreling Falcon” Retainer
“Nendo no omen” yori: Kāchan / Kaachan
Happyakumangoku ni idomu otoko / The Man Who Contended for Eight Million Koku
1962 Hatamoto taikutsu otoko: Nazo no sango yashiki / The Boring Retainer: The Mysterious Coral Mansion
Kanashimi wa itsu mo haha ni / Sorrow Is Always for Mother
Maboroshi tengu / The Mysterious
Goblin Kishū no abarenbō / The Roughneck of Kishu
Inazuma tōge no kettō / Duel at Lightning Pass
1963 Nihon zankoku monogatari / Cruel Story of Japan (co-diretor)
Otoko no arashi / A Man’s Storm
1968 Kaidan hebi onna / Snake Woman’s Curse
1969 Sakurahai: Gikyōdai / Sakura Cup: Sworn Brothers
Yōen dokufuden: Hitokiri Okatsu / Okatsu the Avenger
Yōen dokufuden: Okatsu kyōjō tabi / Legend of a Wicked Temptress: Okatsu’s Criminal Journey
1982 Kaiidan: Ikiteiru Koheiji / The Living Koheiji
(1) literalmente centro; refere-se particularmente aos distritos mais antigos, predominantemente habitados pela classe trabalhadora, em Tóquio.
Texto: Jacoby, Alexander. A Critical Handbook of Japanese Film Directors. Berkeley: Stone Bridge Press, 2008,pp. 274-79.
N. do E: (*) no IMDB Sasurai no Kôro.
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