Filme do Dia: Song of the Birds (1949), Bill Tytla & George Germanetti

 


Song of the Birds (EUA, 1949). Direção: Bill Tytla & George Germanetti. Rot. Original: Bill Turner & Larry Riley. Música: Winston Sharples.

Little Audrey diverte-se com o brinquedo que é o centro de suas atenções, uma espingarda, transformando sua empregada em uma involuntária Guilherme Tell, provocando enorme susto nesta e, ao que parece, vindo a matar o filhote de um pássaro diante de seu responsável. A natureza se condói do jovem morto, através de diversas manifestações. A garota se tranca em casa e chora. Porém, antes que seja enterrado, o jovem pássaro retorna à vida com os pingos de chuva, transformando os humores dos seus similares e do restante da natureza, e também da garota, que agora pretende se apresentar como amiga dos pássaros, inicialmente gerando desconfiança dos mesmos.

O que parecia ser um constrasenso dentro do ethos da animação, será revertido ao final, a morte de um filhote de pássaro, testemunhado praticamente por seu genitor e provocado pela heroína da série, nesse que é o quinto dos 17 curtas com a personagem, conhecida como Tininha no Brasil. Série essa produzida contemporaneamente, por curto espaço de tempo, a de Luluzinha, pelo mesmo estúdio. E boa parte da animação se rende, de forma adequada, a outro contrassenso, o da pretensa morte de jovens antes de seus genitores, considerada como uma “distorção” da evolução habitual da natureza, que reage de forma propositadamente exagerada em sua tristeza diante do ocorrido, para além do choro continuado da menina. Porém, perceber-se-á que o jovem pássaro apenas se encontrava desacordado, mas não morto. E o júbilo da garota, certamente virá vinculado com sua mudança de hábito, desfazendo-se da espingarda de chumbo, que tanto estrago já tinha feito, inclusive de forma humilhante, em relação à típica empregada negra dessas produções. Famous Studios para Paramount Pictures. 7 minutos e 11 segundos.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar