Filme do Dia: Ballerina on the Boat (1969), Lev Atamanov

 


Ballerina on the Boat (Balerina na Korable, União Soviética, 1969). Direção Lev Atamanov. Rot. Original Rosa Khusnutdinova. Fotografia Mikhail Druyan.  Música Alfred Schnittke. Montagem Lidiya Kyaksht. Dir. de arte Geliy Arkadev & Boris Korneev.

Em um navio, o seu timoneiro, ao qual vai sendo substituído,  acaba por cair na água, toda vez que tenta imitar os passos do treino de uma bailarina, de quem observa o treino. Após muito observarem da perícia da bailarina em literalmente voar pelos ares, o barco ameaça ser tragado pela força de um redemoinho. Quem parte pioneiramente para salvar a situação é a bailarina, a pular para uma ilha e lá ajudar a formar uma frente contrária às correntes geradas pelo redemoinho. E para festejarem a conquista, os marinheiros passam a dançar, com a presença da bailarina. A embarcação finalmente aporta.

Em apenas uma década e meia que o afasta de filmes como An Extraordinary Match (ou, de sua própria lavra, O Antílope Dourado), percebe-se já em seus primeiros frames o quanto as mudanças culturais, e particularmente no campo da animação no mundo inteiro, refletem-se nos traços mais toscos, nos fundos menos detalhados e/ou preocupados com o perspectivismo realista – algo beirando a caricatura, na escada praticamente vertical subida dos ingressantes na embarcação, observada em seu exterior quase como um barquinho de papel de tão comprimida. Ou, mais radicalmente, os passos da bailarina e de um marinheiro ao convés observados de cima, que mais parecem escalar uma estrutura verticalizada. Como boa parte da animação modernista, e mesmo a anterior a mesma, a música é a principal protagonista na banda sonora, a prescindir de falas.  Ao menos uma das mimetizações dos gestos da bailarina se dá em reação ao vento a lhe levar o chapéu. E quando o mesmo ocorre em relação ao capitão, sua oposição à leveza da bailarina o levará ao oceano. Há um evidente recorte de gênero em pensar na figura feminina como o exemplar de leveza, diafána e imaterial, já a partir das vestes da mesma, enquanto para os homens é reservado o espaço em terceiro plano, de uma breve participação de passos de uma dança tradicional. |Soyouzmultfilm. 16 minutos e 40 segundos.

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