O Dicionário Biográfico de Cinema#255: Victor Sjöström/Seastrom

 


Victor Sjöström/Seastrom (1879-1960), n. Silbodal, Suécia

1912: TradgardsmasPtaren [O Jardineiro Cruel]; Ett Himligt Giftermal [A Ruined Life]; En Sommarsaga. 1913: Aktenskapsbyran; Lojen och Tarar; Blodets Rost; Lady Marions Sommarflirt; Ingeborg Holm; Prästen [Saints and Sorrows]; Livets Konflikter. 1914: Karlek Starkare an Hat; Halvblod; Miraklet; Dömen Icke [Judge Not]; Bra Flicka Reder Sig Sjalv; Gatans Barn; Högfjalëts Dotter; Hjartan som Motas. 1915: Strejken; En av de Manga; Sonad Skuld; Skomakare bli vid Bin Last; Judaspengar; Landshovdingens Dottrar; Det Var i Maj. 1916: I Provningens Stund; Skepp som Motas [The Ships that Meet]; Hon Segrade; Therèse. 1917: Dodskyssen [O Beijo da Morte]; Terje Vijen [A Man There Was]; Tosen fran Stormyrtorpet [A Garota do Pântano]. 1918: Berg-Ejvind och hans Hustru [O Fora-da-Lei e Sua Mulher]. 1919: Ingmarsonerna, partes I e II [Os Filhos de Ingmar]; Hans nads Testamente [O Testamento do Conde]. 1920: Klostret i Sendomir [O Monastério de Sendomir]; Karin Ingmarsdotter [Karin, Filha de Ingmar]; Mästerman [Garantia Perigosa]. 1921: Korkalen [A Carruagem Fantasma]. 1922: Vem Domer? [Ritual do Amor]; Eld Ombord [Fogo a Bordo]; Det Omingrade Huset [The House Surrounded]. 1924: He Who Gets Slapped [Ironia da Vida]; Name the Man [Aponte o Homem]. 1925: Confessions of a Queen; The Tower of Lies [Castelos de Ilusões]. 1926: The Scarlet Letter [A Letra Escarlate]. 1928: The Divine Woman [A Mulher Divina]; The Masks of the Devil [Máscaras da Alma]; The Wind [Vento e Areia]. 1930: A Lady to Love [Mulher Ideal]; Markurrels i Wadkoping [Pai e Filho]. 1937: Under the Red Robe [O Poder de Richelieu].

Sjöström é a figura paterna do cinema sueco, um homem que produziu filmes maiores por volta de 1920, indo para um período variado e impressionante em Hollywood, e - ao contrário de seu conterraneo, Stiller - retornou para influenciar as gerações posteriores. Mas esse epitáfio também obscurece facilmente o valor de seus filmes em Hollywood e o fato de que ele é o autor de uma série de filmes de ficção inicial que lhe confere mais do que um papel nacional na história do cinema. Sjöström antes de 1924, não importa o quão isolada a Suécia fosse, é importante em sua mistura de melodrama popular e inteso naturalismo. Assim, ter fundado o cinema sueco se torna mais significativo devido a particular perspicácia moralizadora aliada à natureza da Suécia. Todo o potencial de alegria e angústia no sol e na chuva foi assinalado nos filmes de Sjöström, e com uma intensidade que frequentemente melhor se adéqua que em Griffith.

Passou a maior parte de sua infância em Nova York e realizou sua estreia sueca, como ator, em 1896. Em 1912, passou a integrar a Svenska Bio e trabalhou como diretor e ator. Interpretou em diversos dos filmes de Mauritz Stiller: De Svarta Maskerna [Saved in Mid-Air] (12); Vanpyren (13); När Kärleken Dödar (13); Thomas Graals Bästa Film [Wanted - A Film Actress] (17) e Thomas Graals Bästa Barn (18) - nos dois últimos interpretando o autor/realizador do título.

Mas os próprios filmes de Sjöström eram bastante diferentes das comédias de costumes e identidades de Stiller. Contou parcialmente para seu sucesso na América que Sjöström possuíse um profundo sentimento pela narrativa melodramática e pela relação entre os personagens e a paisagem. Preferia temas que lidassem com pescadores ou camponeses e orquestrou uma mescla entre consciência social, um gosto pelo mórbido e uma visão mística do cenário selvagem. Ingeborg Holm foi um tratado social sobre uma viúva que é levada à locura quando tem que vender suas crianças. A Man There Was aborda as guerras napoleônicas, na qual um pescador se torna recluso, quando sua família passa fome, enquanto enfrentam o bloqueio inglês. O próprio Sjöström interpretou o papel principal, e o tema do isolamento físico expressando perda emocional é repetido em O Fora-da-Lei e Sua Mulher, a obra-prima de Sjöström. Nele, interpreta um homem acusado de roubo de ovelhas, que foge para as montanhas com a proprietária de terras que o ama. Vivem lá por anos em solitária alegria, antes de serem compelidos a se refugiar mais e mais na vida selvagem. Acabam cometendo suicídio. A grande paixão pelos ambientes exteriores, o fatalismo ruminado, e a elegia que o precede são todos temas centrais no cinema sueco - não apenas em Elvira Madigan (*) e nos filmes iniciais de Bergman.

Sjöström foi para a América, para Goldwyn em um primeiro momento. No entanto, apenas um de todos os seus filmes foi feito na MGM, sobre o nome Seastrom. Adaptou-se facilmente ao drama emocional americano, ainda que introduzindo uma ênfase no frescor das locações reais e atuação naturalística, antes que ela se tornasse estabelecida. Ironia da Vida é um melodrama intenso, com Lon Chaney como o homem errado, que se dedica ao circo e encontra Norma Shearer. Confessions of a Queen é de Daudet, com Alice Terry e Lewis Stone. Mas gradualmente Sjöström flexionou seus músculos. Aponte o Homem é um dos poucos filmes realizados na Ilha de Man; enquanto Castelo de Ilusões (novamente com Chaney e Shearer) é oriundo de Selma Lagerlof, e ambientado na Suécia. A Mulher Divina foi um romance de estúdio convencional, mas lhe permitiu Garbo formar par com  Lars Hanson, que Sjöström havia chamado da Suécia.

Hanson também aparece com Lilian Gish nos dois melhores filmes americanos de Sjöström: A Letra Escarlate e Vento e Areia. O primeiro oriundo de um romance de Hawthorne, relacionando previsivelmente o puritanismo americano às atitudes dos suecos em relação à culpa. Difícil pensar em outro diretor da MGM da época que podia transmitir sua paixão, com tanta contenção. Vento e Areia é de longe melhor, uma história de pradarias de uma garota que se casa com outro homem, por conta de seu verdadeiro amor já se encontrar casado, e eventualmente leva a matar outro homem para salvar sua virtude. O melodrama é subjugado pela convicção da interpretação de Gish e pelo modo como Sjöström redescobre a natureza primitiva no vazio do Meio Oeste. Louise Brooks disse: "Foram feitos um para o outro - Seastrom e Gish - como o perfume e a rosa." E, no entanto, ela nunca havia ouvido falar de Vento e Areia até 1956, tão pouco a MGM o promoveu. E permanece um dos maiores filmes mudos - e um dos nossos grandes filmes.

Sjöström retornou à Suécia em 1930 mas, à parte O Poder de Richelieu, realizado na Inglaterra para Korda - abandonou misteriosamente a direção pela atuação. Atuou em Walborgmassoafton [O Grande Pecado] (35, Gustaf Edgren); Gubben Kommer (39, Per Lindberg); Striden gar Vidare (41, Gustaf Molander); Ordet (43, Molander); e Det Brinner en Eld [There Burns a Fire] (43, Molander). De 1943 a 1949, a época de Tortura de um Desejo e dos primeiros filmes de Bergman - Sjöström foi diretor artístico na Svensk Filmindustri. Mesmo em seus últimos anos, permaneceu ocupado como ator; Rumo à Alegria (49, Bergman); Kvartetten som Sprängdes (50, Molander), Hard Klang (52, Arne Mattson); Mannen i Morker (55, Mattson); e, inesquecivelmente, como Professor Borg, o homem à beira da morte, em Morangos Silvestres (57, Bergman).

Este papel foi não somente um avanço na busca de Bergman das paixões intelectuais, como um tributo a presença vital de Sjöström no cinema sueco. Mais que isso, o final de Morangos Silvestres é a cena mais tranquila de toda a obra de Bergman. E é uma comparação fascinante dos dois homens se perceber, nas palavras de Bergman, recordando a filmagem deste momento: seu  rosto brilhava com uma luz secreta, como se refletida de outra realidade. Seu olhar era aberto, sorridente, terno. Era como um milagre [...]. No entanto, tudo não passava de uma peça de atuação em um estúdio sujo [...]. Este ser humano excessivamente tímido nunca teria nos mostrado, observadores, este tesouro profundamente enterrado de pureza sensível, não fosse um momento de atuação." Isto pode explicar o sentido, em muito da obra de Sjöström, dos sentimentos viscerais estourando das inibições morais e sociais.


Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 2476-79.

(*) N. do E: Embora Thomson não especifique sobre qual versão se refira, suponho que seja a de 1967 (há uma versão de 1943), ou talvez as duas, e também uma versão dinamarquesa do mesmo ano de 1967.

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