Filme do Dia: Precious Images (1986), Chuck Workman
Precious Images (EUA, 1986). Direção e
Montagem: Chuck Workman.
Nada mais institucional e, por
conseguinte, anêmico que esse curta (ganhador do Oscar de ação ao vivo de sua
categoria) em tributo suposto centenário do cinema pelo Director’s Guild of
America, o sindicato dos diretores de Hollywood, em detrimento da data
mundialmente mais aclamada, quase uma década após (1995). O resultado é um
extenso e aborrecido videoclipe no estilo dos apresentados anualmente na festa
do Oscar que inicia e finda com Cidadão Kane e, como previsível, realiza não um tributo ao cinema, mas ao cinema
norte-americano bem entendido, como sinônimo do cinema. Filmes estrangeiros
eventuais são algo raro e em co-produção – como um da série Godzilla. Por mais impressionante que
seja a quantidade de títulos referidos a esse prodígio de paciência na edição
de imagens em um período ainda sem as facilidades da tecnologia digital surge a
inevitável compreensão que das centenas de filmes referidos, a maior parte nos
passa despercebido tal a rapidez do corte. E mesmo que não passe não constrói
maior sentido que o de cenas similares ou algo do tipo, embalados por trilhas
sonoras clássicas. Proposta bem diversa foi a de realizadores de maior
proximidade com o cinema experimental fizeram com imagens de arquivo
cinematográficas tais como Glauces e Helena Zero de Joel Pizzini, Kristall ou,
em perspectiva bem mais próxima da aqui apresentada Senhoras e Senhores: Corte Final e, com uma roupagem capilarmente
mais moderna que as cinebiografias mais convencionais sobre atrizes famosas, o
também longa From the Journals of Jean
Seberg, de Mark Rappaport. DGA. 8 minutos.
Comentários
Postar um comentário