O Dicionário Biográfico de Cinema#25: Gustaf Molander
Gustaf Molander (1888-1973)
n. Helsinque, Finlândia
1920: Bodakungen. 1921: En Ungdomsaventry. 1922: Thomas Graals Myndling (c); Parlorna; Amatorfilmen. 1923: Malapirater. 1924: 33.333; Polis Paulus Paskasmall. 1925: Ingmarsarvet; Till Osterland. 1926: Hon den Enda; Hans Engelska Fru [Sede de Amor]. 1927: Forseglade Lappar [Aos Pés do Altar]; Parisiskor [Paixões Parisienses]. 1928: Synd. 1929: Hjartats Triumf. 1930: Fridas Visor. 1931: Charlotte Lowenskold; Fran Yttersta Skaren; En Natt. 1932: Svarta Rosor; Karlek och Kassabrist; Vi Som kar Koksvagen. 1933: Kara Slakten. 1934: En Stilla Flirt; Fasters Miljoner; Ungkarlspappan. 1935: Swedenhielms; Under Falsk Flagg Brollopsresan. 1936: Pa Solsidan; Intermezzo [Intermezzo: Uma História de Amor]; Familjens Hemilighet. 1937: Sara lar sig Folkvett; Der Kan Man Kalla Karlek; Dollar. 1938: En Kvinnas Ansikte; En Enda Natt; Ombite Fornojer. 1939: Emilie Hogqvist. 1940: En, Men ett ett Lejon; Den Ljusnande Framtide. 1941: I Natt eller Aldrig; Striden Gar Vidare. 1942: Jacobs Stege; Rid i Natt. 1943: Alskling, Jag ger Mig; Ordet; Det Brinner en Eld. 1944: Den Osynliga Muren. 1945: Kejsaren av Portugallien; Galgmannen. 1946: Det Ar min Modell. 1947: Kvinna utan Ansikte. 1948: Nu Borjar Livet; Eva [A Mulher e a Tentação]. 1949: Karleken Segrar. 1950: Kvartetten som Sprangdes. 1951: Fastmo Uthyres; Franskild. 1952: Trots; Karlek. 1953: Glasberget. 1954: Herr Arnes Pengar. 1955: Enhornigen. 1956: Sangen om Den Eldroda Blomman. 1967"Smycket", episódio de Stimulantia.
Molander durou menos que duas outras figuras fundadoras da indústria sueca, Stiller e Sjöström. Quando se aproximava dos 80, retornou para dirigir um episódio baseado em Maupassant para Stimulantia, estrelando Ingrid Bergman, sua grande descoberta dos anos 30. Havia dirigido a jovem Bergman em Pa Solsidan, Intermezzo, En Enda Natt e En Kvinnas Ansikte. Quando Bergman foi aos Estados Unidos, Selznick estendeu o seu convite igualmente a Molander. Porém o sueco pode ter lembrado a maneira como Stiller foi deixado à deriva, para que Garbo pudesse se tornar propriedade do estúdio, e preferiu permanecer na Suécia. Pouco do seu trabalho é bastante conhecido, mas Ordet, de uma peça de Kaj Munk, é uma comovente alegoria sobre o renascimento da morte de uma jovem fazendeira, estrelando Victor Sjöström (uma década após seria refeito por Carl Dreyer). No entanto, parece que a maior parte da obra de Molander é bem mais ligeira que isso, com uma ênfase na comédia romântica. Além de lançar Ingrid Bergman, foi casado com a atriz Karin Molander, de 1910 a 1918 e foi o primeiro professor de Garbo no Real Teatro Dramático de Estocolmo.
Molander, ele próprio, atuou na Finlândia e na Suécia, e passou aos filmes como roteirista: Millers Dokument (16, Konrad Tallroth), Terje Vigen (17, Sjöström), a partir de um poema de Ibsen; Thomas Graals Basta Film (17, Stiller), com Karin Molander no elenco e alguns anos após Gunnar Hedes Saga (23, Stiller).
Texto: Thomson, David. The Biographical Dictionary of Film. Londres, Knopf, 2010, pp. 6808-12.
Comentários
Postar um comentário