Filme do Dia: El Regreso de Ernesto Pagán (2017), Hernán Olivera

 


El Regreso de Ernesto Pagán (Porto Rico/EUA, 2017). Direção Hernán Olivera. Rot. Original Hernán Olivera, a partir do argumento dele próprio e Juan Carlos Linares. Fotografia Michael Gleeson. Montagem Priscilla Perez. Com Leonardo Castro, Luis Sebastián Borges, Andrea Lopez Alvarez, Luisa Justiano, Marisé Álvarez, Ángel Manuel García, Mauricio Alemañy.

Ernesto (Castro) retorna dos Estados Unidos, após ter desapontado profundamente o irmão mais jovem, Luisito (Alvarez) quando ainda eram mais moços, ao partir para a América do Norte com a recém-esposa e não levar adiante a dupla de música a qual participavam. Na festa para recepciona-lo em regresso, quem se encontra é o próprio Luisito, transformado em uma espécie de autômato, através de um mecanismo que faz com que se movimente ao som da música.

Esse curta de produção modesta consegue desenvolver uma bem efetivada articulação de um drama familiar entre irmãos com um episódio que remete a uma fantasia que possui traços de Poe, na figura de um “autômato”, ao qual não cumpre a sua proposta, como tampouco em Poe, em especificar sua construção ou a manutenção do cadáver. Dedicado a atriz Luisa Justiniano, que interpreta a mãe dos irmãos, falecida após a filmagem.  17 minutos e 52 segundos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng