O Dicionário Biográfico de Cinema#254: Roland Emmerich

 


Roland Emmerich, n. Stuttgart, Alemanha, 1955

1979: Franzmann. 1984: Das Arche Noah Prinzip. 1985: Joey [Joey: Fazendo Contato]. 1987: Hollywood Monster [A Caça aos Fantasmas]. 1990: Moon 44 [Estação 44: O Refúgio dos Exterminadores]. 1992: Universal Soldier [Soldado Universal]. 1994: Stargate [Stargate, a Chave do Futuro da Humanidade]. 1996: Independence Day. 1998: Godzilla. 2000: The Patriot [O Patriota]. 2004: The Day After Tomorrow [O Dia Depois de Amanhã]. 2008: 10,000 B.C. 2009: 2012. 2011: Anonymous [Anônimo]. 2013: White House Down [O Ataque].

Apesar do horrorosamente estúpido (e maçante) Godzilla, o que se fala em Hollywood é que Emmerich (com seu ex-parceiro e produtor Don Devlin) era um manipulador já pronto para grandes franquias de ficção científica e efeitos especiais. Isto por conta do surpreendente sucesso Stargate, a Chave do Futuro da Humanidade e da sensação nas bilheterias de Independence Day. O último foi espetacular, amalucado e retocado com humor selvagens - coisas surpreendentemente ausentes de Godzilla ou do brutalmente sem história O Patriota. Emmerich cresceu na Alemanha e estudou na Escola de Cinema de Munique. Fez alguns fimes medonhamente baratos na Alemanha. É dito que nenhum outro diretor alemão conheceu seu sucesso comercial nos EUA, e então continuou na América. Mas na globalização do cinema, por que somos obrigados a engolir o absurdo e grosseiro Emmerich quando antes tínhamos Murnau e Lubitsch? Se o último possuía o "toque", então Emmerich tem "impacto". Dito isso, 2012 é frenético. 

Há um determinado ponto, Emmerich pareceu ter uma fome por respeitabilidade, então realizou Anônimo, uma história sobre quem escreveu Shakespeare, vendida com a frase "Shakespeare era uma fraude?" Deixando isso de lado: Emmerich havia sido fiel a si próprio, e voltou renovado com um melodrama refrescante, com outro melodrama apocaliptíco. 

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 818-19.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso